ESG1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESG1-Teses by Title
Now showing 1 - 10 of 354
Results Per Page
Sort Options
- Academia HUBEL – Atração de talentos e formaçãoPublication . Bota, José Eduardo da Piedade; Monteiro, Ileana PardalA atração de talentos e formação têm vindo a adquirir nos últimos anos cada vez mais, uma maior relevância no contexto empresarial. Com isto em mente, surgiu no Grupo Hubel, a ideia da criação de uma Academia, com o intento de tornar o Grupo mais atrativo e competitivo. Sendo a atração de jovens talentos um dos objetivos da Academia, pretende-se através da aproximação ao meio académico promover parcerias e protocolos com universidades, divulgando a imagem corporativa do Grupo e levando assim, potenciais candidatos a integrarem a Academia HUBEL. Outro dos objetivos da Academia é a formação, nomeadamente de pessoas não pertencentes ao grupo HUBEL, na perspetiva de partilhar o conhecimento existente, permitindo a formação teórica e prática. Esta iniciativa pretende promover e apoiar o empreendedorismo, formando, aconselhando e divulgando sistemas de incentivo a empreendedores. As ações de formação da Academia visam igualmente dar resposta à necessidade de formação dos seus colaboradores. O presente projeto teve como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento da Academia HUBEL. As tarefas desenvolvidas focaram-se nas atividades de formação e captação de talentos, no sentido de apoiar a criação da Academia e o desenvolvimento de ferramentas que permitirão uma futura certificação como entidade formadora reconhecida pela DGERT. A aplicação de um questionário a alunos da Universidade do Algarve, de diferentes áreas curriculares permitiu ter uma ideia do conhecimento destes relativamente ao Grupo HUBEL. A maioria dos alunos desconhece o grupo HUBEL, nomeadamente os que frequentam os cursos de Marketing e Engenharia Informática. O curso de Agronomia foi o que apresentou maior frequência de alunos com conhecimento acerca do grupo. Relativamente à imagem global do grupo HUBEL no mercado, a opinião que prevalece é a de uma boa e muito boa imagem. Os principais atributos do grupo HUBEL reconhecidos pelos alunos são a sua atualidade, competência, expansão, qualidade, credibilidade, experiência e inovação.
- Accessing hotels´ infrastructure and services for hosting Chinese touristsPublication . Yue, Yang; Santos, Margarida C.This report studies western hotel services and infrastructure that are suitable for Chinese tourists. The rapid development of China's outbound tourism has made more Chinese tourists keen to travel abroad. The number of Chinese overnight stays in western countries is on the rise, and at the same time, they have gradually put forward more requirements for western accommodation. The increasing requirements of Chinese tourists for the services and infrastructure of western accommodation have made their expectations higher, which also makes it more difficult for western hotels to improve customer satisfaction. Moreover, attracting more Chinese tourists and providing them with more suitable services is very important for western hotels, especially in the current situation of Chinese outbound tourism prevailing, Chinese tourists have become one of the main tourists in many tourist destinations. Therefore, the purpose of our research is to understand the characteristics of Chinese outbound tourists and their requirements for accommodation, and to help western hotel managers and employees discover innovative and optimized services and infrastructure for Chinese tourists. We combined quantitative and qualitative research and used non-probability sampling methods to collect data. We collected 463 answers through online questionnaire surveys. Regarding the internship at the Ibis Hotel Munich City West, the hotel is an economy hotel dedicated to the development and innovation of infrastructure and services. It is also one of the popular hotels in Munich for Chinese tourists and business travellers. Through the internship in western hotels and online surveys for Chinese tourists, this internship report shows that many Chinese tourists have consistent demands and expectations for western accommodation's catering products, services, and infrastructure. Mainly focus on Chinese language service, Chinese map and menu, Chinese food, hot water, Chinese tea, mobile payment, Wi-Fi, room supplies, staff service attitude and quality. Understanding and trying to meet these needs and expectations can help western hotels better attract Chinese guests and gain a competitive advantage in China's outbound tourism market.
- Acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores da Câmara Municipal de LouléPublication . Carmo, Diane Gonçalves; Neto, Maria Manuela; Monteiro, Ileana PardalAo longo dos anos a Administração Pública, sofreu diversas mudanças na forma de gerir os seus Recursos Humanos. Valorizar os trabalhadores, proporcionar o bem-estar e a socialização dos mesmos, bem como criar ambientes de trabalho saudáveis e positivos são os objetivos da nova gestão pública. O processo de acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores, é considerado para as organizações públicas uma mais-valia, para aumentar a qualidade dos serviços públicos e a eficiência e eficácia dos mesmos. O presente relatório visa ilustrar as tarefas desenvolvidas durante o estágio, bem como os quatro projetos elaborados no domínio dos Recursos Humanos, na Câmara Municipal de Loulé, mais propriamente na Divisão de Gestão de Pessoas e da Qualidade. O Manual de Acolhimento é um dos principais projetos. Este projeto requereu muita pesquisa e estudo para ser uma ferramenta útil, facilitadora e criativa. O principal objetivo do Manual é dar a conhecer aos futuros trabalhadores a Autarquia e outras informações que lhes possam ser relevantes. Foi realizado como segundo projeto, um Programa de Acolhimento, com o intuito de acolher e integrar os novos trabalhadores de uma forma dinâmica e diferenciada. O terceiro projeto constou de uma criação de uma ferramenta útil para facilitar o acompanhamento dos novos trabalhadores ao longo do processo de integração, designadamente o Follow Up. Pela necessidade e inexistência do mesmo, foi elaborado um quarto projeto, o Manual Técnico do Procedimento Concursal, para prestar apoio aos membros do júri ao longo do processo de Recrutamento e Seleção, mais precisamente o Procedimento Concursal. Os quatro projetos foram realizados e acompanhados por diversas técnicas de investigação, como a observação direta, a análise documental e as entrevistas estruturadas aos trabalhadores da organização. Pretendeu-se com a elaboração dos mesmos contribuir para melhorar o processo de Acolhimento, Integração e Socialização dos novos trabalhadores. Os projetos encontram-se disponíveis e prontos a serem utilizados.
- Acolhimento, integração e socialização. Manual de acolhimento para o pessoal não docentePublication . Martinho, Dália Maria Matias; Monteiro, Ileana PardalEste projeto resulta, em parte, de um interesse pessoal e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Não Docente das Escolas. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. A gestão do Pessoal Não docente das Escolas é atualmente uma temática controversa, cuja legislação aplicável, nem sempre é a mais explícita e elucidativa. A transferência de novas competências em matéria educativa para as Autarquias, por parte da Administração Central veio, em certa medida, acrescer aos Municípios uma série de responsabilidades, que têm que ser geridas em parceria com os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas. Às divisões de Recursos Humanos dos Municípios, por entre outras funções de cariz administrativo, compete o recrutamento e seleção, da maioria, destes trabalhadores que, posteriormente, são encaminhados para os diversos Agrupamentos de Escolas onde lhe são atribuídos os cargos a desempenhar. A socialização destes trabalhadores, nem sempre, ocorre da melhor forma. Facto, esse, que se deve, em larga medida, à ausência de Programas de Acolhimento adequados às necessidades apresentadas pelos mesmos. Com base no testemunho destes trabalhadores, e após se aferir, a opinião dos responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos da Autarquia e dos elementos pertencentes aos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento. Esta ferramenta servirá como apoio e facilitação do processo de socialização dos novos colaboradores a serem integrados nas Escolas, por parte da Autarquia.
