Browsing by resource type "bachelor thesis"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Análises clínicas associadas a anemiaPublication . Fidalgo, Ana; Aureliano, M.; Silva, Henrique dos SantosA anemia é uma doença causada pela diminuição de hemoglobina no organismo . A hemoglobina é uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, que possui o ferro responsável por levar o oxigénio aos tecidos. Existem vários tipos de anemia, causados por uma enorme variedade de factores. À diminuição da hemoglobina estão acopladas características morfológicas dos glóbulos vermelhos que ajudam a distinguir os vários tipos de anemia. Outras características celulares para além destas, bem como dados bioquímicos, auxiliam a divisão de cada tipo de anemia nos seus subtipos Neste trabalho procedeu-se à quantificação automática de parâmetros hematológicos e bioquimicos em 99 pacientes (59 mulheres e 40 homens), com idade média de 57± 25 anos e fez-se o diagnóstico dos tipos e subtipos de anemia presentes nesta população.. A média da concentração de hemoglobina destes pacientes, teve um valor mais baixo nos homens do que nas mulheres representando anemias maioritariamente leves nas mulheres e moderadas nos homens. A população é essencialmente caracterizada por anemia microcitica-hipocrómica. Neste grupo verificou-se que a maioria da população era portadora de uma concentração de ferro e de ferritina diminuídas, sugerindo que a maioria dos pacientes deste grupo sofram de anemia ferropénica. No grupo de anemias normocitico-normocrómicas foi mais abundante a anemia ferropénica nas mulheres e as anemias de doenças crónicas nos homens. As anemias macrociticas foram bastante raras. A população é então maioritariamente composta por anemias ferropénicas (49,5% dos pacientes), onde se obteve concentrações de ferro e ferritina mais baixos, 19,79 ± 7,64 µg/dl e 6,75 ± 3,48 µg/dl respectivamente, talassémias em 16,2% dos pacientes e doenças crónicas (12,1% dos pacientes), onde a ferritina apresentou valores mais elevados ( 413,14 ± 218,99 µg/dl).
- Animais filtradores marinhos da área de influência da pluma estuarina do Rio CávadoPublication . Pereira, TâniaAs águas do rio e do mar apresentam diferentes densidades, o que leva a que o contacto entre estas não resulte na sua mistura imediata, originando uma pluma superficial. Esta dissemelhança é causada pelas diferenças de temperatura, maior no rio, e de salinidade, maior no mar. A extensão imprescindível à mistura das águas de diferentes origens relaciona-se não só com o caudal do rio mas também com a circulação marinha, processos hidrológicos, condições e época do ano. As plumas fluviais de superfície (surface trapped river plumes) são importantes vias de entrada de materiais dissolvidos ou particulados, tais como nutrientes, sedimentos e poluentes de proveniência continental, bem como de uma mais ou menos significativa entrada de água doce no oceano. Estas condições influenciam directamente a biogeoquímica, a sedimentação, os padrões de poluição e a circulação das águas costeiras (Warrick et al, 2004). Esta entrada de materiais continentais varia não só com a corrente do rio, a qual é influenciada por acontecimentos climáticos que afectam a bacia de drenagem, mas também por influencias antropogénicas, tais como o incremento da concentração de nutrientes que se verificou durante as ultimas décadas nos rios Europeus, como resultado do aumento da utilização de compostos de N e P na agricultura (Salen-Picard et al, 2003).
- Applications of polyoxometalates in medicine and their putative mechanisms of actionPublication . Authier, Tatiana; Aureliano, M.Polyoxometalates (POMs) are inorganic metal-oxide assemblies presenting a wide range of possible structure, size and metal-combination, as well as a high solubility in water and large redox chemistry. These properties are of a great interest in medicine and polyoxometalates are investigated to produce inorganic-drugs against virus, bacteria and tumour cells. Results showed that POMs, such as the PM-8 ([NH3Pr]6[Mo7O24]•3H2O) induced inhibition of tumour cell proliferation, whereas others POMs inhibit DNA- or RNA-virus activation or bacterial growth. While the mechanisms of action of the anti-viral and –bacterial activities are quite well understood, the same does not go for the anti-tumour activity. Nevertheless, the inhibition of tumour proliferation seems to be correlated with the inhibition of certain enzymes such as histone deacetylases and ecto-nucleotidases, or with the programmed death, apoptosis. In this report, these several hypothesis were approach, in a way to explain the anti-tumour, -bacterial and -viral activities of some polyoxometales, but nothing as yet been concluded and further studies are needed for a better understading.
