Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Determinantes da estrutura financeira das empresas hoteleiras portuguesas
    Publication . Baptista, Celísia; Neves, João Carvalho das
    Na sequência do surgimento do modelo de Modigliani e Miller de 1958 grande parte dos investigadores da área financeira têm procurado encontrar a estrutura de capital óptima para as empresas. A tarefa não se tem revelado simples dada a dificuldade em justificar as escolhas financeiras das empresas numa realidade caracterizada por mercados financeiros cada vez mais complexos. Contudo, têm sido desenvolvidas várias teorias (hierarquização do financiamento, custos de agência, informação assimétrica, capacidade de endividamento, baseadas nas interacções produto/mercado e em considerações relativas ao controlo da empresa, etc.) que têm ajudado a clarificar esta problemática e a enunciar os determinantes da estrutura de capital. O interesse do tema tem conduzido à realização de variadíssimos estudos empíricos em diferentes países e sectores de actividade. Em Portugal pouco se tem escrito sobre o assunto, provavelmente devido à existência de um mercado de capitais pouco desenvolvido e à dificuldade de recolha da informação necessária a um estudo desta natureza. Por sua vez, a indústria hoteleira portuguesa nunca foi alvo de estudos nesta temática. Com este trabalho pretende-se identificar os determinantes da estrutura financeira das empresas hoteleiras portuguesas. Dado que as variáveis observáveis são representações imperfeitas dos atributos teóricos, a utilização de apenas uma proxy por atributo pode não possibilitar a captação do seu efeito na totalidade ou não permitir a escolha da melhor proxy, bem como a dificuldade em encontrar proxies para um atributo em particular que não estejam associadas a outros conduz à aplicação da análise factorial às variáveis seleccionadas. A utilização desta técnica permite a redução das 17 variáveis iniciais em cinco factores. A aplicação da regressão linear múltipla, método stepwise, aos cinco factores e a mais dois atributos não métricos permite concluir que o crescimento, a variabilidade/risco, a rendibilidade, a sazonalidade e o tipo de controlo dos estabelecimentos constituem determinantes da estrutura financeira das empresas hoteleiras portuguesas.
  • A influência da liquidez nas decisões de investimento das empresas moderada pelo ambiente da indústria e pela estratégia empresarial: o caso da indústria transformadora portuguesa
    Publication . Baptista, Celísia; Matias, Maria Fernanda Ludovina Inácio; Valle, Patrícia Oom do
    Com este estudo pretende-se investigar a relação da liquidez com o investimento das empresas e avaliar o papel moderador do ambiente da indústria e da estratégia empresarial na relação anterior. Literatura recente, que se seguiu ao trabalho de Fazzari, Hubbard e Petersen (1988), sugere que a intensidade da relação entre os fluxos de caixa e o investimento é reveladora dos constrangimentos financeiros das empresas no acesso ao mercado de capitais. A investigação aplicada é desenvolvida com uma amostra de empresas não financeiras da indústria transformadora portuguesa, período 1998-2005. São estimados dois modelos para dados em painel, um restrito com variáveis financeiras, ambientais e estratégicas e outro, mais alargado, onde se incluem, também, variáveis interactivas. O método de estimação utilizado é a regressão linear múltipla de efeitos fixos para a indústria e ano com o estimador robusto das variâncias. Através do modelo restrito e recorrendo à regressão de subgrupos, constituídos com base em indicadores teoricamente tradutores dos constrangimentos financeiros das empresas, capacidade de endividamento a médio e longo prazo e endividamento total, constata-se que a relação entre os fluxos de caixa e o investimento é sempre positiva e intensifica-se à medida que a capacidade de financiamento da empresa diminui. Através do modelo alargado e recorrendo, em simultâneo, à regressão de subgrupos e à regressão moderada observa-se que o ambiente da indústria (munificência e dinamismo) e a estratégia da empresa (inovação e diversificação) moderam a relação dos fluxos de caixa com o investimento, intensificando-a ou atenuando-a. Este facto sugere que os factores ambientais e estratégicos influenciam os custos de agência e de selecção adversa das empresas e, consequentemente, o acesso aos fundos de que necessitam. Ao evidenciar as implicações financeiras das opções estratégicas e das características do ambiente da indústria, o estudo contribui para o aprofundamento do conhecimento dos determinantes do investimento e para a melhoria da gestão das empresas.
  • Determinantes da estrutura financeira da hotelaria portuguesa
    Publication . Baptista, Celísia
    Na sequência do surgimento do modelo de Modigliani e Miller de 1958 grande parte dos investigadores da área financeira têm procurado encontrar a estrutura de capital óptima para as empresas. A tarefa não se tem revelado simples dada a dificuldade em justificar as escolhas financeiras das empresas numa realidade caracterizada por mercados financeiros cada vez mais complexos. Contudo, têm sido desenvolvidas várias teorias que têm ajudado a clarificar esta problemática e a enunciar os determinantes da estrutura de capital.
  • The moderating role of strategy and environment on the relationship between corporate liquidity and investment: evidence from panel data
    Publication . Baptista, Celísia; Matias, Fernanda; Pinto, Patrícia
    In order to test the moderating role of corporate strategy and industry environment in the effect of liquidity on investment for Portuguese manufacturing firms, we developed a multiple linear regression model for panel data. It is a static model with three types of variables: financial; strategic/environmental; and interactive. The estimated model was validated through the Breusch-Pagan/Cook-Weisberg and Wald Modified tests (heteroscedasticity tests), Lagrange Multiplier (industry random effects test, using the two-digit National Classification of Economic Activities), Hausman robust test (fixed effects model vs. random effects model test) and likelihood-ratio test (joint effect of industry and time test). The statistical processing of the data revealed that a company’s strategy (diversification and innovation) and the industry environment (growth) moderate the effect of liquidity on investment, which can be explained by the effect of these factors on the cost of asymmetric information.