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- Augmented reality system to assist inexperienced pool playersPublication . Figueiredo, Mauro; Gomes, Cristina; Gomes, José; Lopes, JoãoCombining mobile technologies with Augmented Reality (AR) has recently enabled the ubiquity of AR technologies in our everyday life. Many schools are implementing 1:1 iPad or Bring Your Own Device (BYOD) programs and in this way smartphones and tablets are being increasingly used by students to improve learning. There are many augmented reality (AR) applications available that can be used to create educational contents for these mobile devices. This paper surveys the most popular augmented reality applications and we select AR eco-systems to be used in daily teaching activities which are user friendly, do not require programming skills and are free. Different augmented reality technologies are explored in this paper to create teaching activities with animations, 3D models and other information to be shown on top of interactive documents. It is presented the creation of a novel augmented reality book that was developed with teachers and students. Several examples are also presented that are used in educational activities, from kindergarten to elementary and secondary schools, to improve reading, comprehension and learning of music. It is also presented the application of augmented reality to help students of the first year of mechanical engineering to better understand the drawing of orthographic views. These examples illustrate several approaches that were presented to students of Science Education at the Algarve University that will be future teachers.
- Realidade aumentada e gamificação. Desenvolvimento de aumentações num manual escolar de educação musicalPublication . Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra de Almeida, José; Gomes, JoséO tema proposto nesta comunicação versa a problemática da introdução de estratégias de gamificação em contextos de aprendizagem formal por meio de objetos didáticos tecnológicos mediados por livros aumentados, sugerindo uma parceria simbiótica entre o livro tradicional em formato de papel e uma abordagem pedagógica que se atualiza ao incorporar os mecanismos próprios dos jogos de vídeo. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo validar ou inferir a hipótese suportada pela nossa observação de que o emprego destes artefactos e estratégias aportam ganhos à instrução, constituindo profícuas ferramentas pedagógicas. No decurso da pesquisa tentamos apreender os fenómenos investigados no contexto em que ocorreram, pelo que adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de génese construtivista, com especial incidência numa tipologia de investigação desenvolvimento (development research). Utilizamos em concomitância a metodologia de estudo de caso, nas vertentes descritiva e interpretativa, para caracterizar a utilização dos objetos protótipos desenvolvidos num projeto real, com condições não simuladas. Este artigo sintetiza um estudo de caso realizado no âmbito de uma investigação de tese de doutoramento pelo que os resultados relativos à pesquisa efetuada serão apresentados e discutidos, ponderando-se as possíveis ilações a partir dos dados recolhidos.
- Creating learning activities using augmented reality toolsPublication . Figueiredo, Mauro; Gomes, José; Gomes, CristinaThere is an increasing number of students usingsmartphones and tablets in schools. Mobile devices gained pop-ularity as an educational tool and there are many schools thatused them frequently in educational activities to improve learning.There are many augmented reality (AR) applications availablethat can be used to create educational contents for these mobiledevices. This paper surveys the most popular augmented realityapplications. Our goal is to select AR eco-systems, for educationalpurposes, that are user friendly, that do not require programmingskills and are free, so that they can be used in daily teachingactivities. We also present teaching activities created with thesetools that use different augmented reality technologies for creatinganimations, 3D models and other information to be shown ontop of interactive documents. The examples presented are used ineducational activities in kindergarten and to improve the learningof music and orthographic views in elementary and secondaryschools.
- A realidade aumentada, a gamification e os dispositivos móveis como estratégias de promoção da literacia digital. Projeto “Livros com Voz”Publication . Gomes, Cristina; Gomes, José; Figueiredo, Mauro; Bidarra, JoséNa sociedade atual, a capacidade de usar a informação escrita de forma generalizada é essencial, tanto mais verificando-se com crescente acuidade serem o conhecimento e a informação fatoresdeterminantes da integração social. Neste sentido, a promoção da literacia, aqui entendida como um conceito que se aproxima do domínio psicolinguístico, destacando o uso do saber transmitido, “a capacidade de usar as competências (ensinadas e aprendidas) de leitura, escrita e cálculo” (Pinto, 2010), realiza e reforça a liberdade individual, permitindo a igualdade de acesso a todos os direitos humanos fundamentais. Recentemente, com o advento das novas tecnologias de informação, surgiu um novo tipo de iliteracia, aquela que se relaciona com a incapacidade de aceder aos fluxos informacionais virtuais, verificando-se, sobretudo entre as camadas mais jovens, a dissociação entre o livro impresso e a recolha de informação acrítica via Internet. É neste contexto que surge o projeto “Livros com Voz”, projeto implementado noagrupamento do ensino básicoe secundáriodo Concelho deMatosinhos, com a colaboração da biblioteca escolar (CRE-Centro de Recursos Educativos). “Livros com Voz” associaao livro em formato de papel camadas de informação digital (áudio, animações, jogo de conhecimento) através da tecnologia da realidade aumentada.Osconteúdos digitais foram realizados com a participação ativa dos jovens e podem ser acedidos a partir dos novos dispositivos de computação móvel.O presente artigo centra-se, essencialmente, na apresentação descritiva e interpretativa deste projeto, utilizando-se a metodologia de estudo de caso.
