FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Title
Now showing 1 - 10 of 171
Results Per Page
Sort Options
- A acção pública do trabalho de formar no âmbito da iniciativa novas oportunidades: lógicas de acção, sentidos da medida e modos de apropriação localmente produzidosPublication . Martins, JoãoPretende-se com este artigo estimular a reflexão sociológica em torno dos modos de produção da acção pública na sociedade portuguesa a partir de uma investigação de doutoramento em curso sobre o programa de políticas públicas designado por Iniciativa Novas Oportunidades. São as lógicas de acção levadas a cabo pelos formadores de adultos e pelos técnicos de RVCC 21 e os sentidos que os mesmos atribuem à medida, no momento da sua implementação nos terrenos, aquilo que nos propomos compreender. A produção de sentidos em torno dos modos de produção e de apropriação da acção pública a partir deste analisador não segue assim as clássicas abordagens implementacionistas em que as políticas públicas são apreendidas analiticamente, numa visão a partir de cima centrada no aparelho do Estado, mas segue, pelo contrário, uma abordagem bottom-up, que orienta o seu olhar para a construção colectiva da acção pública. Seguiu-se, do ponto de vista metodológico, uma lógica de investigação qualitativa. A recolha dos dados teve como principal instrumento de suporte as entrevistas semi-estruturadas e a sua produção foi feita a partir da análise estrutural de conteúdos. Ao nível dos resultados da investigação sugere-se que a orientação do Estado, na fabricação da acção pública, se faz numa lógica procedimental e que os modos de produção da acção pública, ao nível da sua implementação, fabricam-se a partir de múltiplos actores que levam a cabo lógicas de acção múltiplas e por vezes de sentido contraditório.
- Actividades económicas de pequena escalaPublication . Dias, Nelson; Soares, Priscila; Sousa, Vanessa Duarte deEste estudo pretende identificar as principais fragilidades e potencialidade dos empreendedores de pequena escala económica. O objetivo mais amplo deste livro é o de situar a emergência de problemas sociais não cobertos pelas políticas sociais existentes, procurando identificar grupos sociais que escapam a essas mesmas políticas e propor medidas para proteção social específicas para grupos distintos.
- An essay on the appropriate indicators to measure innovation in the Portuguese firms. An approach for the less advanced regions facing knowledge economiesPublication . Fernandes, Silvia Brito; Noronha, Teresa deThe Portuguese firms are mostly small or medium sized and do not have an R&D department and lack qualified personnel to develop it inside the enterprise. The business goals are often linked to what the owners desire for their firms and they usually consider innovation a very expensive and risky activity. The level of trust between economic actors is lower than most of the OECD countries which is responsible for many institutional, cultural and financial constraints that limit the entrepreneurial capacity to diversify. This helps to understand the small levels of international transfer of technologies and required patents to world Offices. Some studies show that the R&D efforts are not always directly related with economic performance, specially in less advanced regions. This work tries to investigate new indicators for the modes of learning in innovative firms of less advanced regions like Portugal and proposes a methodology to address a different approach from those that have been used for more advanced regions. The aspects related with behaviour, absorption of local sources of innovation and collaboration are some of the factors to have in mind when evaluating innovation in this new approach. The overall implication of the results is that no one existing index dominates in explaining how firms attempt to innovate. Instead, we require a richer conceptual perspective that combines diverse issues. Firms face strong obstacles that limit their abilities and propensity to innovate. At the same time, though, firms face strong competitive pressures to undertake innovating actions. Entrepreneurs need to develop new theories and methods concerning the intersection between these pressures.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut da Beira InteriorPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 14,5%, correspondendo a um valor actual líquido de 456.443 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómicos é de 22,40%, correspondendo a um valor actual líquido de 2.109.831 mil euros (a preços de 1998).
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em scuts: o caso da scut das Beiras Litoral e AltaPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut do grande PortoPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelO presente trabalho tem como objectivo a apresentação do projecto de investimento na SCUT do Grande Porto, uma auto-estrada em regime de portagem sem cobrança aos utilizadores, e a sua avaliação financeira e microeconómica numa base ex-ante.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut do Interior NortePublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT do Interior Norte aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 20,3%, correspondendo a um valor actual líquido de 458.880mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidademicroeconómicos é de 11,49%, correspondendo a um valor actual líquido de 573.182 mil euros (a preços de 1998).
- Análise custo-benefício ex-post dos investimentos em scuts: o caso da scut da Beira InteriorPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais.
- Análise custo-benefício ex-post dos Investimentos em Scuts: o caso da Scut das Beiras Litoral e AltaPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT das Beiras Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 10,4%, correspondendo a um valor actual líquido de 447.460 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómica é de 10,7%, correspondendo a um valor actual líquido de 746.125 mil euros (a preços de 1998). Relativamente aos resultados obtidos com a análise ex-ante, observa-se uma descida de 10,0% no valor actualizado líquido financeiro e uma descida de 1,57 pontos percentuais na correspondente taxa interna de rentabilidade. Ao nível económico, a variação é muito marginal. O valor actualizado líquido apresenta uma redução de 17,8%, a taxa interna de rentabilidade apresenta uma melhoria de 0,62 pontos percentuais e não se regista alteração do rácio benefício-custo.
- Análise custo-benefício ex-post dos investimentos em scuts: o caso da scut do grande PortoPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT do Grande Porto aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais.