Loading...
36 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 36
- Apresentação de um Modelo Distribuído de Precipitação/Escoamento SuperficialPublication . Lança, Rui; Carmona Rodrigues, AntónioO modelo de simulação do escoamento superficial assenta sobre um modelo digital de terreno constituído por uma malha regular de células.
- Effect of relative sediment size on clear-water equilibrium scour depth at single cylindrical piersPublication . Lança, Rui; Fael, Cristina; Cardoso, AntónioExperiments on local scouring around cylindrical piers were performed in steady clear-water conditions to investigate the effect of sediment size, D50, on equilibrium scour depth, dse. Thirteen experiments, run for 7 to 13 days, were carried out. The dependence of the normalized equilibrium scour depth, dse/Dp, on the relative sediment size, Dp/D50, was identified, corroborating the findings of Sheppard et al. (1995; 1999; 2004). Contrarily to consecrated literature and associated practice, it was observed that the normalized equilibrium scour depth decreases with the relative sediment size, for Dp/D50 > ~100. This effect is possibly one of the causes of frequently reported over prediction of scour by formulas established on the basis of laboratory studies, where frequently Dp/D50 < 100.
- Recomendações para a incorporação de agregados resultantes de RCD em betões de ligantes hidráulicos – Um contributoPublication . Oliveira, Miguel José; Lança, RuiNeste artigo apresentam-se recomendações técnicas gerais, com base nos resultados obtidos no âmbito do projeto de investigação “30307 – MULTIVALOR RCD – Otimização do Processo de Valorização de Resíduos de Construção e Demolição por Caracterização Mecânica, Física, Química e Ambiental”. As recomendações aqui apresentadas são relativas às medidas necessárias para incorporar os agregados resultantes de RCD em betões de ligantes hidráulicos. Pretende-se contribuir para a criação de condições mais favoráveis para a produção de agregados reciclados comerciáveis, respeitando os requisitos da regulamentação europeia em vigor. Procura-se assim produzir agregados reciclados que conduzam a betões mais sustentáveis e que ao mesmo tempo apresentem características de estabilidade, deformabilidade e durabilidade aceitáveis. O trabalho desenvolvido no âmbito do projeto permitiu identificar oportunidades de melhoria em todas as fases. Nomeadamente na fase de demolição, processamento e armazenamento, assim como na fase de produção do betão a partir das características intrínsecas dos agregados reciclados. São ainda apresentadas reflexões para a prescrição do betão com agregados reciclados em fase de projeto.
- Erosões localizadas junto de pilares simples: efeito do diâmetro relativo do sedimento na profundidade de equilibrio de cavidades de erosãoPublication . Lança, Rui; Pêgo, João; Maia, Rodrigo; Fael, CristinaA comunicação apresenta os resultados preliminares de ensaios experimentais, sobre erosões localizadas junto a pilares cilíndricos isolados, realizados nos Laboratórios de Hidráulica das Faculdades de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade do Porto (FEUP). Nesse âmbito, foram realizados treze ensaios com o objectivo de analisar o efeito do diâmetro relativo do sedimento e da profundidade relativa do escoamento de aproximação na profundidade de equilíbrio das cavidades de erosão normalizada pelo diâmetro do pilar. Os ensaios foram realizados em condições de leito fixo (i.e., sem transporte sólido generalizado) e com durações compreendidas entre 4,1 e 12,9 dias. O conjunto de ensaios foi definido de modo a que a gama de parâmetros utilizada fosse o mais alargada possível, perspectivando, desta forma, tirar conclusões mais abrangentes do que as correspondentes à maioria dos trabalhos existentes neste domínio. As séries temporais do desenvolvimento da profundidade máxima das cavidades de erosão em pilares cilíndricos isolados foram analisadas e tratadas de acordo com metodologia proposta por Lança et al. (2010). Os resultados revelam que há uma forte dependência entre a profundidade de equilíbrio das cavidades de erosão em pilares cilíndricos isolados e o diâmetro relativo do sedimento, confirmando os resultados apresentados por Sheppard et al. (1995; 1999; 2004). Contrariando o instituído por alguma literatura da especialidade de referência, foi observado que a profundidade de equilíbrio das cavidades de erosão normalizada pelo diâmetro do pilar decresce com o diâmetro relativo do sedimento para valores superiores a ~100. Este efeito é possivelmente uma das causas da sobrestimação da profundidade de equilíbrio das cavidades de erosão obtidas através de fórmulas de uso reconhecido e que foram determinadas com base em trabalhos laboratoriais.
- Erosões localizadas junto de pilares de pontes sobre leitos aluvionaresPublication . Couto, Lúcia; Fael, Cristina; Lança, Rui; Cardoso, AntónioEsta comunicação reúne contribuições recentes de estudos dos autores sobre os efeitos da altura relativa do escoamento, da dimensão relativa dos sedimentos do leito, do tempo, da forma dos pilares e do seu ângulo de viés em relação à direção do escoamento na profundidade de equilíbrio de cavidades de erosão que se desenvolvem junto de pilares simples. Estas contribuições baseiam-se em campanhas experimentais de características únicas, no sentido em que foram sistematicamente conduzidas com durações superiores às da vasta maioria dos trabalhos publicados na literatura. A caracterização de parte daqueles efeitos é claramente mais completa e rigorosa por comparação com o que se encontra publicado em literatura da especialidade enquanto, noutros casos, se confirmam resultados anteriormente publicados. Sugerem-se critérios de previsão da profundidade de erosão que incorporam as novas contribuições dos autores.
- Caracterização e medidas mitigadoras das inundações em Vilamoura, AlgarvePublication . Lança, Rui; Rocheta, Vera Lúcia da Silva; Granja-Martins, Fernando M.; Fernandez, Helena; Pedras, Celestina M. G.Este artigo visa analisar as inundações da Ribeira do Vale Tesnado, zona poente de Vilamoura (Algarve), e as soluções integradas que geram a diminuição da probabilidade e da magnitude das mesmas. Para tal, esta análise foi dividida em quatro etapas: i) estudo hidrológico da bacia hidrográfica a montante, com vista à determinação de caudais de cheia; ii) estudo hidrodinâmico, no qual se efetua a modelação numérica do escoamento na zona com risco potencial significativo, considerando o efeito das diversas estruturas hidráulicas existentes; iii) identificação dos níveis atingidos pela inundação associada a períodos de retorno de 10 e 100 anos e mapeamento das áreas inundáveis; iv) análise de resultados e identificação de soluções integradas com vista à minimização da frequência e da magnitude das inundações. A aferição do modelo foi realizada através da comparação dos níveis de cheia observados a 8 de novembro de 2012 (com base em testemunhos locais, marcas de cheia, fotografias e vídeos) com os obtidos da modelação numérica.
- Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanosPublication . Pedras, Celestina M. G.; Fernandez, Helena; Lança, Rui; Valín, I.; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Silva, Maria Rafaela; Lopes, G.; Rosa, H.; Ribeiro, A.; Granja-Martins, Fernando M.A nova cultura da água visa a conservação dos recursos naturais e o aumento do rendimento produtivo da água nos espaços verdes públicos e privados. Estes espaços assumem uma relevância no bem-estar e na qualidade de vida das populações urbanas. No entanto, o aumento da área verde em climas mediterrâneos estará inevitavelmente associado ao aumento do consumo em água. A rega surge com a finalidade de fazer face às necessidades hídricas das plantas em função das caraterísticas climáticas da região. Esta situação é mais relevante quando a escolha das plantas não recai sobre as autóctones e a água para a rega tem origem na rede de distribuição de água potável. Nos últimos anos, alguns municípios em Portugal têm vindo a implementar a instalação de dois tipos distintos de contadores de água: consumo doméstico e rega. Assim, garante-se água para rega com tarifário de menor custo, visto não incluir tratamento de água residual. Desde 2012, que a vila de São Brás de Alportel implementou este sistema de rega para os jardins privados. O presente trabalho tem como objetivos o estudo da evolução dos consumos de água na rega dos espaços verdes privados que aderiram a este sistema e a monitorização da rega nos espaços verdes públicos, para uma gestão sustentável da água. A monitorização será realizada pela avaliação da qualidade dos espaços verdes através da deteção remota, integrada com a informação dos dados climáticos e dos consumos de água.
