ESG1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESG1-Teses by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 354
Results Per Page
Sort Options
- A indústria hoteleira no Algarve: aplicação da metodologia dos grupos estratégicosPublication . Matias, Maria Fernanda Ludovina Inácio; Magalhães, Manuela deO Algarve dotado de ímpares condições paisagísticas, e de um clima ameno e de grande luminosidade, tornou-se numa região de lazer e de recreio muito apetecida. (...)
- Elaboração de planos de transporte de pessoasPublication . Correia, Marisol B.O objectivo deste estudo é definir e apresentar as etapas necessárias para elaborar planos de transporte de pessoas e, de entre estes, escolher os melhores em função dos critérios indicados pelo utilizador. Este estudo apresenta, em primeiro lugar, o conhecimento adquirido sobre os transportes e uma possível representação deste utilizando os enquadramentos como método de representação. Para se estabelecerem planos de transportes, foi necessário definir uma base de dados, de modo a se poder guardar e gerir a informação adquirida sobre estes. A base de dados é relacional, tendo-se utilizado como Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR) o Microsoft Access 2.0. Analisou-se o universo dos transportes utilizando a abordagem Entidade-Associação. Os diagramas obtidos foram posteriormente convertidos em relações, de modo a poderem ser suportados pelo SGBDR. Os planos são construídos com base em algoritmos e heurísticas que foram desenvolvidos tendo presente as restrições e situações que ocorrem na realidade. Os algoritmos permitem construir planos com transportes directos e planos constituídos por vários transportes, incluindo o táxi. Para determinar os melhores planos, foram utilizadas as técnicas de decisão multi-atributo, especificamente o método da Pesagem Simples Aditiva. Os algoritmos foram desenvolvidos no próprio SGBDR, utilizando a linguagem Microsoft Access Basic 2.0.
- Sistema informático de apoio ao planeamento e ordenamento turísticoPublication . Ramos, Célia M. Q.; Gomes, Mário Rui Fonseca dos SantosO ambiente é actualmente uma das maiores preocupações da humanidade. As actividades que o melhoram/degradam precisam ser avaliadas e controladas através de meios eficientes. Esses meios devem facilitar a tarefa dos Decisores e permitir o controlo dos impactes ambientais provocados pelo desenvolvimento dessas actividades. A actividade turística, pelas suas características causa um elevado impacte ambiental, devendo o seu desenvolvimento ser condicionado pelas características ambientais onde se insere. A Tese contida nesta Dissertação tem a finalidade de apresentar os Sistemas de Gestão de Base de Dados como um Sistema de Apoio à Decisão, que permite ao Decisor a consulta, gestão e construção de cenários de decisão como resultado da aplicação de medidas definidas no planeamento e ordenamento turístico de uma região. Os sistemas de informação, principalmente os que representam a informação geográfica, permitem o desenvolvimento de uma arquitectura com as características acima referidas. Como a informação associada a esta arquitectura deve ser real e actualizada, a Internet deve ser utilizada como meio de acesso à informação da região exemplo - Algarve. A arquitectura desenvolvida apresenta os cenários associados a cada decisão, oferecendo vantagens competitivas aos Decisores no processo de decisão, uma vez que é possível avaliar, prever e controlar os futuros impactes ambientais do Turismo.
- The effect of task type on the assessment of grammatical competence in oral proficiency tests.Publication . Torkington, KateThe aim of this study is to investigate the effect of task type on the linguistic output produced in an oral proficiency test situation, with particular reference to grammatical forms and the functions/meanings they realise. Two tasks were designed for use with paired test candidates. Although both tasks can be said to fall within the communicative paradigm as they are interactive in nature and, to some extent, reflect real-world communicative situations, they differ in that one is an information/opinion gap activity with a focused communicative goal, whereas the other is an open-ended discussion task. The tasks were aimed at students of upper-intermediate/advanced level. Language proficiency at this level is often measured by means of a criterion-referenced scale which consists of statements (band descriptors) about performance. The top end of the scale usually corresponds with what test developers consider to be an ‘educated’ native speaker performance. The two tasks were therefore given to a sample of both native and non-native speakers of English under simulated test conditions. The subsequently transcribed data was then analysed both quantitatively and qualitatively to determine if and why certain grammatical structures are more likely to be elicited from one task or the other. The results suggest that there does appear to be a difference in linguistic output between the two tasks, and that this may well have implications for both the testing and the teaching of spoken English.
