FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 171
Results Per Page
Sort Options
- Charles Bonnet, a reedição de uma obra e a urgência dum Jardim Botânico em LouléPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaArtigo sobre a existência de um Jardim Botânico na cidade de Loulé, fundado pelo engº francês Charles Bonnet, na 2ª metade do séc. XIX. Este artigo evidencia também a importância da obra científica de Charles Bonnet, materializada no seu livro «Mémoire sur le Royaume de l'Algarve», fruto das suas expedições no sul do país para a definição da Carta Geológica de Portugal, com a qual o governo pretendia escolher o melhor trajecto para a implantação da linha férrea do sul-sueste.
- Breves achegas para a história das pescas em Tavira no século XIXPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaDevido à riqueza piscícola das águas algarvias e ao fomento da pesca pelas artes fixas, sem esquecer os privilégios reais que andavam adstritos aos seus Compromissos Marítimos, acentuou-se nesta região a actividade piscatória, com visível relevo a partir da política de fomento levada a cabo pelo Marquês de Pombal. A fundação de companhias de pesca facilitou a sobrevivência económica da classe marítima, gerando-se por sua consequência o aumento da produção e captura do pescado, com particular incidência na sardinha e no atum, do que resultaria, inclusivamente, o povoamento de algumas praias sotaventinas, como, por exemplo, Cabanas e Santa Luzia, ambas em Tavira, Fuseta e Olhão, cujos habitantes se empregavam afanosamente nas pescarias de longo curso, nomeadamente nos mares de Larache. E foi a intensificação da pesca na costa africana que acelerou as migrações sazonais dos marítimos algarvios.
- Internationalisation processes in small and medium enterprises of the agrifood sector in PortugalPublication . Noronha, Teresa deDuring thel ast years we have observedin Portugal;as in the mosto f the European countriesa, n accentuated development concerning the internationalisation of the agri-food sector. As a result a better cornpetitive capacity is expected together with the technological reconversion of Portuguese enterprises, an improved organisational capacity of their managers as well as agressivity in the external markets. The internationalisation of enterprises, particularly of small and medium enterprises, may cause the development of their strategic capacity. The, agrifood sector is analyzed using four main topics: the recent evolution of the sector, the growth of the agiifood industry, the relative importanoe of the internationalisation process and the entrepreneurial and governemental strategies for internationalisation. The study allows to open the discussion on the importance that foreign capital has in the Portuguese SMEs atid in the exports value of the Portuguese agri-food sector, considering some subsectors in particular. We are able to conclude that therei s a growing interest of the agrifood European industriyn the Portuguese SMEs, speciallyi n those producing for the internal market. Further, conclusions coulbde arrived at regarding the growing capacitoy f a few large enterprisest o export parallelt o a decreasing participation of the "traditional" SMEs. They need to enter reconversion processesin order to improve specificities of the producatn d find niche markets.
- O estilhaçar do espelho. Da raça enquanto princípio de explicação do social a uma compreensão sociológica do racismoPublication . Marques, João FilipeA Antropologia tem demonstrado inequivocamente que o primeiro mecanismo gerador de identidades sociais, ou por outras palavras, o modo primeiro de responder à pergunta "Quem somos nós"?, apela inevitavelmente para a genealogia.
- Silves no processo histórico do liberalismo portuguêsPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaA cidade de Silves, outrora capital política e religiosa do Algarve, sofreu a partir do séc. XVI um processo de decadência e abandono demográfico povocado pelo assoreamento do rio Arade. Durante a primeira metade do séc. XIX foi palco de confrontos militares, de que emergiram as guerrilhas do Remexido. A sua importância geo-estratégica, na embocadura do rio e nas fraldas da serra algarvia, fizeram daquele importante burgo um bastião das lutas liberais no Algarve.
