Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Caeiro Perfeito, Ana de Jesus

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Cinema ao Vivo: Compor narrativas lineares através das interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers
    Publication . Perfeito, A.; Silva, Bruno Mendes da
    No presente artigo discute-se o conceito de “cinema ao vivo”, — um subgénero da média-arte digital — através das ideias e das perspectivas de autores teóricos, desde a era do cinema mudo até à era da média-arte digital. Reflecte-se sobre questões relativas às narrativas e à interatividade, analisando quatro obras de cinema ao vivo: Super Everything, Massive Attack vs Adam Curtis, Moda Vestra e Safara — Sonho Lúcido 2020. Como forma de comparação, abordam-se as mesmas questões em três projetos artísticos de outros subgéneros da média-arte digital: Cadavre Exequis (filme interativo), Stephen Kloss (performance audiovisual), Hantrakul & Kaczmarek (música electrónica). A autora propõe desenvolver uma base teórica de referência, para compor narrativas lineares em espetáculos de cinema ao vivo, através de interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers. O presente estudo apresenta os resultados intermédios de uma tese de doutoramento, com uma metodologia de investigação baseada em prática artística.
  • Safara - Sonho Lúcido 2020: Investigação baseada na prática artística
    Publication . Perfeito, A.; Tavares, Mirian
    O presente texto debruça-se sobre a performance de live cinema “Safara — Sonho Lúcido 2020”. Trata-se de uma curta-metragem com uma performer (que se encontra em frente da projeção) a manipular os elementos áudio e visuais em tempo real — recorrendo às técnicas e ferramentas do género Veejaying (um computador e um controlador MIDI), à música generativa e a uma narração ao vivo. Os conteúdos visuais são: fotografias analógicas (formato 35mm que foram posteriormente digitalizadas); textos animados; efeitos visuais áudio reativos. O resultado é um espetáculo imersivo no qual o espetador assiste a um filme, com a particularidade de a personagem principal estar fora do ecrã (a performer). O processo de criação artística — que descrevemos em detalhe neste documento — foi baseado no conceito de narração cinematográfica para Syd Field, sobre psicologia dos sonhos lúcidos e, por último, sobre reflexões de autores do século XX que associavam o fluxo do funcionamento da mente ao fluxo do cinema.
  • Os cineastas como performers - desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual
    Publication . Perfeito, A.; Silva, Bruno Mendes da
    O objetivo deste artigo é defender que atualmente os cineastas também podem ser performers. Eles são capazes de criar e contar histórias em tempo real através da manipulação dos elementos visuais ao vivo —utilizando ferramentas analógicas e digitais (e.g. controladores MIDI, softwares informáticos). Na primeira parte traçamos um estado de arte desde os primórdios do cinema (1890 com os filmes mudos) até à atualidade com o género live cinema —no qual explicamos a evolução da manipulação de imagens in live, e questionamos se o cineasta poderia ou não ser considerado um performer. Na segunda parte, contamos a história do coletivo de artistas português Moda Vestra e sobre as suas performances de live cinema —onde a cineasta adotou o mesmo papel que os músicos (de performer). Explicamos também a metodologia utilizada para criar uma narrativa com início, meio e fim —e como essa narrativa é apresentada e manipulada em tempo real. Para concluir, nós propomos uma metodologia para performances audiovisuais, no qual as estruturas e os objetivos são semelhantes aos do cinema tradicional, mas os elementos audiovisuais são criados e misturados no momento do espetáculo —considerando o cineasta um performer.