- Project "flappy crab": an edu-game for music learningPublication . Gomes, José; Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra, JoséThis paper discusses some possibilities of gamification and remixing process for music education.Analysesalsothe concepts of gamification, mashup, remix and presents its possible usage in education –music teaching -throughthe development of the project/educational game “Flappy Crab”.The article begins with a brief introduction to the concepts of education, gamification, remix and mashup and software development. After that, we will make the summarypresentation of the music edu-game “Flappy Crab”, a clone of the GEARS Studios Flappy Bird,developed for mobiles devices with the Unity3D game-engine.
- Musical peddy-paper: a collaborative learning activity suported by augmented realityPublication . Gomes, José; Figueiredo, Mauro; Gomes, Cristina; Amante, LúciaGaming activities are an integral part of the human learning process, in particular for children. Game-based learning focuses on motivation and children's engagement towards learning. Educational game-based activities are becoming effective strategies to enhance the learning process. This paper presents an educational activity focusing to merge mobile computing devices and Augmented Reality, as a means to engage student in collaborative learning towards the Aesthetical Periods of Music History. The Musical Peddy-paper proposes student to use their mobile computing devices (smartphones/ tablets) to find eight stations scattered in a set location, and then use their music literacy skills to find the correct answer in each station. Collaborative work is required to find the stations and the answers to the clues. The musical Peddy-paper was developed mixing Geo-location and Augmented Reality concepts. Geo-location Points of Interest (POI’s) where set through Hoppala platform. Augmented Reality browsing and QRCode reading is supported by the LAYAR platform. In this paper, we introduce the concept of game-based activities as a tool to promote motivation and engagement towards learning, and fully explain the development process of the activity. We conclude this paper presenting the conclusions contemplating the use of this activity among a group of children from the 2nd Cycle of Basic Education in Basic School Maria Manuela de Sá, Matosinhos – Portugal.
- Projeto “Flappy Crab”. Um jogo educacional para o ensino da músicaPublication . Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra, José; Gomes, JoséEste artigo apresenta um jogo educacional, o projeto “Flappy Crab”, destinado ao ensino de conteúdos programáticos relacionados com a disciplina de Educação Musical. Fazendo uso de processos tais como a gamification e o remix, pretende avaliar os possíveis impactos que a sua utilização porventura possa ter na aprendizagem e desenvolvimento de competências relacionadas com a memória auditiva, a discriminação qualitativa de alturas de sons musicais (em uma tessitura de uma oitava com ponto central nos 440 Hz), a identificação visual dos símbolos da notação musical e respetiva organização segundo as regras gramaticais da grafia sonora. O jogo está a ser introduzido junto de um grupo de cerca de 30 adolescentes, durante um período de, aproximadamente, 6 meses, ao longo dos quais serão recolhidos dados; todavia, no presente artigo, far-se-á já a resenha dos dados preliminares até à data recolhidos. Neste artigo falaremos igualmente, ainda que de forma sucinta, do motor de jogo utilizado no desenvolvimento desta aplicação educativa, o UNITY.
- Augmented reality tools and learning practice in mobile-learningPublication . Figueiredo, Mauro; Gomes, José; Gomes, Cristina; Lopes, JoãoThere are many augmented reality (AR) applications available that can be used to create educational contents for these mobile devices. This paper surveys the most popular augmented reality applications and we select AR eco-systems to be used in daily teaching activities which are user friendly, do not require programming skills and are free. Different augmented reality technologies are explored in this paper to create teaching activities with animations, videos and other information to be shown on top of interactive documents. It is presented the creation of a novel augmented reality book that was developed with teachers and students. Several examples are also presented that are used in educational activities, from kindergarten to elementary and secondary schools, to improve reading, comprehension and learning of music.
- Ler+saber+desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do ensino básicoPublication . Gomes, José; Figueiredo, Mauro; Amante, Lúcia; Gomes, CristinaNa atual sociedade da informação, a capacidade de navegar por complexas paisagens digitais é uma competência com repercussões globais na educação, no trabalho e no acesso à cultura. Em contextos de ensino-aprendizagem, as competências leitoras são um elemento-chave para a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimento e envolvem a leitura extensa de textos, sejam de natureza literária, de ficção ou manuais escolares. Os jogos são uma parte integral da aprendizagem humana e os alunos mais jovens exploram os jogos e atividades lúdicas como parte integrante das suas vidas, pelo que, caraterísticas dos jogos têm sido implementadas com sucesso como um processo para cativar e motivar os alunos para os processos de ensino-aprendizagem em vários níveis de educação.Neste contexto, esta comunicação, apresenta o protótipo de uma aplicação (app) que se enquadra na categoria quizz-game/educação, denominado Ler+Saber+, cujo objetivo é promover a motivação para a leitura entre alunos do 2.º Ciclo do ensino básico. O artigo introduz a literacia da leitura, os conceitos de serious gamese de mobile learning. Descreve-se ainda, de um modo sucinto, a metodologia de desenvolvimento utilizada, o programa de criação de conteúdos e o storyboard. No final aborda-se a metodologia de investigação a privilegiar e as possibilidades de trabalho futuro.