Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
REVISTA DE EDUCACAO 2007.pdf102.76 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A prática dos professores pode ser analisada numa perspectiva de melhorar a sua compreensão, através da caracterização dos seus elementos (Krainer, 1999). É neste sentido, da compreensão da prática do professor, que esta investigação se desenvolve, porque o principal objectivo é compreender o pensamento e acção do professor, quando este está comprometido com o acto de ensino. Deste modo, na presente investigação descreve-se como se pode modelar o ensino de dois professores do Ensino Básico, relativo ao tema Diversidade das Plantas. Esta modelação do ensino corresponde basicamente à análise detalhada das crenças, objectivos e conhecimentos em acção, em sala de aula, através da compreensão de entidades teóricas como o guião de acção, rotina e improvisação.

Description

Keywords

Análise cognitiva Professor Ciências Ensino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue