CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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- Algumas notas sobre a dramaticidade do Romanceiro Tradicional PortuguêsPublication . Ferré, PereHá alguns anos já, a caminho do Aeroporto de Lisboa, disse-me Luciana Stegagno: «O que me interessa, especialmente, no Romanceiro é a sua dramaticidade.» Retive esta afirmação e pouco depois, sob a orientação de Diego Catalán, alterei a minha tese de doutoramento, que, uma vez finalizada, se passou a chamar "Estratégias Dramatizadoras do Romanceiro Tradicional Português". Aqui fica o agradecimento público, aqui fica consignada a minha homenagem à sábia amiga cujas palavras são sempre uma lição.
- Algumas notas sobre o cinema português depois do 25 de Abril de 1974Publication . Reia-Baptista, Vítor; Moeda, JoséO projecto de investigação "Principais tendências no cinema português contemporâneo", cujo livro agora se edita, iniciou-se em Abril de 2009 e foi concluído em Novembro de 2011, tendo sido parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a partir de Janeiro de 2010, e apoiado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Teatro e Cinema, em cujo âmbito se desenvolveu.
- Algumas reflexões de Garrett sobre o romanceiroPublication . Ferré, PereOs romances espanhóis, já no século XVIII, tinham sido considerados pelo humanista escocês Blackwell, como exemplos da mais genuína poesia popular. Também Herder, em 1778, nos seus Volkslieder incluiu a balada hispânica como exemplo da viva voz dos povos e da própria Humanidade. E, nesta linha, Grimm, em 1815, considerava estes romances como velhos representantes da extinta poesia primitiva.
- Almeida Garrett e o romanceiro antigoPublication . Boto, SandraOs estudos que na atualidade a filologia dedica ao romanceiro da tradição oral moderna muito poco devem à concessão que regia, até bem entrado o século XX, os trabalhos que pioneiramente iam desbravando terreno nesta área. Refiro-me me particular àqueles que, ao mesmo tempo que se lançavam em campanhas de recolha pelas comunidades que guardavam essa memória poética, organizavam os materiais que compilavam e teorizavam sobre os mecanismos de funcionamento da tradição oral, entre os quais o nome de Ramón Menéndez Pidal surge naturalmente à cabeceira.
- Amélie Nothomb: os tubos da consciência ou a metafísica migratória dos neuróniosPublication . Castro, Paulo Alexandre e; Macedo, Ana Gabriela; Sousa, Carlos Mendes de; Moura, VítorNo princípio, era o nada. E o nada não era vazio nem indefinido: não admitia nada a não ser ele próprio. E Deus viu que isso era bom. Por nada deste mundo teria criado fosse o que fosse.
- Uma análise crítica do discurso de um conto policial pós-modernista à luz da linguística sistémico-funcionalPublication . mattos-parreira, merjaO campo da análise crítica do discurso dedica-se a investigar a relação entre os artefactos e as relações sociais tendo em conta os elementos de tempo e espaço. Com a análise crítica do discurso, procura explorar-se sistematicamente o elo que existe entre a constituição da realidade social e a produção do discurso, entendendo-se o discurso como o uso da linguagem enquanto forma de prática social.
- Análise do discurso em animaçãoPublication . Graça, Marina EstelaEste artigo pretende dar conta do desenvolvimento de um trabalho de investigação que tem como objetivo a construção de um quadro concetual fundamental e sistemático, a fim de permitir a análise do discurso em animação, compreendidas todas as suas formas, todas as linguagens e modos que dele fazem parte, considerados os contextos nos quais aquele se concretiza.
- Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artísticaPublication . Flores, Manuel; Araújo, António; Figueiredo, MauroApresentamos uma proposta de investigação na área da média-arte digital onde se pretende combinar os princípios da anamorfose com as novas tecnologias baseadas na realidade aumentada. Esta perspetiva tem subjacente a ideia de que é possível relacionar a anamorfose cónica com as projeções realizadas em Realidade Aumentada. No âmbito desta investigação propõe-se uma abordagem ao estudo da perspetiva centrada nos contributos de Dürer e nos conceitos fundamentais da construção de anamorfoses. Pretende-se refletir sobre as possibilidades desta abordagem metodológica e analisar os seus contributos no desenvolvimento da capacidade de visualização espacial dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e, desta forma, facilitar a compreensão dos conceitos relativos ao ensino da geometria.
- Anamorphosis: optical games with perspective's playful parentPublication . Araújo, AntónioWe explore conical anamorphosis in several variations and discuss its various constructions, both physical and diagrammatic. While exploring its playful aspect as a form of optical illusion, we argue against the prevalent perception of anamorphosis as a mere amusing derivative of perspective and defend the exact opposite view - that perspective is the derived concept, consisting of plane anamorphosis under arbitrary limitations and ad-hoc alterations. We show how to define vanishing points in the context of anamorphosis in a way that is valid for all anamorphs of the same set. We make brief observations regarding curvilinear perspectives, binocular anamorphoses, and color anamorphoses.
- Anna Maria Maiolino: projeto artístico em construçãoPublication . Gonçalves, Vinícius; Tavares, Mirian; Salles, Cecília; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, WagnerO presente livro investiga a construção do grande projeto poético de Anna Maria Maiolino, a partir de uma perspectiva de processo. Ao longo dele é traçado um percurso pelas várias dimensões da obra, relacionando as diferentes linguagens que constituem a sua produção artística. Lançando mão de uma quantidade significativa de suportes, linguagens e procedimentos criativos, a obra de Maiolino é um ponto de partida para refletir acerca da experimentação contemporânea a partir da complexa relação processo e obra. A artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino vem produzindo, ao longo de seis décadas, uma obra múltipla, diversa, que não respeita fronteiras entre meios de expressão ou demarcações de território. Seu projeto poético é marcado pelo atravessamento de suportes, linguagens e procedimentos de criação; são filmes, fotografias, desenhos, esculturas, instalações, peças sonoras, performances, escritos etc., que evidenciam a complexidade e as várias camadas de seu fazer artístico. Neste livro, oferecemos um olhar para o seu processo de criação com o objetivo de evidenciar as linhas de força que regem a construção de sua obra e busca poética. Assim, são tecidas reflexões a respeito de seu fazer artístico mediante ao estudo de uma diversidade de escritos e documentos de seu processo de criação. O que parece se manifestar ao analisar o conjunto de sua produção visual é a recorrência de determinados signos, formas e temas que vão se atualizando em diferentes materialidades, na medida em que a artista comunica os elos vitais de sua obra. Essas imagens vão compondo uma unidade indivisível que compreende sua assinatura, ou seja, suas marcas singulares.