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- Um contributo multidimensional para a segmentação de mercados: uma avaliação factorial das preferências em análise conjuntaPublication . Castela, Guilherme; Castela, Eugénia; Galindo, Maria da PurificiónNeste artigo propomos uma abordagem factorial à analise conjunta baseada numa análise não linear de componentes principais. Deste modo, os resultados típicos da análise conjunta são geometricamente interpretados e validados, conduzindo a uma identificação de subpopulações melhor direccionadas para uma segmentação eficiente. Com o objectivo de enriquecer a análise das preferências, através da interpretação gráfica, recorremos a uma aplicação empírica que utiliza os instrumentos gráficos da análise multidimensional para conferir consistência e robustez ao processo de segmentação. Assim, sugerimos a utilização do poder explicativo dos planos factoriais não só, como extensão metodológica à avaliação da satisfação do consumidor, como também para apoiar o processo da tomada de decisão.
- A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisãoPublication . Castela, Guilherme; Purificación Gallindo, Maria daA metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964; Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez, 2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).