CAC4-Vários
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- BAIEG - Boletín da Asociación Internacional de Estudos GalegosPublication . Pazos-Justo, Carlos; Vilar, María Jesús Botana; Lama, María XesúsVisibilizar, articular, fortalecer, Portugal/Lusofonia. O título destas breves palavras de abertura constituíam o lema da candidatura que formulámos em julho de 2022, depois exposta e aprovada por unanimidade no congresso de setembro da Universidade de Varsóvia. Com este lema presente, a atual Junta Diretiva tem tentado revitalizar a nossa Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG); este boletim supõe, neste sentido, a materialização dum dos compromissos adquiridos junto das pessoas associadas na última assembleia e que, por outra parte, é referido nos Estatutos da própria AIEG. O webminário acerca dos Estudos Galegos no Exterior, em foco mais à frente, celebrado em julho passado, foi também uma das nossas propostas que esperamos tenha percorrido.
- Carta a Don RamónPublication . Boto, SandraApressei-me a responder ao seu contacto, como agora se diz, embora a surpresa de receber uma carta de V.ª Ex.ª me tivesse deixado paralisada. Não sei de que modo poderei ser útil a V.ª Ex.ª, mas desde já disponha como entender dos serviços desta já não tão jovem mas permanentemente precária investigadora. São assim os novos tempos. Mas deixe V.ª Ex.ª que lhe dê os parabéns (felicitaciones) pelo seu 150º aniversário (cumpleaños)! Desejo-lhe muita saúde para que possa continuar a brindar-nos com a sabedoria a que nos tem habituado durante o último século e meio, embora já se deva ter apercebido Vª Ex.ª de que nos últimos anos têm surgido algumas vozes dissonantes que carregam (aportan) alguma neblina (niebla) sobre seu trabalho, apontando o dedo ao seu suposto enfoque nacionalista castelhano.
- Carta de ponta grossa de mídia e educaçãoPublication . Pacheco, RaquelEsta carta foi elaborada durante o 30 ECOM.EDU - Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, realizado na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, entre 8 e 13 de setembro de 2013. Considerando que a educação para usar as mídias com autonomia e criticidade é um fator fundamental para que pessoas de todas as idades e nações possam exercer o direito humano universal à liberdade de expressão, entendido como o direito de ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, e independentemente de fronteiras;
- O culto da mãe e as metáforas do cancro da mama: o caso de Fernanda SerranoPublication . Mattos-Parreira, MerjaA modelo, apresentadora e actriz Fernanda Serrano, de 35 anos, foi operada ao cancro da mama na Primavera de 2008. A partir daí, este caso teve uma vasta cobertura mediática, tanto nas revistas femininas e cor-de-rosa (Máxima, Caras, Flash, VIP, Nova Gente, etc.), como na imprensa de actualidades (Público, Correio de Manhã, Visão, etc.) e na televisão. Nesta comunicação analisarei o modo como o assunto “Fernanda Serrano e a doença do cancro da mama” se articula no circuito cultural. Simultaneamente examinarei a forma como o circuito cultural conjuga o culto católico da maternidade com as metáforas do cancro de mama (uma doença maioritariamente do sexo feminino). A minha abordagem também passará pela comparação intercultural, fazendo referência aos universos culturais anglo-americano e finlandês, de matriz protestante.
- A deriva na análise do espaço urbano, na perspetiva da média-arte locativaPublication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Figueiredo, MauroEste artigo reflete sobre a deriva urbana, em contexto pedagógico, realizada na Vila de Caminha, como prática artista e enquanto exercício de experimentação, leitura e análise daquele espaço. Através de tecnologia móvel, nomeadamente smartphones e tablets, aborda-se a média-arte locativa como instigadora da experimentação de espaços urbanos. Explora-se a deriva como exercício de apreensão urbana e processo de procura e levantamento de narrativas locativas. Com base numa investigação teórica e na análise de resultados empíricos obtidos com tecnologias de realidade aumentada atualmente existentes, reflete-se ainda acerca do papel da média-arte locativa na vivência de espaços urbanos e no seu contributo na preservação da memória e identidades locais, pela descoberta e partilha de narrativas georreferenciadas, contextualizando-as e imbuindo-as no próprio espaço físico.
- Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famíliasPublication . Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Pacheco, RaquelO projeto europeu “Um dia na vida” debruça-se sobre uso de meios digitais por crianças com menos de três anos de idade, enquadrado por um interesse pelo consumo de media (digitais) por crianças e jovens, no seio da casa e da família (LIVINGSTONE, 2009), pela literacia digital (MARSH, 2005); e pelo desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância (GILLEN et al., 2007). Nesta comunicação, focamos a metodologia e resultados preliminares do projeto em Portugal, que apontam para a diversidade de mediações dos pais e perceções sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças muito novas.
- Dialectical Polyptych: an interactive movie installationPublication . Mendes Da Silva, Bruno; António, Rui; Rodrigues, João; Tavares, MirianMost of the known video games developed by important software companies usually establish an approach to the cinematic language in an attempt to create a perfect combination of narrative, visual technique and interaction. Unlike most video games, interactive film narratives normally involve an interruption in time whenever the spectator has to make choices. “Dialectical Polyptych” is an interactive movie included in a project called “Characters looking for a spectactor”, which aims to give the spectator on-the-fly control over film editing, thus exploiting the role of the spectator as an active subject in the presented narrative. This paper presents an installation based on a mobile device, which allows seamless real-time interactivity with the movie. Different finger touches in the screen allow the spectator to alternate between two parallel narratives, both producing a complementary narrative, and change the angle or shot within each narrative.
- A discussão da qualidade nos canais culturais públicos: o caso de A2: PortuguesaPublication . Borges, GabrielaEste trabalho apresenta a elaboração de um modelo teórico com parâmetros para a análise da qualidade dos programas de televisão dos canais culturais públicos, com enfoque no estudo de caso da A2: portuguesa. Os parâmetros de qualidade são definidos para cada uma das áreas de actuação da A2:, nomeadamente as áreas cultural, social, infanto-juvenil, educativa e jornalística. Estes consideram as funções gerais a serem desempenhadas para o cumprimento da missão de serviço público de televisão, as funções específicas definidas na Lei da Televisão e no Contrato de Concessão Especial de Serviço Público de 2003, assim como os indicadores de qualidade definidos para a análise dos Planos da Expressão, do Conteúdo e da Mensagem Audiovisual dos programas de cada uma das áreas.
- A importância da participação de crianças e jovens nas práticas de cinema e educaçãoPublication . Pacheco, RaquelHá muitos anos que o investigador David Buckingham (2009) aborda e baseia seu trabalho na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989 (há mais de 25 anos). O investigador destaca que há uma distinção importante entre os diversos tipos de direitos: “(…) os direitos à provisão e protecção por um lado (os ditos direitos passivos) e o direito à participação por outro (os direitos activos)” (2009:17). E afirma a existência de um discurso contemporâneo sobre os direitos das crianças, e talvez o aspeto mais visível deste fenómeno é que este discurso tem-se refletido em diferentes legislações de muitos países. Portugal é signatário desta Convenção e têm o compromisso de aplicá-la de modo prático. O que mais nos interessa nesta parte é percebermos se o direito à participação está presente no dia-a-dia das oficinas de cinema e educação, pois o chão de escola e o dia-a-dia são os melhores medidores para sabermos como estão a serem implementadas as leis sobre os direitos das crianças e jovens.
- A inscrição da memória e a construção audiovisual da realidade: uma análise da série documental "Portugal, um retrato social"Publication . Borges, GabrielaEsta comunicação discute a série documental Portugal, um retrato social sob duas perspectivas. Por um lado discute o papel desempenhado pelo serviço público de televisão ao produzir esta série que aborda a sociedade portuguesa contemporânea. E, por outro lado, analisa o quarto episódio intitulado “Nós e os outros – uma sociedade plural”, que trata das mudanças que ocorreram no país com a entrada de imigrantes estrangeiros nos últimos anos. Este trabalho insere-se no pós-doutoramento sobre a qualidade na televisão realizado no CIAC da Universidade do Algarve (Portugal) e analisa tanto a produção de conteúdos de qualidade que têm como referência a realidade quanto a contribuição da televisão pública para a discussão sobre as relações entre a história e a memória recente do país. Problematiza ainda a contribuição de obras audiovisuais como Portugal, um retrato social no atual processo de inscrição pelo qual a sociedade portuguesa atravessa a partir a obra Portugal, hoje. O medo de existir.