ESS4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Recent Submissions
- Pensamento em Enfermagem: paradigmas, escolas de pensamento, filosofias, teorias, modelos teóricosPublication . Matos, FilomenaO texto aborda conteúdos relativos à evolução do Pensamento crítico de Enfermagem, tendo por base algumas teóricas. Serve de apoio ao estudo da Unidade Curricular Epistemologia, História e correntes de Pensamento em Enfermagem
- Apontamentos de história de enfermagem em Portugal e no mundoPublication . Matos, FilomenaO livro aborda conteúdos relativos à História de Enfermagem em Portugal e no Mundo, resumindo brevemente várias obras importantes. Serve de apoio ao estudo dos estudantes nas Unidade Curricular Epistemologia, História e correntes de Pensamento em Enfermagem
- O desenvolvimento da criança e do adolescente – considerações para o cuidar em enfermagemPublication . Matos, FilomenaO livro aborda conteúdos atualizados relativos ao crescimento e desenvolvimento global da criança desde ao nascimento até aos 18 anos de idade, versando essencialmente o desenvolvimento saudável. Serve de apoio ao estudo dos estudantes nas Unidade Curricular Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- Carolina e o arco-íris das emoçõesPublication . Fernandes, Carla; Matos, FilomenaTrabalhar sobre as emoções junto das crianças, e fazê-los saber que as emoções existem para que nos possamos adaptar a diversas situações, é importante para que a criança se desenvolva harmoniosamente. Neste livro, que é uma mais-valia para pais/ educadores/ cuidadores e crianças, falamos de emoções e qual a sua utilidade.
- Bernardo e o arco-íris das emoçõesPublication . Fernandes, Carla; Matos, FilomenaTrabalhar sobre as emoções junto das crianças, e fazê-los saber que as emoções existem para que nos possamos adaptar a diversas situações, é importante para que a criança se desenvolva harmoniosamente. Neste livro, que é uma mais-valia para pais/ educadores/ cuidadores e crianças, falamos de emoções e qual a sua utilidade.
- Adesão ao Padrão Alimentar MediterrânicoPublication . Mateus, Maria PalmaConferência apresentada no âmbito do Seminário Internacional Experiences on Hospitality, Sustainability and Tourism Innovation, organizado no âmbito do projeto Hostlab, integrado no Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CINTURS), onde se apresentaram os benefícios e desafios atuais da adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico.
- Inovações como impacto na RadiologiaPublication . Almeida, RuiLicenciado em Radiologia, Pós-graduado em Biomedicina, Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde e Doutor em Ciências da Saúde. Exerceu atividade clínica como Técnico de Radiologia durante cerca de 12 anos em Hospitais (CHUA Faro e Portimão), Centros de Saúde (ARS Algarve) e Clínicas privadas na região do Algarve. Atualmente, é Diretor da Área Departamental de Radiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESS-UALG), onde é Professor Adjunto; membro do Conselho Pedagógico e do Conselho Técnico-Científico.
- Regulamento do fardamento para os estudantes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlgPublication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUIO Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg tem como principal objetivo formar profissionais capazes de desenvolver competências humanas, científicas e técnicas num clima de interdisciplinaridade; desenvolver o raciocínio clínico e competências de avaliação/intervenção nas áreas músculoesquelética, neurológica e cardiorrespiratória, ao longo do ciclo de vida e dos diversos contextos de evolução da(s) condição(ões) de saúde; integrar o conhecimento e competências numa prática baseada na evidência através de atitudes, comportamentos e práticas profissionais de excelência. Para que exista uma imagem organizacional e corporativa íntegra e coesa dos estudantes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg, elaborou-se este documento que define e regula a utilização do seu fardamento.
- Regulamento do funcionamento do Ginásio de Fisioterapia da ESSUAlgPublication . CINTRA, RUI; Fontes, Ana Paula; Cavaco, Adriana; Felício, JoãoO presente regulamento destina-se a estabelecer as regras de funcionamento e utilização do Ginásio do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) por parte dos utilizadores. O Ginásio é um espaço vocacionado para a aprendizagem e prática de estratégias de intervenção de Fisioterapia na área das condições cardiorrespiratórias, musculo esqueléticas, neuro musculares, saúde da mulher, condições especiais, quer seja no âmbito do ensino, quer da investigação ou prestação de cuidados.
- Regulamento interno das unidades curriculares de educação clínica da Licenciatura em FisioterapiaPublication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUIA missão do curso de Licenciatura em Fisioterapia é assegurar conhecimentos, competências e aptidões requeridas para o exercício da prática profissional, nomeadamente na área da prevenção, manutenção e recuperação do movimento, promovendo a capacidade e o desempenho funcional, em circunstâncias em que as estruturas e/ou funções estão ameaçadas pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença. O presente Regulamento interno refere-se às Unidades Curriculares de Educação Clínica (dividida em seis módulos/períodos) do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg, orientadas para a aprendizagem em contexto de prática profissional, correspondendo a um total de 60 ECTS (ao longo dos quatro anos do Curso), sendo extensível a todos os Estudantes, independentemente do regime de frequência. Pretende esclarecer todos os intervenientes neste processo de aprendizagem, acerca dos conteúdos programáticos do curso, incluindo os diversos períodos de Educação Clínica e suas finalidades, as competências dos Estudantes enquanto futuros Fisioterapeutas e do Educador Clínico, metodologia da avaliação das Unidades Curriculares, entre outros. Ao longo do curso, os Estudantes frequentam as unidades curriculares de Educação Clínica, integrados em diferentes instituições, contextos e áreas de intervenção onde terão a oportunidade de desenvolver e demonstrar um desempenho profissional competente em situações reais.