- Aspectos da variabilidade na abundância de juvenis de Mero (Epinephelus marginatus) (Lowe, 1834) (Pisces, Serranidae) na Costa Sul da Ilha Terceira, AçoresPublication . Sousa, Inês IsabelOs juvenis de Epinephelus marginatus são considerados como muito associados às zonas costeiras, o que lhes confere vulnerabilidade. Os objectivos do presente estudo são, nomeadamente, a obtenção de dados preliminares sobre o estado da população de juvenis da espécie na costa sul da Ilha Terceira nos Açores e o estudo paralelo da variabilidade da abundância associada a diferentes condições ambientais, em termos abióticos e em termos de composição específica da comunidade. O procedimento adoptado envolveu a aplicação do método de censos visuais em transectos. Na zona de costa exposta, não se verificou a presença dos juvenis da espécie. Nas baías, a densidade de meros juvenis estimada leva a considerar que há ocorrência de um saudável recrutamento para o manancial da área. As variações de abundância mostraram-se associadas ao grau de protecção das forças hidrodinâmicas proporcionado em cada local. Revelou-se também a preferência dos indivíduos por substratos complexos com disponibilidade de abrigos de tamanho adequado, com presença de pedregulhos irregulares médios e pequenos. A degradação do estado do mar parece levar os indivíduos ao abandono das zonas de baixa profundidade amostradas. As similaridades de Bray-Curtis da espécie com as restantes observadas revelaram-se baixas. Um dos aspectos comportamentais observados nos juvenis foi a tolerância da espécie na compartilha do abrigo com outros predadores crípticos e com conspecíficos.
- ATPases do tipo P como alvos terapêuticosPublication . Brás, Pedro; Aureliano, M.As ATPases do tipo P ou P-ATPases são enzimas transmembranares que controlam o fluxo de iões, tais como, K+, Na+, H+, Ca2+, em diferentes células e organelos celulares. Esses iões desempenham um papel fundamental no controlo da homeostasia e dos gradientes electroquímicos nas células. Devido a esse seu papel importante as ATPases têm sido alvos de estudo nestas últimas décadas. A sua modulação por inibidores é promissora para o tratamento de doenças, tais como, cancro da próstata, isquemia do coração e doenças gástricas. De 18 principais inibidores das bombas Na+/K+; K+/H+ e Ca2+-ATPase são conhecidos os mecanismos de acção de 10 (palitoxina, omeprazol, PCAB, ácido scopadulcico B, tapsigargina, ácido ciclopiazónico, curcumina, 2,5-(t-butil)-dihidroxibenzeno, ouabaína e vanádio). Para os outros apenas se sabe que inibem ou que se ligam a determinada região mas as alterações conformacionais que promovem continuam incertas. Com a utilização da cristalografia de raio x e de estudos de mutação génica têm sido fabricados inibidores cada vez mais específicos e menos tóxicos para as células. Espera-se que num futuro próximo a utilização de inibidores para ATPases do tipo P seja muito vantajosa para o tratamento de várias patologias.
- O "Conde Claros en hábito de fraile" na tradição oral moderna Portuguesa. Entre a recriação e a memóriaPublication . Boto, Sandra; Ferré, PedroEste estudo procura centrar-se nalgumas das inúmeras questões que se encontram por responder relativamente ao romance "Conde Claros en hábito de fraile", em particular no âmbito da tradição oral moderna Portuguesa, aventando propostas de resolução. O objectivo é esclarecer, tanto quanto possível, aspectos que têm levado a crítica a olhar para este romance enquanto sinónimo de "texto-enigma".
- Efeito de peroxinitrito nos resíduos de actinaPublication . Silva, Dorinda; Aureliano, M.Sabe-se que várias patologias estão associadas à existência de dano oxidativo nos tecidos. O peroxinitrito (ONOO-) é um dos agentes oxidantes referido em várias patologias, tais como na disfunção ventricular, na carcinogénese e em doenças neurodegenerativas. Para além destes estudos, verificou-se recentemente que a exposição dos filamentos de actina (F-actina) a fluxos submicramolares de peroxinitrito, provoca uma despolimerização destes filamentos com uma consequentemente inibição da estimulação da actividade ATPásica da miosina. No presente trabalho, estudou-se a susceptibilidade da actina, de músculo esquelético de coelho, à exposição crónica in vitro a peroxinitrito, resultante da decomposição do composto SIN-1. O SIN-1 liberta pulsos lentos das espécies oxidantes de superóxido (●O2-) e óxido nítrico (●NO), que reagem entre si resultando em peroxinitrito (ONOO-). O efeito deste agente oxidante na actina foi analisado medindo a capacidade de polimerização da proteína, a nitração dos resíduos de tirosina e a oxidação dos resíduos de cisteína e de metionina. Após exposição ao SIN-1 observou-se, que o peroxinitrito aumenta o tempo de meia vida (t1/2) da polimerização máxima de G-actina com um IC50 de 58,5 ± 10,4 µM SIN-1. Verificou-se oxidação de císteinas de G-actina, sendo a Cys374 a mais susceptível ao ONOO- (IC50 = 10,9 ± 2,5 µM SIN-1). Identificou-se ainda uma possível oxidação das metioninas nas posições 44 e 47 com valores de IC50 de 58,7 ± 19,2 μM e 30,8 ± 8,8 μM de SIN-1, respectivamente. Não se detectou, no entanto, formação de 3-nitrotirosinas. Apesar da oxidação da Cys374 preceder a oxidação da Met44 e da Met47, os valores de IC50 semelhantes encontrados para a inibição da polimerização da G-actina e para oxidação das metioninas, sugerem que estes resíduos apresentam um papel relevante na oxidação induzida pelo peroxinitrito na actina.
