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  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: propostas
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Apresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de diagnóstico
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Procede-se ao diagnóstico dos padrões de mobilidade na cidade de Loulé, à caracterização da rede viária, do parque automóvel e dos modos suaves. O automóvel domina no espaço urbano. Ocorrem insuficiências ao nível das ciclovias e dos espaços pedonais.
  • Plano de mobilidade sustentável de Faro: relatório de objectivos e conceito de intervenção
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Este relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
  • Corredor pedonal acessível para todos definido pela ACAPO na cidade de Faro
    Publication . Afonso, Joana; Pires Rosa, Manuela
    No âmbito da elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável (PMS) de Faro, foi desencadeado pela autarquia e pela equipa técnico/científica da Universidade do Algarve (UAlg) um processo de participação pública que envolveu, entre outros agentes da comunidade, a Delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Esta entidade, entre os seus contributos, propôs tornar acessível um corredor pedonal, na cidade de Faro, entre a sede da ACAPO e a estação ferroviária, passando por diversos equipamentos sociais tais como: a estação rodoviária, a baixa comercial, um teatro municipal (Lethes), o mercado municipal/loja do cidadão, entre outros, numa extensão de cerca de 2 km. Pretende-se com a presente comunicação apresentar o processo inovador de participação da ACAPO e do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve na concretização de um estudo prévio do corredor pedonal proposto, e o correspondente diagnóstico de barreiras urbanísticas e apresentação de soluções técnicas. O trabalho desenvolvido foi interactivo, envolvendo sistematicamente um grupo de munícipes com deficiência visual e os alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Algarve (disciplina de Estradas e Arruamentos) sob a coordenação da Dra. Joana Afonso (técnica de Orientação e Mobilidade da ACAPO) e da Doutora Manuela Rosa (docente da UAlg). Odiagnóstico das barreiras actualmente existentes, incidiu sobre: a ausência de um canal de circulação livre de obstáculos (em largura e em altura); a largura de passeios com dimensões inadequadas na maioria dos troços do percurso; a existência de mobiliário urbano desadequado e que põe em causa a segurança dos utilizadores; a falta de rebaixamento de lancis nas passagens de peões e a inexistência de passadeiras em algumas travessias da faixa de rodagem; a utilização abusiva do espaço afecto aos passeios por parte dos automobilistas, comerciantes e moradores; o mau estado dos pavimentos; entre outros. As soluções apresentas segundo o conceito e os princípios do design universal, estão enquadradas pelo decreto-lei n.º 163/06 de 8 de Agosto (que regulamenta a acessibilidade de espaços públicos, equipamento colectivos e edifícios públicos ehabitacionais) e tornam-se mais ambiciosas no que respeita às soluções propostas para responder às necessidades concretas dos peões com deficiência visual, nomeadamente ao nível da informação complementar sonora e táctil e da necessidade de melhorar os contrastes cromáticos em determinados pontos importantes, sendo, neste caso, apoiadas pelas boas práticas de outros países. Saliente-se que o estudo prévio foi publicado no Relatório de Propostas do PMS de Faroeposteriormente compilado numa ficha técnica do Manual de Boas Práticas para uma Mobilidade Sustentável da Agência Portuguesa do Ambiente. Existe um compromisso do Município de Faro para a execução do corredor pedonal proposto. Para além dos benefícios práticos para quem o utiliza, este corredor permitirá testar as boas práticas preconizadas no PMS, que serão avaliadas pelos próprios utilizadores, esperando-se uma elevada utilização, uma vez que será concebido de acordo com os princípios do Design Universal, garantindo a TODOS os cidadãos o direito ao acesso físico, à cidade e aos serviços associados.
  • A evolução do ensino do desenho universal no meio edificado na Universidade do Algarve
    Publication . Pires Rosa, Manuela
    Com esta comunicação pretende-se apresentar a experiência de ensino-aprendizagem sobre o Desenho Universal no meio edificado, desenvolvida na última década no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no curso de Licenciatura em Engenharia Civil. Este conteúdo programático foi assumido perante a perceção da dimensão social da sustentabilidade que considera objetivos específicos alusivos à equidade social, à igualdade de oportunidades e à participação ativa de todos os cidadãos na sociedade. Estes atributos também estão associados ao paradigma da inclusão social que está intrinsecamente relacionado com a emergência da educação inclusiva.
