Faculdade de Ciências e Tecnologia
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Browsing Faculdade de Ciências e Tecnologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Matemáticas"
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- Conceções, visões e prática pedagógica da matemática: relatório da prática de ensino supervisionadaPublication . Osório, Fernando José dos Santos; Rodríguez, Juan CarlosA matemática, enquanto área fundamental do saber, tem, como sempre teve, uma importância fundamental na sociedade. Embora muitas vezes não seja visível, ela está em todo o lado. Assim sendo, torna-se necessário providenciar um bom processo de ensino-aprendizagem da matemática. Mas este processo é complexo e envolve vários atores. Este Relatório pretende, por um lado, mostrar as visões e conceções dos diferentes intervenientes no processo e, por outro, dar a minha visão sobre o ensino da matemática enquanto interveniente no processo no decurso da Prática de Ensino Supervisionada mas também enquanto professor de matemática ao longo de vários anos com uma atividade reflexiva sempre constante. Nos primeiros capítulos do Relatório são abordadas as políticas educativas e são feitas considerações sobre os programas de Matemática atualmente em vigor nos ensinos básico e secundário. De seguida, é apresentado um estudo sobre as visões e conceções de um grupo de professores de Matemática. O último capítulo é dedicado à descrição e justificação das minhas atividades no decurso da Prática de Ensino Supervisionada. Não só neste como nos restantes capítulos, procurei sempre dar a minha opinião e expor as minhas conceções sobre variados aspetos do processo de ensino-aprendizagem da matemática.
- Conhecimentos de matemática dos estudantes à entrada do ensino superior de ciências e tecnologias: contributo para a definição de um perfil de exigênciasPublication . Monteiro, Maria Helena Morgado; Pires, Fernanda Marília Daniel; Afonso, Maria João Rosado de SousaEm Portugal, tal como no estrangeiro, verifica-se que os estudantes experimentam dificuldades em Matemática à entrada do ensino superior de ciências e tecnologias, as quais têm causado problemas de natureza pessoal, institucional e social. Neste trabalho, apresenta-se uma investigação desenvolvida com o propósito de obter resultados que facilitem a definição de estratégias que visem atenuar essas dificuldades. Parte substancial do estudo, fundamentado no método correlacional, consiste na análise das respostas dadas por estudantes, no início de cursos superiores de ciências ou tecnologias, aos itens do PMAT - teste estandardizado de conhecimentos de Matemática, elaborado e aplicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, cuja construção foi baseada nas áreas de conteúdo e respetivos níveis de conhecimentos exigidos nas unidades curriculares de Matemática dos cursos em questão. Assim, depois de se confirmar um bom nível de confiança nas medidas do PMAT, identificam-se os conhecimentos que os estudantes têm e os que deveriam ter para transitarem da Matemática do ensino secundário para a do superior de forma progressiva, sem sobressaltos. Também se analisam as diferenças de desempenho no PMAT dos estudantes de grupos distintos, por género e escola, assim como antes e após a formação do 1.º semestre. Tendo em vista propor medidas preventivas e remediativas adaptadas às necessidades e dificuldades sentidas pelos estudantes em Matemática, entrevistaram-se, de forma individual e semiestruturada, dois grupos de estudantes de Engenharia contrastados quanto ao nível de sucesso em Matemática no 1.º semestre do curso. Assim, procurou-se conhecer as suas emoções e atitudes em relação à Matemática, as dificuldades que tinham na adaptação à nova realidade académica e caracterizar os alunos com melhor desempenho. Com as respostas obtidas nas entrevistas, algumas diferenciadas por grupo, e os resultados do PMAT, identificam-se fatores que influenciam o sucesso dos estudantes na Matemática do 1.º semestre e propõe-se um perfil de exigências.