- Efeitos in vivo de oligómeros de vanadato em marcadores de stresse oxidativoPublication . Gândara, Ricardo M. C.; Aureliano, M.Nowadays it is accepted that disturbances in transition metals homeostasis are related to changes in the oxidative status, depleting antioxidant substances and/or raising prooxidant ones or altering the activities of key enzymes in the antioxidant defence. Vanadium is probably involved in such effects. However when its toxicity is studied it is normally misregarded the formation of different vanadate oligomers with different structures, chemical properties and biochemical effects. Liver is one of the organs affected by transition-metals toxicity due to its accumulation. This work’s goal was to seek evidences that show different effects promoted by different vanadate oligomers. We have monitored several markers of oxidative stress by using fluorometric and spectroscopic techniques, and we analysed the in vivo effect of an acute exposure (12, 24 hours and 7 days), to a sub-lethal concentration (5 mM; 1 mg/kg) of two vanadium solutions (metavanadate and decavanadate), on hepatic tissue of Halobatrachus didactylus (toadfish). We observed that decavanadate promote different effects than metavanadate in several parameters, namely catalase activity, glutathione content, lipid peroxidation, mitochondrial superoxide anion production and vanadium accumulation. The results show that under defined experimental conditions, both solutions seem to equally depress ROS production as well as total intracellular reducing power.
- Effect of cisplatin in Mytilus galloprovincialis and of cyclophosphamide, tamoxifen and cisplatin on Ca2+ATPasePublication . Morais, Matilde; Aureliano, M.; Bebianno, Maria JoãoIn the last decade anti-cancer drugs, such as cisplatin, tamoxifen and cyclophosphamide, have seen their use greatly increase. Cisplatin is one of the most common anti-cancer drugs used in the EU which ubiquitous occurrence in surface waters, like rivers and estuaries, is related to the poor removal capacities of waste-water treatment plants (WWTPs). These drugs are genotoxic, cytotoxic, mutagenic and teratogenic. Therefore, this study includes a multibiomarker response analysis on mussel Mytilus galloprovincialis during two weeks of exposure to 100ng/l of cisplatin assessing antioxidant enzyme activity - catalase (CAT), glutathion-S-transferase (GST); lipid peroxidation (LPO) coupled with an enzyme assay to determine the inhibition effect of cisplatin, tamoxifen and cyclophosphamide (IC50) in the Ca2+ -ATPase. Results show that cisplatin does not seem to have an effect in the activity of CAT, GST and LPO and that its IC50 is 13.7 mM. The effect of the other two anti-cancer drugs were tamoxifen 0.271 mM and cyclophosphamide 1.134 μM. which makes Cisplatin much less dangerous than the other two anti-cancer drugs.
- Estabelecimento de modelos celulares de Síndrome de Down: uma nova ferramenta para o estudo do desenvolvimento neuronalPublication . Ventura, Igor; Araújo, Inês; Simão, SóniaA síndrome de Down (DS) é comumente causada pela trissomia do cromossoma 21, e caracteriza-se por deficit cognitivo, alterações na morfologia craniofacial e várias comorbilidades. Desequilíbrios na sinalização neurogénica durante períodos críticos da neurogénese são capazes de afetar a proliferação, migração e diferenciação das células estaminais neuronais, causando microcefalia e perturbação do desenvolvimento cerebral, responsáveis pelo deficit cognitivo. Assim, é de extrema importância compreender como o desenvolvimento cerebral é afetado na DS. Para tal, é necessário desenvolver ferramentas celulares que nos permitam estudar em detalhe o neurodesenvolvimento em células humanas. Deste modo, neste projeto pretendeu-se estabelecer e caracterizar linhas de células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs) obtidas a partir de fibroblastos da pele de pacientes com trissomia 21 (AG06922) reprogramadas com os factores de transcrição de Yamanaka. Para a caracterização da linha, foram utilizados os critérios propostos pela Sociedade internacional de investigação em células estaminais (ISSCR). Dentro dos quais inclui imunocitoquímica, citometria de fluxo, análise da fosfatase alcalina, deteção viral por PCR, capacidade de diferenciação nas 3 camadas germinativas, entre outros. Com a realização deste trabalho foi possível estabelecer com sucesso a linha iPSC proveniente de um paciente com DS. Esta ferramenta celular irá permitir de futuro estudar a diferenciação neuronal e avaliar vias de sinalização que possam estar alteradas nesta patologia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »