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- Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Vicente, Bianca; Abrantes, António; Miranda, DulceO objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
- The paradigm shift in medical imaging education and training in EuropePublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos Alberto da; Vicente, Bianca; Abrantes, António; Azevedo, KevinThe main goal of this literature review is to discuss the emerging trends, challenges and opportunities in the field of medical imaging education in Europe due to the Covid-19 pandemic scenario that forced the remodeling of the teaching and learning process. A bibliographic search was carried out in the main databases and from resources available in scientific and professional associations in Europe. Exclusion criteria included articles without contributions on distance learning or active learning. Education and training in medical imaging field had to readapt and the usual opportunities for medical imaging and radiotherapy (MIR) students to learn in person in the classroom, lab and clinical settings, had to be quickly transformed into distance learning opportunities. Thus, online education became a pedagogical shift from traditional method to the modern approach of teaching and learning from classroom to Zoom, from personal to virtual and from seminars to webinars, leading to the emergence of innovative teaching models. Moreover, student-centered strategies such as flipped classroom and game-based learning have been recently applied in health professions education with positive and very promising results. In conclusion, due to the pandemic crisis, MIR educators and students find themselves in the situation where they felt compelled to embrace the digital academic experience, allowing the progressive innovation of e-learning. In this context, game-based learning appears to be effective for improving knowledge, skills, attitudes and satisfaction and should be considered as a potential systematic tool in the field of medical imaging education. Therefore, preparedness of radiographers depends on the application of effective training and education methodologies that allows excellent clinical performance and maintaining high quality and safety standards, both through undergraduate course and continuous professional development.
- Literacia Radiológica: o que os utentes sabem sobre radiação ionizante?Publication . Vicente, Bianca; Mestre, Diogo; Almeida, Rui; Rodrigues, Sónia; Abrantes, António; Ribeiro, Luís PedroA exposição a fontes de radiação para fins médicos é uma componente essencial e estabelecida na prática médica que apresenta benefícios inquestionáveis, mas também riscos associados. Como tal, é necessária a sensibilização da população para a perceção dos riscos de forma a melhorar os seus níveis de literacia. Através de um estudo descritivo-correlacional pretendeu-se avaliar o conhecimento dos utentes sobre a radiação ionizante e os seus potenciais efeitos. Foi adotado um método de amostragem não probabilístico acidental, e a amostra foi constituída por 181 utentes. Face aos resultados atingidos, foi possível concluir que, apesar de a maioria dos utentes apresentar conhecimentos básicos acerca das radiações ionizantes e das técnicas imagiológicas que as utilizam, existe carência e necessidade de prestação de esclarecimentos acerca dos procedimentos imagiológicos bem como dos riscos e benefícios inerentes à sua realização. Constatou-se também que o grau de conhecimento acerca da temática em questão depende da faixa etária, verificando-se uma maior literacia radiológica em indivíduos mais jovens. Apesar dos resultados relativamente favoráveis do estudo, considera-se necessária a adoção de estratégias de comunicação da informação adequadas que contribuam para o incremento da literacia radiológica da população.
- Autonomia profissional das novas profissões da saúde em Portugal - Os técnicos superiores de radiologiaPublication . Abrantes, António; Almeida, Rui; Ribeiro, Luís Pedro; Vicente, Bianca; Azevedo, Kevin; Silva, Carlos Alberto da; Miranda, DulceO presente documento aborda os principais resultados e conclusões de um estudo sobre a autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal. O estudo teve como objetivo principal, compreender e verificar o nível de autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal, considerando o clima organizacional no qual, habitualmente, desempenham as suas funções. Para a concretização deste objetivo, foi realizado um estudo descritivo, através da aplicação de um inquérito por questionário aos técnicos superiores de radiologia de cinco unidades hospitalares públicas portuguesas. Para a análise e a interpretação dos resultados foram enquadrados reconhecidos contributos da sociologia das profissões, nomeadamente dos trabalhos de Larson, Maurice, Parson, Hughes, entre outros. Os principais resultados deste estudo verbalizam a ideia de um certo esvaziamento da autonomia funcional dos técnicos superiores de radiologia, verificando-se a inexistência de uma relação entre a sua autonomia e a satisfação profissional. Ressaltam igualmente nas conclusões que a autonomia dos técnicos superiores de radiologia pode ser conquistada no consagrado espaço profissional, maximizando as disputas entre as responsabilidades clínicas e as técnicas. Contudo, se a autonomia deste grupo profissional for entendida como a capacidade de realizar perfeitamente as funções a si já pertencentes, sem qualquer tipo de supervisão, aplicando o melhor do conhecimento teórico à prática mais correta, então os técnicos superiores de radiologia podem conquistar autonomia, e por sua vez mais poder profissional, explorando mais as suas tarefas que não se restringem às delegações médicas.
- Rethinking the continuous education and training of healthcare professionals in the context of digital technologiesPublication . da Silva, Carlos Alberto; Almeida, Rui; Abrantes, António; Azevedo, Kevin; Vicente, Bianca; Carvalheira, Francisca; Ribeiro Flores, Eurico José; Mestre, TatianaThe healthcare industry is rapidly evolving with new technologies and treatments being developed all the time. This trend means that healthcare professionals must continuously educate themselves to stay current in their field and provide the best possible care to their patients. However, the traditional models of continuing education and training are not always well suited to the fast-paced nature of the healthcare industry. Digital technologies have the potential to revolutionize the way that healthcare professionals are educated and trained. Online courses, virtual simulations, and other interactive learning tools offer a flexible way for professionals to stay current in their field. Therefore, considering that digital instructional technologies could provide a valuable resource for healthcare professionals, this chapter intends to explore the potential of using an educational tool (Moodle), providing the concrete experience of our educational group in the design and implementation of curricular units for teaching health professionals through e-learning methods.