- Florbela Espanca na vila de OlhãoPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaNa vida de Florbela Espanca existem muitos pontos obscuros (ou menos esclarecidos), que apenas se afloraram sem, contudo, se ousar penetrar no âmago ou na essência das razões que os originaram. A permanência da poetisa em terras do Algarve é um dos trajectos biográficos mais ignorados pelos investigadores, ensaístas e historiadores da nossa cultura. Talvez o facto dessa estadia ter sido curta, transitória e efémera, explique o pouco interesse da investigação. De igual modo se admite que sendo o Algarve uma região predestinada para o turismo tenha levado os estudiosos a supôr que Florbela demandou estas paragens apenas por motivos de lazer. Mas também há quem por falso pudor, imaculando a figura literária de Florbela, procure ignorar essa presença, sabendo de antemão que ela se ficou a dever ao definitivo encerramento das suas naturais expectativas de mulher-mãe.
- Aplicação da teoria dos jogos à gestão de recursos renováveis - O caso dos recursos piscícolasPublication . Santos, Sérgio Pereira dosA gestão de recursos piscícolas, relativamente aos quais dois ou mais países têm acesso, foi um dos principais problemas a surgir com a implementação das Zonas Económicas Exclusivas, fruto da convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, ratificada em 1972. Este artigo analisa esta questão no âmbito da teoria dos jogos dinâmicos. O processo metodológico subjacente a esta análise resulta duma combinação do modelo bioeconómico das pescas de Gordon-Schaefer com a teoria dos jogos cooperativos e não cooperativos.
- Introdução ao estudo sobre as saídas profissionais dos licenciados da UCEEPublication . Andraz, Jorge Miguel; Pinto, PatríciaPassados quatro e dez anos sobre a entrada no mercado de trabalho dos primeiros licenciados, respectivamente, em Economia e em Gestão de Empresas, pela Unidade de Ciências Económicas e Empresariais, a ALUCEE considerou chegado o momento de, em género de balanço, se proceder à realização do primeiro estudo sobre as saídas profissionais desses jovens. Porque a ALUCEE e a UCEE têm como objectivos, entre outros, o alcance de uma elevada qualidade na formação ministrada e a ligação com o meio envolvente, este estudo teve sempre a sua importância reconhecida pela natureza das informações que pode facultar, constituindo acima de tudo um instrumento de “feedback” a ter em conta na reformulação dos objectivos e dos “curricula” das licenciaturas. Como forma de alcançar os objectivos acima enunciados e de corresponder às expectativas e preocupações dos futuros licenciados e seus empregadores, o presente trabalho tem dois grandes objectivos. Primeiro, o conhecimento detalhado, quer do percurso profissional efectuado pelos jovens licenciados, quer das dificuldades sentidas no processo de transição para o mercado de trabalho. Segundo, a recolha de opiniões sobre a qualidade do ensino ministrado e sobre a importância da licenciatura para o desempenho das funções profissionais.
- Sagres um lugar na história e no património universalPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaA insignificante aldeia, que de Sagres usufrui o nome, despertou para a luz da ribalta histórica pela mão do Infante D. Henrique. À partida e no regresso da expedição a Ceuta se ficou a dever o seu primeiro contacto com o Algarve e no preço das surtidas pescarescas dos seus marinheiros, que arpoavam as baleias no mar alto e se defendiam bravamente dos corsários marroquinos, parece residir a sua escolha e o seu encanto por estas recônditas paragens. Concentrado no desafio dos mares e na expansão da Fé, o Infante lança ferro na baía de Lagos, o seu "grande porto de armamento". Daí até à fundação daquela que ficou conhecida como a "vila do Infante" será um pequeno passo no tempo.
- O Impacte do ensino superior público na região do AlgarvePublication . Silva, João Albino; Santos, Sérgio Pereira dos; Gomes, LuisO presente relatório é o resultado de um esforço de reflexão e análise desenvolvido no âmbito de um trabalho de equipa, coordenado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), e integrando equipas pertencentes a várias instituições universitárias, entre as quais, a Universidade do Algarve, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Constitui seu principal objectivo analisar as Escolas de Ensino Superior Público (EESP) como “Unidades de Produção” e o seu impacte económico na região objecto de estudo. Com a análise de impacte económico procura-se avaliar a actividade económica gerada, local e regionalmente, em resultado da existência das EESP. Esta actividade é normalmente quantificada tendo por base o valor do que se produz, o rendimento que se gera e o emprego que se cria.