- A relação sujeito observador/ paisagem em The Mysteries of Udolpho de Ann Radcliffe e na obra de Caspar David FriedrichPublication . Quinteiro, Sílvia Moreno de Jesus e; Buescu, Helena CarvalhãoEste estudo consiste numa análise comparativa entre The Mysteries of Udolpho de Ann Radcliffe e a obra pictórica de Caspar David Friedrich. A comparação foi feita ao nível da relação que se estabelece nestas duas obras entre o sujeito observador e a paisagem, e tem como objectivo, para além de comprovar a pertinência desta aproximação, revelar de que modo sujeito e paisagem contribuem para a construção um do outro. O estudo encontra-se dividido em três capítulos nos quais se dá conta, respectivamente: do processo de construção da paisagem em Ann Radcliffe e em Caspar David Friedrich, do valor da fronteira e das figuras do wanderer, do traveller e do picturesque traveller na decifração da paisagem e, por último, do impacto provocado pela natureza no sujeito e do "estupor" resultante dessa experiência
- Estrutura de capital e especificidade dos activosPublication . Matias, Maria Fernanda Ludovina Inácio; Esperança, José Paulo AfonsoEste estudo pretende medir o impacto da estratégia empresarial na estrutura de capital, examinando a relação existente entre a natureza dos activos da empresa (nível de especificidade) e a sua forma de financiamento, em paralelo com a investigação empírica dos determinantes financeiros do nível de endividamento da empresa . (...)
- Definição de metodologia para a diminuição do desemprego sazonal no sector hoteleiro algarvioPublication . Guerreiro, Raúl Filipe C.Neste estudo, pretende-se equacionar a temática do desemprego sazonal, na indústria hoteleira algarvia, tendo por factores base de análise os seguintes itens: Emprego/Desemprego; Formação Profissional; Aumento da Estabilidade Laboral e Contratual; Produtividade; Gastos com Pessoal e Operacionalização da Formação. Os quais consubstanciam as principais preocupações, relativas à abordagem desenvolvida neste trabalho de investigação. Através da construção e manipulação de um modelo matemático, representativo da evolução mensal do número de Pessoas ao Serviço na Hotelaria do Algarve, elaborou-se um conjunto de cenários e quantificou-se alguns parâmetros chave desta abordagem. Tendo consciência de que é necessário tomar medidas que atenuem os efeitos negativos da sazonalidade do sector hoteleiro, sugere-se a implementação de um conjunto de acções, que poderão aumentar os níveis de actividade das empresas e, consequentemente, melhorar os seus resultados globais. Por outro lado, tendo em vista responder, de forma mais efectiva, às exigências actuais da indústria hoteleira, concebe-se um plano de Formação para os Recursos Humanos deste sector, tentando proporcionar uma maior empregabilidade e simultaneamente aumentar a qualidade da prestação de serviços, contribuindo, em última análise, para a melhoria da qualidade da oferta Hoteleira.
- Algarve: a cultura local e a interacção com a comunidade estrangeira europeia residente no interior algarvioPublication . Griesler, Maria Leonor Faria Mendes; Gamito, Teresa Júdice; Léglise-Costa, PierreNum contexto ocidental e europeu de evolução dos modos de vida e no âmbito da consolidação dos ideais da União Europeia, surge uma maior abertura de fronteiras e aproximação entre os Estados-membros. Por outro lado, o aumento dos tempos de lazer e da globalização da oferta turística, a mobilidade e flexibilidade em termos sociais e profissionais, proporcionadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento dos transportes têm contribuído para uma interacção mais intensa entre populações de diversas regiões e culturas. Todos estes factores têm dado origem a novos fluxos migratórios. Estes já não motivados por necessidades económicas ou políticas, mas sim, por uma opção de vida.
