CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by contributor "Carrega, Jorge"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Brief cultural history of FaroPublication . Lage, Bruno; Carrega, JorgeFaro has played, throughout the centuries, a relevant role in the history of Portuguese culture. In fact, here were born or lived figures like Samuel Gacon, D. Francisco Gomes do Avelar, Cândido Guerreiro, Mário Lyster Franco, Carlos Porfírio, Maria Campina and António Ramos Rosa, among other great personalities to whom we all owe the art, poetry, knowledge, in short, a big part of what we today understand as culture. For the Union of the Parish Councils of Faro, Faro’s cultural heritage constitutes a precious legacy from our ancestors, from which we benefit in the present, but which we have the obligation of transmitting to the future generations. As one day António Rosa Mendes wrote: “to be aware of our status as heirs of cultural heritage is to be historically aware.
- Elvis Presley e a cultura popular do século XXPublication . Carrega, JorgeElvis Presley e a cultura popular do século XX pretende contribuir para uma reflexão em torno da carreira do cantor norte-americano, cujo impacto cultural se estende desde a década de 1950 aos nossos dias. O livro reúne contributos de investigadores que, recorrendo a diferentes abordagens teóricas e metodológicas, investigam as diversas dimensões do “fenómeno Elvis”, oferecendo assim uma perspetiva europeia e luso-brasileira sobre esta figura incontornável do século XX.
- A Europa e os impérios coloniais na literatura e no cinemaPublication . Carrega, Jorge; Fernandez, Sara VitorinoO CIAC tem, ao longo dos anos, apostado numa vertente que é, para nós, fundamental, o da divulgação daquilo que produzimos enquanto professores e investigadores. Para nós não faz sentido termos uma produção que fica guardada numa gaveta, ou num arquivo que não seja visitável, e, portanto, que não possa ter uma utilidade para todos os que procuram saber mais sobre aquilo que se estuda no campo das Humanidades. A origem híbrida do Centro, que cruza no seu seio diversas formas de conhecimento e de produção do mesmo, faz com que o interesse em temas como a Literatura e o Cinema, colocados assim lado a lado, de forma divergente ou convergente, seja um tema natural dentre as nossas preocupações e dentro da nossa produção. A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, por sua vez, ofertou um Mestrado em Literatura Comparada cujas vertentes apontavam para a hibridização de linguagens como a do Cinema e a da Literatura ou da Literatura e das Artes Visuais. No caso desta obra, fruto de um projeto que desembocou num Congresso sobre a Literatura e o Cinema tratados não de forma generalizada, mas sim como veículos importantes de um discurso pré e pós-colonial, que se viu plasmado em textos, quer literários, quer fílmicos, vemos refletida a filosofia do CIAC - promover o diálogo entre matérias distintas sem perder, no entanto, a contemporaneidade dos temas que são tratados. Pensar hoje nos discursos produzidos por uma Europa colonizadora, e os discursos produzidos nos países por ela colonizados, é refletir sobre os reflexos, as reações e as ações possíveis dentro de uma realidade complexa e polifónica. Pensar, e produzir pensamento, difundir aquilo que se produz, são a base de qualquer Centro de Investigação que queira ser reconhecido como tal. Porque investigar é questionar, é provocar, é procurar novas maneiras de se ver o mundo que nos circunda e de perceber as realidades nas quais estamos imersos e que devemos conhecer, e, sempre que possível, pôr em causa. O conhecimento se produz neste espaço de perguntas e de diálogo permanente com os outros.
- Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicaçãoPublication . Fechine, Ingrid; Carrega, Jorge; Araujo, DenizeÉ com entusiasmo que apresentamos o quarto volume da coletânea Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação. A publicação é editada pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba com o apoio do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e CIC – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP- Universidade Tuiuti do Paraná. A proposta reafirma seu compromisso com a articulação crítica entre pesquisa acadêmica, criação artística e experimentação multimodal, reunindo ensaios que transitam por linguagens diversas e práticas interdisciplinares. O livro propõe um mergulho nos cruzamentos entre arte, tecnologia e memória, refletindo sobre como as experiências contemporâneas de criação reposicionam o tempo e a sensibilidade estética diante de novos dispositivos e plataformas.
- Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação, 2º volumePublication . Carrega, Jorge; Fechine, Ingrid; Araujo, DenizeO livro perspectivas Luso-brasileiras em Artes e Comunicação – volume II, é resultado do trabalho interinstitucional com articulação nacional e internacional. Essa obra afirma-se como um dos frutos das parcerias desenvolvidas no meio acadêmico entre o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB –Universidade Estadual da Paraíba (Brasil), com a colaboração do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal) e o CIC – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP- Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil) que trouxe à culminância a presente edição, como uma obra cuja organização tem os nomes dos docentes pesquisadores Denize Araújo, Jorge Carrega e Ingrid Fechine.
- Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação, 3º volumePublication . Araujo, Denise; Carrega, Jorge; Fechine, IngridApresentamos agora o 3º volume da Série de e-books “Perspectivas Luso-Brasileiras em Arte e Comunicação”, coeditado em 2022, por Denize Araujo (CIC-Brasil), Jorge Carrega (CIAC-Portugal) e Ingrid Fechine (Comunicação, Memória e Cultura Popular-Brasil), com organização gráfica de Elissama Barreto, e um Conselho Editorial e Conselho Científico, constituído por personalidades reconhecidas no meio académico. O e-book encontra-se dividido em duas partes: I - Artes, Comunicação e Tecnologia, e II - Cinema, apresentando um total de 18 artigos, assinados por 25 autores.
