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- Instrumentos de turismo sustentável - Práticas ambientais no setor hoteleiro do AlgarvePublication . Arraes Viegas, MargaridaO Turismo foi considerado, durante muito tempo, uma ac- tividade económica limpa e não poluente, a então designada “indústria sem chaminés”. No entanto, à medida que cresceram as preocupações ambientais e que se desenvolveu o conceito de sustentabilidade, foram-se evidenciando as consequên- cias ambientais negativas do desenvolvimento turístico. O sector hoteleiro, enquanto principal componente do produto turístico, interage directamente com o ambiente e da sua actividade decorrem impactos negativos relevantes pelo que, a partir dos anos noventa, o sector começa a adoptar várias iniciativas voluntárias no sentido de melhorar o seu com- portamento ambiental. De entre os instrumentos de turismo sustentável aplicados voluntariamente pelos hotéis, os mais comuns são os códigos de conduta, as boas práticas ambien- tais, as eco-etiquetas, os sistemas de gestão ambiental (SGAs) e os indicadores ambientais. Com este trabalho pretende- se analisar a experiência com as boas práticas ambientais nos hotéis do Algarve e assim avaliar da sua contribuição para o desenvolvimento turístico sustentável da região.
- International mobiliy of a community of students from the Universidade do AlgarvePublication . Arraes Viegas, Margarida; Baleiro, RitaThis study compiles data on the mobility of a group of Portuguese public higher education students. It aims to understand how these young people are seeing their professional future and the hypothesis of international labour and academic mobility in a period of economic and social crisis. Based on data from a survey applied to 425 students of the Universidade do Algarve in 2016, their predisposition for mobility is analysed according to their professional perspectives, demographic characteristics and language skills. The results show that most of the respondents (69.6%) consider the possibility of working abroad and that this intention is motivated by the disbelief of reaching, in Portugal, work that provides stability and security, good remuneration conditions and social prestige. The possibility of an international academic experience, considered by 60.7% of the students, is not associated with the benevolent selfassessment of language skills. However, in the case of labour mobility, it was seen that this predisposition is greater amongst those who express greater confidence in their English skills.
- A influência dos stakeholders na gestão ambiental dos hotéis do Algarve: análise das relações estruturais subjacentesPublication . Arraes Viegas, MargaridaNo presente trabalho efetua-se uma análise dos stakeholders das unidades hoteleiras algarvias e da influência por eles exercida nas ações de gestão ambiental destes estabelecimentos. Utilizam-se as técnicas estatísticas de Análise de Componentes Principais e de Análise de Equações Estruturais, com recurso aos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares-PLS), método cuja aplicação se pretende exemplificar. Os resultados obtidos permitem diferenciar os stakeholders em função da pressão ambiental que lhes é percecionada e detetar diferentes influências por eles exercidas nas duas dimensões da gestão ambiental empiricamente determinadas
- Climate-friendly Hotels and the promotion of sustainability in Tourist Destinations: A study in Algarve from Hotel Management PerspectivesPublication . Arraes Viegas, MargaridaTourism promotes the interaction of visitors with destination places and their communities, resulting in a set of impacts for the local population. Although traditionally no major environmental damage due to tourism in general, and hospitality, in particular, has been recognized, as the concept of sustainability develops, its negative impacts are becoming evident. As the hotel sector is one of the most important components of the tourism offer, minimizing its environmental impacts plays a fundamental role in the sustainability of tourist destinations. Since Algarve is one of the top 20 travel destinations worldwide, the present study aims to identify the environmental behaviour of the hotels in the region and thus evaluate their contribution to the sustainability of this tourist destination. In the empirical analysis, statistical techniques such as principal components and cluster analysis were used, and the results allowed the identification of three groups with different environmental behaviours.
- Good environmental practices in the hospitality sector: the case of the AlgarvePublication . Arraes Viegas, MargaridaThe emergence of serious socio-environmental problems, during the later half of the 20th century, started an intense mobilization which aimed to find a new model of development which would allow the equilibrium of economic, social and environmental issues. This new paradigm, known as sustainable development, started at the beginning of 1970s, bringing along the humanization of the concept of development, thereafter in-cluding the concern with preserving our resources for the future genera-tions. This new perspective quickly spread out through the tourism industry, since tourism is a crucial factor for economic development, and gathers enormous potential to promote better social and environmental conditions which, in turn, contribute to the sustainable development of communities and in-coming countries. The hotel sector, as the main com-ponent of the tourism product, interacts directly with the environment and its activity causes important negative impacts. Thus, since the 1990s, this sector began to adopt several spontaneous initiatives in order to improve its environmental behavior. Amongst these initiatives, the most common are the codes of conduct, good environmental practices, eco-tags and the EMS (Environment Management Systems). This study analyses how good environmental practices have been experienced and implemented by hotels in the Algarve region (Portugal) and aims to assess the hotels' contribution for sustainable tourism in the region. The main results indicate that the en-vironmental practices considered are still insufficiently implemented, with the best results being for those related to energy management. The majority of the hotels contacted have neither an environmental management system nor any kind of environmental certification, leading to the conclusion that the hotel sector in the Algarve should be investing more, and more effec-tively, in the implementation of environmental actions that will allow it to contribute in a more significant manner to tourism sustainability in the region.
