ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Browsing ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by contributor "Barros, Rosanna"
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- Abrindo caminhos para uma educação transformadora - Ensaios em educação socialPublication . Barros, Rosanna; Choti, DeiseDescobrir um espaço nos processos educacionais do ensinar e aprender, aprender e ensinar que valorize a importância do vinculo com o (a) aluno (a) e consequentemente, do aspecto afetivo, faz do(a) educador(a) um ser transformador na sua essência e no seu vivenciar da prática. Este(a) educador(a), enquanto profissional atento(a) ao seu contexto é ainda, um(a) construtor (a) da história que, com seus(suas) alunos (as), fio a fio vão tecendo uma ampla rede de informações, partilhas que irão gerar o conhecimento de todos estes atores; sendo assim, a ação deste(a) professor(a), não poderá em um momento algum ser entendido e praticada como um "fazer neutro", uma vez que vista à construção complexa de conhecimentos que possibilitará o processo ensino/aprendizagem em que educador(a) e educando(a) tornam-se aprendizes e ensinantes garantindo, desta forma, um diferencial de crescimento mútuo e desejado durante todo o processo pedagógico.
- Investigação em Educação Social – prática e reflexãoPublication . Barros, Rosanna; Fragoso, AntónioPassados quatro anos desde a publicação (versão impressa) do volume I do livro: Investigação em Educação Social – prática e reflexão, mantemos constante o alento de contribuir para amplificar o bom trabalho de intervenção socio educacional que se vem fazendo na região do Algarve, isto por continuarmos a acreditar que bons testemunhos de prática e reflexão são fontes preciosas de inspiração para todos os educadores sociais. Assim sendo, compilamos as melhores produções que neste interregno de tempo ocorreram no âmbito académico na Universidade do Algarve, com a ambição de proporcionar ao leitor novos horizontes de reflexividade que impulsionem a praxis, como resultado desta nova partilha de saberes (e interrogações). O Volume II deste livro1 compila um conjunto de onze textos inéditos resultantes de reflexão e pesquisa avançada, e, desde logo, representa um alargamento do repertório de experiências e perspetivas de investigação em educação social. Concretizamos este segundo volume do livro partindo dos mesmos dois pressupostos estratégicos: i) o primeiro é que, em termos das Instituições do Ensino Superior Portuguesas, a Universidade do Algarve continua a dar um contributo, ininterrupto e relevante, para ampliar o património de conhecimento nesta área, que interessa disseminar; e ii) o segundo é que, ao reinvestir numa obra coletiva em que valorizamos os jovens investigadores, sublinhamos, publicamente, a importância que lhes concedemos, apostando e acreditando nas novas gerações, nas suas sinergias e ângulos de observação inovadores sobre a época atual e as problemáticas socias prementes e em rápida transformação. Acreditamos que os dois volumes deste livro, produzidos até à data, explicitam a diversidade dos aspetos praxiológicos que fazem parte do âmbito de intervenção da Educação Social, bem como a amplitude de possibilidades de abordagem teórico-conceptuais que enformam o saber especializado e relacional dos profissionais desta área, cuja base ético-deontologia é essencial para balizar processos de transformação social participados pelas comunidades, com sentido emancipador.
- Investigação em educação social - prática e reflexãoPublication . Barros, Rosanna; Fragoso, AntónioPor trás de qualquer projeto editorial existe sempre um sonho e uma ambição. Este livro não é diferente e nasceu do sonho de querer amplificar o bom trabalho de intervenção socioeducacional que se vem fazendo na região do Algarve, não por vaidade mas por acreditarmos que bons testemunhos de prática e reflexão são fontes desejáveis de inspiração para qualquer educador social. Assim sendo, a nossa ambição é proporcionar ao leitor novos horizontes de reflexividade que impulsionem a práxis como resultado desta partilha de saberes (e interrogações). Este livro compila um conjunto de dez textos inéditos resultantes de pesquisa avançada, e desde logo,representa um repertório de distintas experiências e perspetivas de investigação em educação social. Concretizamos este livro partindo de dois pressupostos estratégicos: i) o primeiro é que, em termos das Instituições do Ensino Superior Portuguesas, a Universidade do Algarve tem vindo a dar um contributo continuado e relevante para ampliar o património de conhecimento nesta área (que interessa a todos considerar); e ii) o segundo é que, ao construir uma obra coletiva em que valorizamos os jovens investigadores, estamos a apostar e a acreditar nas novas gerações e, através deles, vamos encontrar textos que convidam o leitor a aceitar alguns desafios-chave importantes para interpretar a realidade atual em que nos movemos.
- Rumos da educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil: um balanço comparado de políticas e práticasPublication . Barros, Rosanna; Lima, Paulo Gomes; Azevedo, MárcioO Livro Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil é uma obra científica que tem como objetivo trazer à discussão, em dois contextos da lusofonia, temas essenciais deste campo de conhecimento e de práticas, suscitando reflexão crítica, quer nos académicos que pesquisam nesta área, quer nos profissionais que atuam em contextos diversificados nos quais a educação e formação de jovens e adultos (EFJA) tem marcado, e pode vir a marcar, presença. Para além disto, a sua produção visa igualmente aportar para o debate técnico-político evidências científico-pedagógicas e justificativas teórico-conceptuais que fundamentem a sua (re)consideração enquanto prioridade nas agendas de política pública educacional, tanto em Portugal como no Brasil.