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  • Pensando o cinema educação na escola
    Publication . Pacheco, Raquel
    Este artigo fala sobre a inserção do cinema na escola e discute as vertentes que vêem o cinema como um recurso didático e a que vê o cinema, entre outras coisas, como uma linguagem. É nesse limiar, entre o uso “escolarizado” que reduz o cinema a mais um recurso didático e o uso do cinema como objeto de experiência estética e expressiva da sensibilidade, do conhecimento e das múltiplas linguagens humanas que iremos analisar. As dimensões do cinema e das pedagogias utilizadas nos processos de trabalho com o cinema e educação dentro da escola são aqui repensadas.
  • Linguagem audiovisual: jovens, pedagogia e participação
    Publication . Pacheco, Raquel
    Com base na nossa experiência como docente, este artigo tem como objetivo analisar as práticas de produção audiovisual e seus conteúdos, num contexto participativo com jovens universitários entre os 19 e 23 anos. Como aporte teórico, discutimos a linguagem audiovisual a partir da educação para os media, utilizando a pedagogia participativa (Freire, 2005) no âmbito universitário. Analisamos neste texto nossa prática docente, durante os anos letivos de 2016 e 2018, no curso de Ciências da Comunicação quando ministramos a cadeira Atelier de Televisão I e II onde a linguagem audiovisual trabalhada de modo teórico/prático com os jovens é a principal temática.
  • Arte, entretenimento e política: o cinema no contexto educativo
    Publication . Pacheco, Raquel
    Focamos nos principais projetos de cinema e educação, tendo como certeza que um campo é uma constituição de elementos em constante movimento. Identificamos e refletimos sobre o surgimento e desenvolvimento do cinema e educação em Portugal, assim como seus atuais desafios. Escrito com a intenção de sistematizar as informações e dados encontrados durante nossa pesquisa, este texto aborda contextos históricos e políticas públicas com enfase nos projetos que são implementados. Analisamos os motivos e movimentos que impulsionaram e que continuam a impulsionar este campo, assim como aquilo que o retrai e que vem limitando seu crescimento.
  • Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção
    Publication . Pacheco, Raquel
    Este artigo apresenta o trabalho de investigação-acção desenvolvido durante a tese de mestrado Quando jovens ganham voz. Uma pesquisa etnográfica sobre media e culturas juvenis. O projecto foi realizado com jovens de uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa e enquadra-se na linha de orientação do Projecto Crianças e Jovens em Notícia que procura identificar, compreender e analisar os modos e formas de recepção de crianças e jovens em relação aos media. Assim, o objectivo desta investigação foi perceber a visão destes jovens, como eles se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Para isso, trabalhamos conceitos como violência e cidadania. A partir da exibição dos filmes Zona J e Cidade de Deus foram realizados debates em grupo, onde trabalhamos esses temas de acordo com a realidade e o dia a dia destes jovens. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa (por parte da investigadora) um diário de bordo retratando os encontros. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição dos filmes, nas aulas e nos encontros de uma maneira geral, que pretendíamos estimular o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizar um vídeo onde estes rapazes foram os protagonistas, tanto no processo de idealização (pré-produção), como no processo de produção/execução e pós-produção (edição, música, etc.). O vídeo realizado é um documentário de 28 minutos, composto basicamente por depoimentos de vários jovens (alguns alunos da turma, outros alunos da escola e também de fora desta) e tem como objectivo ser um veículo para que estes jovens ganhem voz, contem a sua versão da história e sejam protagonistas do seu próprio filme, da sua própria história de vida. A metodologia utilizada, os acertos, (des)acertos e resultados obtidos através desta investigação serão relatados nesta comunicação.
  • Panorama do cinema e educação em Portugal: prespectivas históricas e desafios atuais
    Publication . Pacheco, Raquel
    Este trabalho identifica e oferece uma leitura sobre o surgimento e desenvolvimento do campo do cinema e educação em Portugal, assim como seus atuais desafios. Escrito com a intenção de sistematizar as informações e dados encontrados durante nossa pesquisa, este texto aborda contextos históricos com ênfase nas políticas públicas. Analisamos os motivos e movimentos que impulsionaram e que continuam a impulsionar este campo, assim como aquilo que o retrai e que vem limitando seu crescimento. Focamo-nos nos principais projetos de cinema e educação, tendo como certeza que um campo é uma constituição de elementos em constante movimento.
  • DocNomads, Ao-Norte e ESE: um projeto de literacia cinematográfica implementado em Viana do Castelo
    Publication . Almeida, Carlos; Soares, Ana Isabel; Moura, Anabela; Pacheco, Raquel
    There is a consensus around the recognition of cinema as a means of acquiring media literacy. The problematization of cinema as an artistic expression and the promotion of interdisciplinarity between the areas of communication, cinema and education and artistic education in particular that have been established in the field of Communication Science teaching, such as Lobo (1999), Pacheco (2016), Migliorin (2015) and others argue, have been applied to many other areas, such as the training of managers in the areas of higher education, in the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESE-IPVC). the arts and culture, specialists in light, sound and image courses and teacher training (Moura et al, 2017). In this context, the objective of this article is to analyze a research project that is repeated annually, when students are confronted with the documentary cinema and its concepts, the cinematographic literacy, the analysis of fixed and moving images, resulting in the creation of documentary films at from the text of Almada Negreiros "Manifesto Anti Dantas".