- As estatísticas do turismo e a uniformização de conceitosPublication . Arraes Viegas, MargaridaO Turismo é considerado como um dos setores de maior importância estratégica da atualidade, uma vez que se espera que a economia do séc. XXI assente nos chamados três Super Serviços: as Telecomunicações, as Tecnologias de Informação e as Viagens e Turismo. Os aspetos referidos apresentam por si só, uma dimensão da necessidade do conhecimento detalhado da estrutura do sector do turismo, bem como do acompanhamento da sua evolução. A informação estatística surge assim como um instrumento importante, quer na definição de medidas de política e avaliação do seu impacto, como igualmente na gestão corrente dos negócios de Estado e das empresas. Por outro lado, a existência de uma adequada informação estatística viabiliza a elaboração de diagnósticos sectoriais e sub-setoriais, além de facilitar a atividade dos agentes económicos e a própria transparência do mercado. Mas a informação estatística só é verdadeiramente útil se for comparável no tempo e no espaço, o que implica a adoção de definições e nomenclaturas comuns. Como nota Meis (1992), a indústria turística envolve conceitos que têm permanecido obscuros, o que tem dificultado o desenvolvimento de informação estatística fiável ou credível. Segundo Gee, Makens e Choy (1989), a investigação em turismo necessita de definições padronizadas para que se possam uniformizar parâmetros, pois sem essas definições não pode haver concordância no estudo do turismo como atividade económica e do seu impacto a nível local, nacional ou mundial: são necessários dados comparáveis, o que implica que sejam utilizados critérios idênticos na obtenção desses dados.
- Social networks and digital influencers: their role In customer decision journey in tourismPublication . Guerreiro, C; Viegas, Margarida; Guerreiro, ManuelaSeveral studies have shown the impact of social media on tourism and the role of digital influencers. However, the relationship between social media, digital influencers, and the customer decision journey has not been much studied. To help fill this gap, the present study examines the role of digital influencers during each phase of the customer decision journey using an online survey. The findings from 244 social media users show that the majority use social networks when planning a trip, however, sharing the experiences of other travellers is not a relevant aspect. While, overall, digital influencers have no significant impact, their followers tend to value their content, visit the sites they suggest, and share their own experiences, mostly through Instagram.
- Desenvolvimento Turístico Sustentável: avaliação do comportamento ambiental dos hotéis algarvios e análise estrutural da influência dos stakeholdersPublication . Arraes Viegas, Margarida; Perez, JuanA procura por um modelo mais sustentável de sociedade tem-se transformado, ao longo das últimas décadas, numa verdadeira vaga de fundo à escala internacional. A emergência de graves problemas socio-ambientais, na segunda metade do século passado, à escala global, fez eclodir uma intensa mobilização no sentido de encontrar um novo modelo de desenvolvimento que permitisse compatibilizar os aspetos económicos, sociais e ambientais. Esse novo paradigma, conhecido como desenvolvimento sustentável, surge no início da década de setenta do século XX e traz consigo uma humanização do conceito de desenvolvimento, passando a incluir a preocupação com a preservação dos recursos para as gerações futuras. As empresas, unidades básicas de organização económica, desempenham um papel crucial para solucionar os desafios colocados pelo paradigma da sustentabilidade, segundo o qual se orienta um conjunto de influências e práticas, nas quais se insere a responsabilidade social empresarial (RSE) e, mais concretamente, a responsabilidade ambiental (RAE), visando um comportamento social e ambientalmente mais responsável. Neste contexto, a responsabilidade ambiental da empresa concretiza-se no seu comportamento ambiental que, por sua vez, reflete as suas opções de gestão ambiental e respetivas estratégias. Através da análise das estratégias de gestão ambiental é assim possível aferir o comportamento ambiental das organizações, o que consiste, de acordo com Boiral (2006), numa forma de avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Sendo o Algarve a principal região turística de Portugal e o turismo o principal motor de crescimento da economia algarvia, a presente investigação incide sobre as estratégias de gestão ambiental das suas empresas hoteleiras, com o objetivo de caracterizar o seu comportamento ambiental e assim avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável desta região. Neste sentido, a análise empírica centrar-se-á nas medidas ambientais implementadas pelas unidades hoteleiras algarvias, de forma a identificar a existência de diferentes posicionamentos estratégicos e definir assim uma taxonomia de estratégias ambientais. Estas serão depois caraterizadas em função de uma bateria de variáveis referidas na literatura como relacionadas com a estratégia ambiental empresarial. De entre essas variáveis dedica-se particular atenção à pressão exercida pelos agentes sociais que consiste, de acordo com Sharma e Starik (2004), numa das principais forças impulsionadoras do desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental proativas. A análise empírica será desenvolvida em 2 etapas. A primeira tem como objetivo a identificação e caraterização das estratégias ambientais implementadas pelos hotéis algarvios. São utilizadas técnicas de Análise de Componentes Principais e Análise de clusters bem como diversos testes estatísticos (t, X2, Kruskall-Wallis, LSD, Anova, Scheffé). A segunda etapa tem como objetivo analisar a influência dos stakeholders nas referidas estratégias pelo que é efetuada uma modelização por equações estruturais (SEM - Structural Equation Modelling), com recurso ao Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS - Partial Least Squares).