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- Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.Publication . Monteiro, Rute; Carrillo, José; Aguaded, S.Neste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino.
- Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.Publication . Monteiro, Rute; Carrillo, José; Aguaded, S.A prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.
- Conhecimento especializado do professor para ensinar ciênciasPublication . Monteiro, Rute; Luís, Mónica; Carrillo, JoséA partir dos trabalhos de Shulman (1986, 1987) vários investigadores estudaram sobre o conhecimento do professor para ensinar ciências (Van Driel et al., 1998; Magnusson et al., 1999; Abd-El-Khalick e Lederman, 2000; Van Dijk e Kattmann, 2007; Park e Oliver, 2008). Também com este estudo se pretende contribuir para essa melhoria mas principalmente ajudar a definir prioridades na organização dos programas dos cursos de formação de professores. Assim, adaptamos o modelo do conhecimento especializado do professor de matemática de Carrillo et al. (2013). Após desenvolvida a investigação teremos resposta a três questões de investigação: a) Que conhecimentos apresenta um professor para ensinar ciências naturais?; b) Como se caracteriza esse conhecimento tendo em conta o modelo do conhecimento para ensinar matemática (Carrillo et al., 2013) e c) Como se adapta o modelo do conhecimento para ensinar matemática de Carrillo et al. (2013) às ciências naturais. Trata-se de uma investigação de cariz qualitativo e corresponde a um estudo de caso instrumental (Stake, 1998). A recolha de informação foi efetuada por gravação em vídeo de aulas dos 1º e 2º CEB, com a realização de entrevistas, análise dos planos de aula e conversas informais. As duas aulas analisadas até à data, de entre catorze no total, está a ser auxiliada com o software N Vivo, para permitir gerir a informação recolhida da prática dos dois professores.