- A organização contabilística numa empresa da indústria de conservas de peixe entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. O caso Júdice FialhoPublication . Faria, Ana Rita Silva de Serra; Caiado, António Campos PiresNos últimos anos, temos vindo a assistir ao reconhecimento da importância dos estudos históricos na disciplina de Contabilidade. A comprovar tal afirmação, está a criação de associações dedicadas ao estudo da História da Contabilidade, assim como o lançamento de diversas publicações, que têm por finalidade fomentar a divulgação da investigação nesta área. A fase inicial da História da Contabilidade foi marcada por preocupações de ordem jurídica e literária, mas cedo os investigadores perceberam que era importante conhecer a evolução das práticas contabilísticas através do estudo de fontes primárias manuscritas, ou seja, dos livros de contas e dos documentos contabilísticos das antigas empresas. O reconhecimento de que estes representavam uma fonte privilegiada de informações comerciais, financeiras e até económicas, veio abrir novos campos de investigação científica para os historiadores da Contabilidade e da própria Economia. Em Portugal não existem muitos estudos dedicados à História da Contabilidade. Deste modo, perante a disponibilidade de material contabilístico, relativo a uma grande empresa da indústria de conservas de peixe portuguesa - a Júdice Fialho - optámos pela sua análise com vista à elaboração da presente Dissertação. O principal objectivo desta, consiste em confrontar a organização contabilística da Empresa entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, com os modelos divulgados na literatura contabilística publicada no mesmo período. De molde a podermos extrair das fontes estudadas o máximo de informação, em termos quantitativos e qualitativos, procedemos a uma análise de tipo contextualizado. Assim, enquadrámos a nossa investigação no ambiente económico, político e social da época, dando especial ênfase ao aspecto económico da indústria à qual pertence o tipo de operações contempladas nos livros estudados. Em seguida, descrevemos e analisámos as operações e as actividades registadas nos livros e as diferentes funções da Empresa (produção, comercialização, pessoal e finanças). Finalmente, perspectivámos as contas, os livros de contas e os diversos aspectos técnicos do modelo contabilístico utilizado pela Empresa, perante os esquemas teóricos dos autores de Contabilidade, previamente expostos, e procurámos encontrar uma explicação para as diferenças detectadas. A investigação realizada revelou que, na ausência de um conjunto de regras e princípios de Contabilidade comuns a todas as empresas, a Júdice Fialho procurava adaptar, dentre a diversidade de soluções contabilísticas divulgadas na literatura da especialidade, a mais adequada às suas características e necessidades reais. Por outro lado, a análise contextualizada dos dados factuais e objectivos contidos nos livros de contas contribuiu para um mais amplo conhecimento da história da Empresa, assim como para um melhor esclarecimento da informação económica da época coincidente com o final do século XIX e a primeira metade do século XX.
- Determinantes da estrutura de capital das empresas familiares portuguesasPublication . Correia, Telma; Matias, Maria Fernanda Ludovina InácioO presente estudo visa identificar os determinantes da estrutura de capital das empresas familiares portuguesas. Pretende-se testar o poder explicativo dos principais determinantes identificados pelas várias teorias da estrutura de capital no comportamento financeiro das empresas familiares e, identificar outros determinantes com base nas suas especificidades. A investigação incide sobre um conjunto de empresas familiares portuguesas que se constituíram como associados fundadores da Associação Portuguesa de Empresas Familiares (APEF). A informação financeira e não financeira foi recolhida através da aplicação de um questionário específico. Utilizando como metodologia estatística a regressão linear múltipla, os resultados obtidos sugerem que: a) as empresas familiares mais rentáveis apresentam menores rácios de dívida, b) as empresas que possuem um elevado valor de garantia dos activos registam um menor nível de endividamento total, c) a variabilidade dos resultados e o nível de endividamento estudado estão positivamente relacionados, d) a reputação da empresa e o nível de endividamento apresentam uma relação inversa, e) as empresas familiares que gozam de um maior nível de poupança fiscal não associado à dívida apresentam uma estrutura de capital menos endividada, f) as empresas familiares de menor dimensão apresentam maiores rácios de dívida, g) as empresas familiares que já ultrapassaram a 1a geração estão mais endividadas e h) a antiguidade do director financeiro está inversamente relacionada com o nível de endividamento total. As variáveis crescimento, controlo familiar, plano estratégico e director financeiro como membro familiar, parecem não explicar o comportamento financeiro das empresas estudadas. Face aos resultados obtidos, pode-se afirmar que a decisão de financiamento das empresas familiares é influenciada não só por factores financeiros, mas também por outras especificidades dessas empresas.