FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)
Permanent URI for this collection
Conteúdo: Artigos em revistas ou actas de conferências indexadas
a) incluídas na
a) incluídas na
- » Web of Science
- (v. www.webofknowledge.com)
- » ERIH
- (European Research Index for Humanities: erihplus.nsd.no)
- » Latindex
- (Sistema Regional de Información para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal: www.latindex.unam.mx)
- » Scielo
- (Scientific Electronic Library Online: www.scielo.org)
- » Scopus SJR
- (SCImago Journal & Country Rank: www.scimagojr.com)
Browse
Browsing FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas) by Subject "Abordagens ao estudo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino SuperiorPublication . Valadas, Sandra T.; Araújo, Alexandra; Almeida, Leandro S.O sucesso académico no Ensino Superior tem sido associado à qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens à aprendizagem ou ao estudo, que têm sido tipificadas como profunda, superficial e estratégica. Este artigo analisa o efeito preditor das abordagens ao estudo no sucesso académico, após a consideração de algumas variáveis pessoais e académicas dos estudantes. Uma amostra de 429 estudantes, repartidos por 1º e 4º anos de cursos na área das Ciências Humanas e Sociais (CH&S) e Ciências e Tecnologias (C&T), respondeu ao Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), tendo também facultado o número de UC's em atraso. Os resultados sugerem que o número de UC's em atraso, estando logicamente dependente do ano escolar em que os estudantes se encontram, está associado à área do curso (maior insucesso nos estudantes de C&T), sexo (maior insucesso nos estudantes do sexo masculino) e abordagem superficial apática (maior insucesso por parte dos alunos que mais recorrem a estratégias cognitivas e motivacionais superficiais).
- Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portuguesesPublication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, LuísNeste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.
- Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensinoPublication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, LuísTendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualizam o que lhes é exigido em termos de aprendizagem na universidade; e por outro, compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as concepções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Foram consideradas as percepções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, entendidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). Considerando a proximidade dos constructos, quisemos ainda relacionar as abordagens à aprendizagem com as concepções de aprendizagem (reprodutivas e significativas) e com a preferência por formas de ensino e de instrução diversificadas. Foi também nossa intenção definir perfis em função das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. O estudo realizado assume uma natureza descritiva, correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.