- Aeroportos e turismo residencial. Do conhecimento às estratégiasPublication . Almeida, Claudia; Ferreira, Ana Maria Alves Pedro; Costa, CarlosO problema da nossa pesquisa resultou de uma ampla revisão de literatura que visava cruzar quatro áreas distintas, a gestão do conhecimento, as parcerias estratégicas, os aeroportos e o turismo residencial. Estas áreas permitiram-nos avaliar o quão diversificados podem ser os estudos turísticos e estabelecer relações de proximidade entre as diferentes temáticas. O objectivo do problema definido visava estabelecer uma relação entre a gestão integrada do conhecimento e o trabalho conjunto dos aeroportos com outras entidades do sector público e privado e a forma como esta podia contribuir de forma favorável para a delineação adequada de estratégias de negociação de rotas com as companhias aéreas, potenciando o desenvolvimento de novos segmentos de mercado turístico, como é o caso do turismo residencial, e originar alterações na procura turística de uma região. A metodologia adoptada para dar resposta à nossa investigação insere-se numa matriz desenvolvida no processo de elaboração do estudo. A matriz EGIC (espiral da gestão integrada do conhecimento) abrange diferentes métodos e técnicas de investigação, que passam pela aplicação de questionários (procura e oferta), entrevistas com especialistas e painel de debate, permitindo reunir dados para caracterizar o segmento de mercado do turismo residencial no Algarve. Esta matriz tem como objectivo reunir informação que permita sustentar o conhecimento de um segmento de mercado turístico e criar uma plataforma de apoio ao seu desenvolvimento futuro na região em estudo. Os resultados obtidos nas várias técnicas utilizadas permitiram-nos caracterizar este segmento de mercado e identificar quais as principais lacunas de informação existentes e sobre as quais é necessário incidir no futuro. Numa fase final do estudo apresentamos uma hipótese de estrutura de uma plataforma de apoio ao desenvolvimento integrado do turismo residencial, assim como as principais actividades que esta deveria integrar de modo a fazer face às necessidades da região algarvia.
- Ajustamento ao trabalho: construção e validação de uma escala para a população portuguesaPublication . Silva, Sandra Lenice Gomes da; Sousa, CátiaAs vantagens das férias são inegáveis, contribuindo para um aumento do bem-estar e da motivação, mas e as dificuldades de ajustamento ao trabalho após as mesmas? A temática do ajustamento ao trabalho após as férias apresenta-se como uma área relativamente nova do conhecimento, pelo que se impôs como desafio desta investigação, a construção de uma escala que possibilite aferir, para a população Portuguesa, o ajustamento ao trabalho depois das férias. A escala proposta é constituída por 19 itens e 2 dimensões, que contemplam o ajustamento organizacional e o ajustamento equilíbrio vida-trabalho. Através de uma amostra de 232 participantes, 65.9% do género feminino e 34.1% do género masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 73 anos (M= 41.35; DP= 10.45), foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, que atestaram a estrutura bifatorial, com bons índices de ajustamento e de consistência interna. As validades convergente, divergente e preditiva da escala foram testadas com sucesso. A escala de ajustamento ao trabalho apresenta-se assim como uma importante ferramenta para as organizações, que devem promover práticas de ajustamento no momento do regresso ao trabalho, contribuindo assim para a melhoria das práticas de gestão de recursos humanos.
- Alagoamar (Vagatur) – Receção e F&BPublication . Guerreiro, Ana Luísa Domingos; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos M.O presente relatório inscreve-se no âmbito do plano de estudos do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UALG) com a carga horária de 1260 horas. Este relatório visa descrever as atividades desempenhadas durante o estágio num estabelecimento hoteleiro, nomeadamente o Hotel Apartamento Alagoamar, situado em Albufeira, no período de 19 de dezembro de 2016 a 6 de julho de 2017. O objetivo principal do estágio centrou-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro ano do mestrado, bem como obter uma maior noção do contexto real de trabalho em hotelaria. O relatório inicia-se com uma abordagem teórica à economia das experiências seguindo-se de uma caracterização da empresa Vagatur, Lda e com mais ênfase o Hotel Apartamento Alagoamar bem como os seus serviços. Sequentemente serão descritas as atividades desenvolvidas no departamento de receção e discutidos criticamente os resultados do estudo ao perfil do cliente que visita o hotel em questão.
- Algarve – relação enogastronómicaPublication . Serra, Manuel António Dionísio; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; António, NunoA atual produção de vinhos algarvios, em franca expansão e com perfis mais aproximados do gosto dos apreciadores, alavancados na já afamada gastronomia algarvia de origens mediterrânicas, carece de promoção e estudo de forma a potenciar a experiência enogastronómica e a afirmação do produto turístico complementar “gastronomia e Vinhos”. Neste sentido, pretende-se identificar iguarias regionais do Algarve e a sua maridagem com os vinhos da região, criando um modelo de maridagens que reflita a identidade enogastronómica da região algarvia. A metodologia prevê a utilização de uma revisão de literatura sobre a identidade histórica e caraterização das comidas e dos vinhos do Algarve. Prevê igualmente uma recolha de dados secundários em sites e bibliografia específica e de dados primários por meio de questionários, com utilização do método Delphi em Tempo Real, com participação e a interação de especialistas com suporte numa plataforma online. No que respeita a resultados obtidos, desenvolveu-se um portfólio de iguarias autênticas do Algarve e respetivas fichas técnicas; identificaram-se os vinhos da região comercializados no ano 2014 e respetivas fichas técnicas, apresentados pelas suas categorias, produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Algarve e respetiva área geográfica, suas castas que evidenciam caraterísticas organoléticas que permitem caraterizar ao pormenor cada um deles. Na sequência da investigação, desenvolveu-se como resultado final um modelo de relação enogastronómica ou de maridagem, suscetível de utilização por parte dos agentes económicos, consumidor comum, enófilos, gastrónomos, investigadores na área da gastronomia e vinhos e demais interessados na temática.
- Algarve: a cultura local e a interacção com a comunidade estrangeira europeia residente no interior algarvioPublication . Griesler, Maria Leonor Faria Mendes; Gamito, Teresa Júdice; Léglise-Costa, PierreNum contexto ocidental e europeu de evolução dos modos de vida e no âmbito da consolidação dos ideais da União Europeia, surge uma maior abertura de fronteiras e aproximação entre os Estados-membros. Por outro lado, o aumento dos tempos de lazer e da globalização da oferta turística, a mobilidade e flexibilidade em termos sociais e profissionais, proporcionadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento dos transportes têm contribuído para uma interacção mais intensa entre populações de diversas regiões e culturas. Todos estes factores têm dado origem a novos fluxos migratórios. Estes já não motivados por necessidades económicas ou políticas, mas sim, por uma opção de vida.
- Alojamento local e a regeneração do centro histórico de FaroPublication . Alpestana, Davide Alcaria Domingos; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Ferreira, Ana MariaO turismo é atualmente um fator crítico de atratividade de regiões e cidades, o que privilegia a procura dos centros históricos, onde é possível experienciar o sen-tido do lugar e uma grande diversidade de atrações culturais e patrimoniais. Assim, ao longo da última década, os centros históricos portugueses regista-ram um crescimento significativo da atividade turística que se traduziu numa nova paisagem urbana, parcialmente requalificada, na qual se destaca o alojamento local. Neste contexto, o turismo e o alojamento local representam um conjunto de oportunidades e desafios para a regeneração das cidades e são tema recorrente nos estudos urbanos, considerando o bem-estar das comunidades locais e a sustentabi-lidade da atividade turística. Em termos de caso de estudo, esta investigação analisa o contributo do aloja-mento local para a regeneração do centro histórico de Faro, que se caracteriza como um conjunto de elevado valor cultural e patrimonial, diversificado sob o ponto de vista urbanístico. Para o efeito, foram aplicados questionários aos titulares dos alojamentos lo-cais, concluindo-se que esta atividade turística é um fator relevante para regenera-ção do centro histórico de Faro, ao nível da reabilitação do edificado e da dimensão económica, destacando-se, no entanto, como necessário, a implementação de um conjunto de medidas ao nível das dimensões social, cultural e ambiental.