Faculdade de Ciências e Tecnologia
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCT)
http://www.fct.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências e Tecnologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Medicina Clínica"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Bioactive marine compounds as novel therapeutics in osteoarthritisPublication . Perrolas, Inês Madeira; Simes, DinaOsteoarthritis (OA) is a whole-joint disease characterized by articular cartilage degeneration, tissue inflammation, abnormal bone formation and extracellular matrix (ECM) mineralization. This disease leads to severely impaired life quality of patients. Currently, there is still no cure or approved therapies capable of modifying the OA course. Treatment is limited to the use of therapeutic strategies with modest efficacy that, in some cases, cause undesirable side effects. The identification of new and effective disease modifying drugs, without side-effects, is important for the OA treatment.
- Dermatite atópica como psicodermatose: estudo de casoPublication . Afonso, Inês Igreja; Nascimento, TâniaA presente dissertação tem como objetivo abordar a DA tanto de uma forma geral, como especificamente enquanto uma psicodermatose. A dermatite atópica é uma doença inflamatória cutânea com uma prevalência ascendente no mundo. É causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais e caracteriza-se por uma epiderme de espessura reduzida, baixa coesão dos corneócitos, xerose, baixa hidratação, elevada perda de água transepidérmica e uma permeabilidade acrescida a alérgenos e substâncias irritantes. O seu principal sintoma é o intenso prurido que pode levar a uma modificação da aparência da pele, escoriações, infeções secundárias, exsudado e, nos casos crónicos, a uma liquenificação da pele. (1,2) A terapêutica farmacológica pode ser tópica ou sistémica conforme a gravidade e a fase em que a doença se encontra: remissão ou exacerbação. A não-farmacológica está sempre presente independentemente do grau da doença e consiste na hidratação com emolientes e na diminuição da exposição a fatores exacerbantes. (3) Esta doença encontra-se incluída num grupo de patologias dermatológicas cuja componente psicológica tem um papel crucial, as psicodermatoses, dado que o stress se considera um fator exacerbante em cerca de 30% dos casos de dermatite atópica. Nestas situações, a terapêutica poderá estender-se à psicoterapia e até a ansiolíticos ou antidepressivos, de forma adequada e ajustada. (4–6) Por fim, ilustrar-se-á esta correlação com um estudo de caso de um jovem adulto de 21 anos diagnosticado com dermatite atópica crónica, no qual a componente psicológica assume um papel crucial nas exacerbações da doença. Para isto será realizada uma entrevista semiestruturada com o objetivo de recolher toda a informação relevante sobre o indivíduo, que será apresentada e discutida no trabalho, bem como uma avaliação objetiva através da ferramenta SCORAD e da HADS.
- Gestão racional da aquisição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos na farmácia hospitalarPublication . Estêvão, David Luís; Martins, Carminda; Miguel, Maria GraçaA farmácia hospitalar tem como objetivo primordial garantir o uso seguro e racional dos medicamentos e outros produtos farmacêuticos. As terapêuticas disponíveis a nível hospitalar devem restringir-se às constantes no formulário hospitalar nacional de medicamentos e respetivas adendas privadas de cada hospital, elaboradas pela comissão de farmácia e terapêutica. O farmacêutico hospitalar é responsável pela gestão de stocks. Esta é uma atividade fundamental que consiste em manter o nível adequado para cada artigo de forma a suprir futuras necessidades de consumo. As flutuações significativas e os elevados graus de incerteza, constituem fatores críticos na gestão de stocks. Desta forma, podem ser utilizados métodos que permitem analisar o comportamento variável de cada medicamento ou produto farmacêutico, como por exemplo, as previsões baseadas em médias móveis ou médias ponderadas e a regressão linear. Podem ser também utilizadas no processo decisivo estratégias para o controlo dos gastos com stocks, nomeadamente o ponto de encomenda, a análise ABC, a análise de criticidade XYZ ou o lote económico de compras. A gestão de stocks assume, sobretudo no contexto atual de restrições orçamentais, um papel estratégico e fundamental para o controlo da despesa através do processo negocial da contratação pública. A contratação pública rege-se pelo código dos contratos públicos, encontram-se previstos os seguintes tipos de procedimentos: ajuste direto, concurso público, concurso limitado por prévia qualificação, negociação e diálogo concorrencial. O procedimento a adotar depende, entre outros, de critérios materiais, do valor económico ou da urgência na aquisição dos bens. Pretende-se com a elaboração da presente dissertação abordar as principais metodologias inerentes à gestão de stocks, bem como a gestão das aquisições de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, fundamentais para o exercício farmacêutico em contexto hospitalar. O farmacêutico deve ser dotado de capacidades que permitam efetuar uma gestão de stocks, a qual está implícita numa gestão eficiente das aquisições. Para tal deve conhecer, desenvolver e aplicar todos os processos e metodologias inerentes a estas atividades.
- Nanotecnologia na dermofarmácia: aplicação ao tratamento da acnePublication . Fernandes, Marta Sofia Ramalhinho Silva Martins; Grenha, AnaA acne vulgaris é uma doença crónica inflamatória dos folículos pilosebáceos, que afeta a maioria das pessoas, geralmente na adolescência, podendo, porém, ocorrer também na vida adulta. Esta condição cutânea apresenta uma vertente psicológica, pois leva muitos adolescentes a sentirem baixa autoestima e problemas de socialização devido às marcas de acne, que estão normalmente localizadas na face, nas costas e no peito. Os tratamentos convencionais para a acne vulgaris, quer sejam tópicos ou sistémicos, apresentam muitos efeitos adversos, conduzindo a uma diminuição da adesão à terapêutica. Tal leva a que os tratamentos usados atualmente para tratar a acne não sejam considerados eficazes, principalmente os de aplicação tópica. No seguimento destas limitações, a nanotecnologia tem vindo a ser proposta como tendo um importante papel no tratamento da acne. Entre outros nanossistemas, ao longo dos anos e no âmbito da aplicação tópica, têm sido estudadas formulações para esta afeção da pele que contêm nanopartículas. O objetivo é que estas atinjam especificamente o folículo pilosebáceo, com menos efeitos adversos. As nanopartículas atuam assim como veículo transportador para os mais variados ativos anti-acne. Os trabalhos disponíveis na literatura incluem, em muitos casos, ativos cuja eficácia anti-acne é já conhecida mas que a nível de formulação tópica apresentam muitas incompatibilidades. Nestes incluem-se, por exemplo, a tretinoína e a isotretinoína. Porém, os estudos realizados também incluem substâncias que não são convencionalmente utilizadas para tratar a acne, as quais associadas à nanotecnologia parecem ser promissoras. É o caso da terapia fotodinâmica com nanopartículas que contêm ouro e sílica, ou as nanopartículas libertadoras de monóxido de azoto. Os estudos realizados neste sentido são promissores, e os resultados muito positivos, mas é unânime a necessidade de dar seguimento e aprofundar os estudos, pois as formulações necessitam de aperfeiçoamento, devendo incidir-se com maior afinco no estudo da toxicidade e segurança.