  • Proposta metodológica para avaliação da acessibilidade universal em percursos pedonais: o caso do centro histórico de Faro
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de Santos
    Num contexto de turismo acessível é necessária a existência de redes pedonais que detenham um conjunto de atributos de qualidade que garantam usabilidade por todos os cidadãos. Garantir um meio físico acessível é considerado um critério de qualidade, que torna as deslocações pedonais mais agradáveis, não só para idosos e pessoas com deficiência, mas para toda a população residente e turistas. No estudo de caso averigua-se se as características físicas das infraestruturas pedonais, de interesse cultural, localizadas no Centro Histórico de Faro, respeitam as exigências do Regime Jurídico Nacional da Acessibilidade. Formula-se uma metodologia de avaliação da acessibilidade universal das infraestruturas pedonais através da construção de indicadores de desempenho. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços e apresentado espacialmente com recurso a um Sistema de Informação Geográfica. O diagnóstico confirma a existência de infraestruturas pedonais inacessíveis, propõem-se soluções e conclui-se da necessidade de desencadear processos de regeneração urbana que potenciem o turismo cultural acessível. In a context of accessible tourism it is necessary that pedestrian networks hold a set of attributes of quality that guarantee usability by all citizens. An accessible physical environment should be considered as a criterion of quality, which will make pedestrian dislocations more pleasant not only for the elderly and people with disabilities but for the entire resident population and tourists. In the case study it is ascertain whether the physical characteristics of pedestrian infrastructures of cultural interest, located in the Historical Center of Faro, comply with the requirements of the Portuguese Accessibility Legislation. Therefore, it has been created a methodology for assessing the universal accessibility of pedestrian infrastructure through the construction of performance indicators. The diagnosis is achieved through a model of evaluation of the degree of conformity of the spaces and presented spatially with appeal to a Geographical Information System. The diagnosis confirms the existence of inaccessible pedestrian infrastructure, some solutions are proposed and concludes the need to trigger processes of urban regeneration that promote accessible and cultural tourism.
  • Acessibilidade para todos no espaço urbano e nos transportes. Uma condição para uma vida independente e qualidade de vida
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Gil, Fábio Cavaco
    Uma sociedade baseada na igualdade de direitos humanos tem de garantir aos seus cidadãos condições para terem autodeterminação, fornecendo os meios adequados para uma vida social e económica ativa. Neste âmbito, a acessibilidade universal a espaços, serviços e produtos surge como uma condição essencial para se ter autonomia. Desta forma, a construção de sociedades inclusivas requer que na conceção e reabilitação dos espaços urbanos e edificados, dos sistemas de transporte e de comunicação se atenda ao conceito e aos princípios do Design Universal. Pretende-se com a presente comunicação apresentar os atributos da acessibilidade universal nos espaços urbanos e nos transportes que contribuem para potenciar a vida independente dos cidadãos e a sua qualidade de vida.
  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de objectivos e conceito de intervenção
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Este relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
  • Plano de mobilidade sustentável de Faro: propostas
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Apresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
  • Infraestruturas pedonais acessíveis para todos em passagens de nível
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Mello, Germana
    O Projeto ACCES4ALL - Acessibilidade para Todos no Turismo focaliza-se em interfaces modais e em infraestruturas pedonais projetadas de acordo com os conceitos de “Design Universal” e de “Age Sensitive Design” seguindo princípios de equidade social na usabilidade dos espaços. Um dos objetivos é apresentar soluções de acessibilidade universal de uma infraestrutura pedonal localizada na povoação de Parchal (Concelho de Lagoa). O troço rodoviário atravessa a linha férrea através da passagem de nível do Parchal. As passagens de nível constituem um dos elementos da rede rodoviária e devem garantir acessibilidade universal, segurança e comodidade a todos os cidadãos, sendo então necessário integrá-las na rede pedonal. Em Portugal existem centenas de passagens de nível que foram dimensionadas para o automóvel. Atualmente na requalificação de infraestrutura viárias urbanas devem-se considerar as especificidades do peão, segundo pressupostos associados à mobilidade sustentável e inclusiva. Com esta comunicação pretendem-se apresentar parâmetros urbanísticos associados à acessibilidade universal em atravessamentos de nível pedonais, tendo-se recorrido a pesquisa bibliográfica internacional. Os resultados indicam que existe alguma homogeneidade de soluções técnicas que poderão enriquecer o normativo português.