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Browsing ESG1-Teses by Subject "4 and 5 star hotels in Algarve"
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- As redes sociais online na hotelariaPublication . Cantinho, Gonçalo Molarinho Reis; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.As empresas hoteleiras deparam-se, na atualidade, com um mercado cada vez mais competitivo e com as novas tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente, a internet e a Web 2.0. que criaram novas oportunidades para a indústria hoteleira, entre as quais se destacam os sites de redes sociais, que permitem aos clientes estarem cada vez mais informados e mais exigentes. O objetivo da presente dissertação é identificar os fatores que motivam a utilização de redes sociais online na hotelaria, em hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve, os seus benefícios e desafios; relacionar as características dos hotéis e a sua presença nas redes sociais; caracterizar os responsáveis pela presença dos empreendimentos hoteleiros nas redes sociais; analisar o alcance da presença do hotel nas redes sociais, através das métricas utilizadas para o efeito: “Like”, comentários, Google Alerts, entre outras; verificar se as redes sociais apresentam uma oportunidade como plataforma para distribuir informação, fazer reservas e criar relações mais próximas, mais pessoais e de confiança, entre hotéis e clientes e, por último, apresentar sugestões para aumentar o número de fãs nas redes sociais. Os resultados mostram que as empresas comunicam nesses meios maioritariamente para divulgar a marca, destacando-se a comunicação através das redes sociais, com preferência pelo Facebook e TripAdvisor. Também foi possível concluir que os estabelecimentos hoteleiros utilizam as redes sociais online para diversas atividades no seu desempenho, como comunicar com os clientes; estar mais perto de possíveis clientes; criar confiança; conhecer tendências. Os resultados comprovam que as empresas estão pouco preparadas para estarem nos meios sociais digitais, até porque a maioria indica que tem somente uma pessoa destacada para esta área, pelo que não realizam uma análise aprofundada, por falta de conhecimento para utilizar os programas de métricas, reduzidos recursos humanos e falta de orçamento. Assim, os hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve estão presentes nos meios sociais digitais com uma estratégia delineada de comunicação, tendo em conta uma nova geração de turistas, com uma grande interação social através da web, os quais demonstram grande autonomia, capacidade de seleção dos hotéis de melhor qualidade/preço e decisão nas suas escolhas para destino de férias. As unidades hoteleiras devem desenvolver formas de potenciar o aumento da ocupação, através da presença na Web, usufruindo do ambiente proporcionado pela Web 2.0, das capacidades de efetuar reservas online, das potencialidades de pertencer a associações e grupos, do desenvolvimento de mecanismos de fidelização de clientes através do recurso a sistemas adequados, de forma a aparecer e a destacar-se nas redes sociais.