- Avaliação da condição estrutural do sistema de drenagem de águas residuais com base em análise de risco e inspeção CCTVPublication . Almeida, Soraia; Correia, Tiago; Casimiro, Regina; Amado, Conceição; Lança, Rui; Caetano, João; Covas, Dídia; Silvestre, IvoA razão para avaliar a condição dos coletores do sistema de drenagem de águas residuais é a prevenção da falha, a fim de evitar situações de emergência. Um dos desafios destes sistemas está no facto dos mesmos estarem enterrados, sendo a única forma de conhecer e avaliar o seu estado a realização de inspeções com recurso à tecnologia Closed-Circuit Television (CCTV). A metodologia desenvolvida efetua a previsão de deterioração dos ativos ao longo do tempo e tem por base os resultados de inspeção CCTV e as características dos coletores inspecionados. Se existirem dados suficientes para apoiar esta metodologia, as intervenções poderão ser realizadas antes do sistema entrar num nível inaceitável de serviço. O objetivo deste trabalho passa por uma recolha de dados contínua, de forma a poder-se analisar e avaliar essa informação ao longo do tempo, validando assim o mapa de riscos desenvolvido. A metodologia desenvolvida foi aplicada à Infraquinta e os resultados mostram uma forte concordância entre os critérios de risco e a inspeção CCTV realizada.
- Sustainable competitiveness of tourism in the Algarve region. Critical stakeholders’ perception of the supply sectorPublication . Farinha, Fátima; Bienvenido-Huertas, David; Duarte Pinheiro, Manuel; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Lança, Rui; Oliveira, Miguel José; Batista, RicardoThe Algarve region, located in the south of Portugal, is a well-known tourism destination that seeks to be sustainable and competitive. The local administration looks to establish a collaborative network, where stakeholders take a crucial role. The research aims to appeal to the accommodations and food services stakeholders to have a shared vision of the issues and priorities related to sustainable tourism development. Their perception is a critical factor in making decisions regarding the region’s competitiveness. Algarve’s two major and leading associations of the tourism supply sector AIHSA and AHETA were invited to participate in the study. Based on the responses of an online questionnaire, an artificial intelligence algorithm was applied to the data to identify the common and divergent aspects. The conceptual model developed is based on a simplified model of psychological ownership. The results highlight a convergent perspective regarding sustainability challenges, namely, natural resources and biodiversity, safety, and supply chain. However, hotels and restaurants do not reflect the same perception regarding sustainability initiatives, e-tourism, or free internet access. These divergences are essential results since they indicated which issues require local authorities’ priority intervention.
- Propriedades hidráulicas de solos algarvios em cenário pós-incêndioPublication . Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Almeida, Soraia; Lança, Rui; Costa, Rui; Fernandez, Helena; Granja-Martins, Fernando M.; Pedras, Celestina M. G.A ocorrência de incêndios florestais tem implicações nas propriedades hidráulicas dos solos. (Pierce et al., 2004), devido ao aparecimento de uma camada superficial de cinzas por combustão da mata e arvoredo. A fim de caracterizar a modificação das propriedades hidráulicas do solo devido à presença de incêndios florestais, foi realizada uma campanha experimental em que se recolheram amostras de solo da Serra Algarvia e do litoral Algarvio, sob as quais foram realizados ensaios de simulação de incêndio. Foram de igual modo realizados ensaios para caracterização das propriedades físicas dos solos em questão e sua classificação. Na simulação dos ensaios de incêndio foram consideradas diferentes quantidades de material combustível. Em seguida, realizaram-se novos ensaios para determinar o teor em água no solo e realizaram-se também ensaios de infiltração, com infiltrómetro de duplo anel, de modo a determinar a condutividade hidráulica quase saturada (Ks) e a sorvidade (S) nas diferentes amostras.