- Cursos profissionais. Metodologias de ensinoPublication . Monteiro, Sandra Filipa Cabrita; Marques, Maria da GraçaA experiência profissional adquirida em doze anos de serviço dedicados ao ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da disciplina de Matemática é o mote deste relatório. Ao longo de doze anos, a passagem por estabelecimentos de ensino diferentes, a frequência em ações de formação na área da Matemática, a participação em grupos de trabalho distintos traduzem uma quantidade de conhecimentos e experiências que se vão acumulando e construindo um profissional e a sua carreira. Este trabalho retrata o percurso profissional da autora e um conjunto de experiências vivenciadas pela mesma que são motivo de reflexão e de valorização, quer a nível profissional quer a nível formativo. Os conteúdos lecionados, as modalidades de avaliação e as metodologias aplicadas em função dos estabelecimentos de ensino, as estratégias e instrumentos pedagógicos, usados de acordo a diversidade de turmas, são relatados numa perspetiva reflexiva, apresentando diferentes experiências pedagógicas realizadas com o intuito de impulsionar a formação e sucesso dos alunos e consequentemente promover o sucesso da disciplina. A disciplina de Matemática continua a ser uma das que têm piores resultados nos exames a nível nacional. Embora todos os anos se verifique alguma oscilação na média nacional, esta tem-se mantido abaixo dos 9,5 valores. O sucesso dos alunos na disciplina é uma questão desafiante, porém ingrata atendendo a todos os fatores que a condicionam e que são completamente alheios ao desempenho do docente. Isso é particularmente notório nas turmas de cursos profissionais, tendo em conta o historial da maioria dos alunos. Assim, neste relatório são abordadas especificamente duas realidades distintas de cursos profissionais, uma num instituto de formação profissional e outra numa escola secundária, procurando evidenciar os fatores que condicionam o sucesso, mas que podem ser intervencionados pelo formador/ docente, de forma a minimizar as situações de reprovação e maximizar a qualidade dos conhecimentos adquiridos e a capacidade de aplicação dos mesmos, quer no contexto da disciplina quer a situações no contexto da realidade.
- Equações integrais de SoninePublication . Cardoso, Rogério Pereira; Samko, Stefan GrigorievitchAs equações integrais de Sonine são equações de primeira espécie, de Volterra, Kfp =f , com núcleo às diferenças, tais que existe um núcleo associado ao núcleo original de modo que sejam ambos divisores da unidade para a convolução. No Capitulo I realiza-se a inversão do operador K no quadro dos espaços Lp(R) e obtêm-se as condições necessárias e suficientes para que uma função pertença ao contradomínio deste operador. Este resultado é conseguido após investigação das propriedades dos núcleos de Sonine e das condições especiais exigidas para a construção da forma de Marchaud do operador inverso. O contradomínio do operador K é descrito como subconjunto de um espaço de Orlicz. No Capitulo ll efectua-se a inversão do operador K no quadro dos espaços Lp(0,b). A inversão é natural evitando hipóteses que envolvam condições no infinito. No Capitulo lll estuda-se uma relação entre os operadores de Sonine esquerdo e direito, a qual permite considerar algumas equações integrais generalizadas do tipo de Sonine. No Capitulo IV estabelece-se a existência de isomorfismos entre espaços de Hölder generalizados, com e sem ponderação. Estes resultados exigem o estudo da limitação dos operadores K e K-1 nestes espaços.
- Localização de soluções para equações de navier-stokes planaresPublication . Oliveira, Hermenegildo Augusto Vieira Borges de; Antontsev, Stanislav NikolaevichConsideramos escoamentos de fluidos viscosos incompressíveis, em faixas semi-infinitas horizontais, governados pelos sistemas estacionários de Stokes, Naviei-St,okes e Boussinesq. Nos problemas de Stokes |6, 7, 8] e Navier-Stokes |9, 14), consideramos condições de fronteira nulas nas paredes horizontais, velocidades possivelmente não nulas nas entradas das faixas e consideramos velocidades nulas no infinito.
- Resolução de problemas de optimização combinatória em máquinas paralelasPublication . Schütz, Gabriela; Ruano, António; Pires, Fernanda MaríliaEm muitas e variadas áreas, tais como, transportes, logística, telecomunicações, informática, gestão e planeamento, etc., depara-se com problemas em que se tem como objectivo encontrar a melhor solução entre um número finito ou infinito numerável de alternativas discretas. São os chamados Problemas de Optimização Combinatória. A enorme quantidade de aplicações concretas com que se defrontam a generalidade das empresas e instituições levou, nas últimas décadas, a uma intensa actividade no sentido de desenvolver teorias e técnicas eficientes para a resolução destes problemas de Matemática Discreta.