FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by contributor "Ferreira, António Fonseca"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo - Relatório 0Publication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO projeto "Gestão Estratégica da RLVT", implementado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, constituti uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Com uma forte articulação entre a equipa de gestão do Plano Operacional da RLVT e uma equipa externa de peritos de diferentes domínios, foi possível, ao longo de um ano de trabalho, elaborar e editar dois documentos de grande importância para a Região: o "Guia para a Gestão Estratégica da RLVT" e o presente "Relatório 0".
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo - Relatório 1Publication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO projecto “Gestão Estratégica da RLVT”, implementado pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, constitui uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Com dois documentos de relevo para a Região já editados, o “Guia para a Gestão Estratégica da RLVT” e o “Relatório 0”, apresenta-se agora o “Relatório 1”. A estrutura do “Relatório 1” reproduz a lógica do anterior, encontrando-se organizado por domínios de monitorização (Território, Pessoas e Organizações).
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo - Relatório 2Publication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO "Relatório 0" deu início ao processo de monitorização Estratégica da RLVT, constituindo um diagnóstico de partida que serve de referencial para a avaliação a desenvolver. O "Relatório I", editado um ano depois, e entendido como um "tableau de bord", dá conta das evoluções registadas na Região no período seguinte (2000-2001), e agora o "Relatório II", que aqui apresentamos, segue a lógica dos anteriores, no sentido em que se baseia num levantamento estatístico dos indicadores que sustentam as principais dimensões de análise selecionadas em cada um dos domínios de monitorização então definidos - Território, Pessoas e Organizações, para o período 2001-2002.
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo - Relatório 3Publication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO projecto “Gestão Estratégica da RLVT”, desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, constitui uma experiência inovadora no campo da aplicação prática da monitorização da gestão estratégica de uma região. Estes seis anos de trabalho e de vida do projecto, com a edição de vários documentos e relatórios que em muito têm servido para melhorar os processos de decisão, a definição de estratégias e de prioridades para o desenvolvimento da nossa Região – contribuíram decisivamente para uma nova fase de reflexão e de apoio à elaboração da “Estratégia Regional, Lisboa 2020” e ao Programa Operacional Regional de Lisboa (2007-2013). O “Relatório 3”, que segue a lógica dos anteriores (Relatório 0, 1 e 2), e se baseia na actualização estatística dos indicadores que sustentam as principais dimensões de análise seleccionadas em cada um dos domínios de monitorização definidos – Território, Pessoas e Organizações - apresenta dados até 2003/2004.
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo: Lisboa e Vale do Tejo na Europa das regiõesPublication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaEste documento procura caracterizar a Região de Lisboa e Vale do Tejo à luz de um olhar europeu, averiguando o seu actual posicionamento no contexto das regiões da União Europeia a 27. Esta visão “de fora para dentro” permite desenhar uma imagem mais nítida das potencialidades e dificuldades da Região. E sublinha, ao mesmo tempo, a necessidade de a RLVT adoptar um modelo de desenvolvimento capaz de a transformar numa plataforma de intermediação estratégica entre o mundo externo e Portugal, isto é, um modelo que procura um reposicionamento internacional mais competitivo e sólido como condição para se desenvolver a si própria e ao país.
- Gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo: estudos de Caso: dinâmicas de mudançaPublication . Sousa, Vanessa Duarte de; Ferreira, António FonsecaO documento que aqui apresentamos, intitulado "Estudos de Caso - Dinâmicas de Mudança", tem como intenção divulgar projetos e casos que apresentam resultados positivos no sentido da mudança para o progresso da Região. Baseia-se na lógica da exemplaridade e não na lógica da representatividade.
- Guia para a gestão estratégica da região de Lisboa e Vale do Tejo 2002/2006Publication . Ferreira, António Fonseca; Sousa, Vanessa Duarte deO projecto "Gestão Estratégica da RLVT" é realizado por uma equipa de especialistas em três domínios de monitorização (Território, Pessoas e Organizações), tendo por função apreciar a coerência das estratégias e dos objectivos seleccionados de acordo com as características das populações, das sub- regiões e dos agentes económicos e sociais, e avaliar os efeitos e impactos resultantes das acções desenvolvidas. Trata-se de um projecto inovador e indispensável, que tem como objectivo imediato melhorar os processos de decisão e também de aprofundar as dinâmicas sociais, económicas e territoriais sobre as quais se intervêm. Através da comparação dos resultados com os objectivos, poder-se-á aferir da necessidade de as corrigir face às alterações ou desvios, bem como tomar medidas correctivas de forma a que os objectivos sejam atingidos num ambiente de complexidade e incerteza, este tipo de procedimentos é essencial para redefinir e reajustar o caminho a seguir para o progresso desejável e possível para a Região. Serve o presente Guia para a apresentação das metodologias seleccionadas e das questões específicas que permitem que as intervenções do PERLVT e do PORLVT sejam apreciadas, acompanhadas e avaliadas detalhadamente. Traçam-se aqui as linhas orientadoras para uma avaliação das realizações, resultados e impactes produzidos na Região, comparando aquilo que foi realizado com o que estava planeado (eficácia) e com os recursos utilizados (eficiência).