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Abstract(s)
A matemática, enquanto área fundamental do saber, tem, como sempre teve,
uma importância fundamental na sociedade. Embora muitas vezes não seja visível, ela
está em todo o lado. Assim sendo, torna-se necessário providenciar um bom processo de
ensino-aprendizagem da matemática. Mas este processo é complexo e envolve vários
atores. Este Relatório pretende, por um lado, mostrar as visões e conceções dos
diferentes intervenientes no processo e, por outro, dar a minha visão sobre o ensino da
matemática enquanto interveniente no processo no decurso da Prática de Ensino
Supervisionada mas também enquanto professor de matemática ao longo de vários anos
com uma atividade reflexiva sempre constante.
Nos primeiros capítulos do Relatório são abordadas as políticas educativas e são
feitas considerações sobre os programas de Matemática atualmente em vigor nos
ensinos básico e secundário. De seguida, é apresentado um estudo sobre as visões e
conceções de um grupo de professores de Matemática. O último capítulo é dedicado à
descrição e justificação das minhas atividades no decurso da Prática de Ensino
Supervisionada. Não só neste como nos restantes capítulos, procurei sempre dar a
minha opinião e expor as minhas conceções sobre variados aspetos do processo de
ensino-aprendizagem da matemática.
Description
Keywords
Matemática Ensino Aprendizagem Prática pedagógica Conceções Visões Ensino básico Ensino secundário