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  • Elvis Presley e o cinema musical de Hollywood
    Publication . Carrega, Jorge Manuel Neves; Tavares, Mirian
    Pretende esta dissertação analisar a carreira cinematográfica de Elvis Presley, no contexto social e cultural da sua produção. Para esse efeito levei a cabo uma leitura histórica do papel desempenhado pelo género musical no sistema de produção de Hollywood e estabeleci um estudo comparativo entre os filmes do cantor e a tradição do cinema musical americano. Esta análise histórica permitiu concluir que os filmes protagonizados por Presley constituíram uma tentativa de os estúdios adaptarem a fórmula da comédia musical clássica de Hollywood ao gosto de uma nova geração de espectadores que surgiu nos anos 50. Foi igualmente possível perceber como os filmes do cantor reflectem directa ou indirectamente as alterações ocorridas em Hollywood entre meados dos anos 50 e finais dos anos 60 do século XX. Procurei igualmente reflectir sobre a importância destas películas enquanto produtos da cultura de massas.
  • Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940
    Publication . Carrega, Jorge
    Cuando se estrenó, en pleno apogeo del cine clásico, Citizen Kane (1941) marcó el início de una nueva época en la história del cine de Hollywood. A pesar de haber realizado solo cinco películas durante la década de 1940, la influencia de Orson Welles en el cine de Hollywood de este período fue enorme, contribuyendo a la afirmación del cineasta en cuanto autor al desarrollo de un cine posclásico que asumía a veces características manieiristas.
  • O Neo-Peplum: Hollywood e a herança do cinema popular europeu no séc. XXI
    Publication . Carrega, Jorge
    Através de uma análise histórico-formal este artigo propõe-se analisar a influência do peplum, um conjunto de filmes de aventuras produzidos na Europa mediterrânea entre 1958 e 1964, no cinema de Hollywood contemporâneo, em particular num ciclo de filmes que denominámos de neo-peplums pois, tal como o peplum europeu, estes caraterizam-se pela recriação fantasiosa do Mundo Antigo e pela hipertrofia do trabalho formal, utilizando os novos recursos tecnológicos na criação de uma mise-en-scène altamente estilizada.
  • Breve história socioeconómica de Faro
    Publication . Lage, Bruno; Carrega, Jorge
    Como em qualquer grande cidade, a história de Faro é indissociável das atividades económicas que, ao longo dos séculos, fizeram a sua riqueza e garantiram, não apenas a sobrevivência, mas, também, a prosperidade dos seus habitantes. Contudo, a dinâmica económica e social de um país e das suas cidades está diretamente relacionada com os regimes políticos e as lideranças que marcam determinados períodos e, também, com catástrofes naturais, guerras e epidemias. De tudo isto trata esta Breve História Socioeconómica de Faro, uma obra que revisita os grandes acontecimentos da história farense, mas também alguns episódios que, embora pouco conhecidos, não deixam de ser fascinantes. O nosso objetivo é claro: estimular nos fregueses (e alguns visitantes) o interesse pela história da capital do Algarve, contribuindo, deste modo, para um aprofundamento da sua cidadania.
  • Géneros populares y cine transnacional en la Europa mediterránea: André Hunebelle y el cine de aventuras
    Publication . Carrega, Jorge
    Entre mediados de los años cincuenta y setenta, la inversión en la coproducción cinematográfica entre los países de la Europa mediterránea condujo al desarrollo del género popular como la película de capa y espada, peplum y euro-western. A menudo analizadas desde una perspectiva puramente nacional, estas películas representan, sin embargo, un ejemplo paradigmático de cine transnacional que permitió a las industrias cinematográficas italianas, francesas y españolas combatir la hegemonía comercial del cine de Hollywood. Basado en el estudio de un caso, el de la carrera del director André Hunebelle, este artículo propone analizar el papel de la coproducción de películas de aventuras en el desarrollo de un cine transnacional en la Europa mediterránea.
  • 1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywood
    Publication . Carrega, Jorge Manuel Neves; Tavares, Mirian
    O presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.
  • Géneros populares e cinema transnacional na Europa Mediterrânea: o caso do western mediterrâneo
    Publication . Carrega, Jorge
    Entre meados das décadas de 1950 e 1970, os países da Europa Mediterrânea apostaram numa estratégia de coprodução que permitiu o florescimento de géneros populares como o chamado western spaghetti, através do qual os produtores, argumentistas e realizadores do sul da Europa reinventaram um género que era sinónimo da cultura popular norte-americana e do cinema de Hollywood. Neste artigo analisamos estes filmes, procurando a chave do seu sucesso internacional nas características mediterrâneas que os distinguem da produção norte-americana.
  • Géneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea
    Publication . Carrega, Jorge
    Entre o início da década de 1950 e meados dos anos setenta, o cinema da Europa Mediterrânea viveu um longo período de apogeu comercial e criativo, em larga medida, graças ao sucesso internacional alcançado por géneros populares como o peplum, o western spaghetti, o filme policial e a comédia. Neste trabalho, analisamos o cinema popular da Europa mediterrânea, numa perspetiva histórica e transnacional, articulando a dimensão estética dos filmes, com o contexto cultural, socioeconómico e industrial, em que estes foram produzidos, distribuídos e aplaudidos pelo grande público.
  • Elvis Presley y la tradicion del cine musical de Hollywood
    Publication . Carrega, Jorge
    Depreciadas por la crítica cinematográfica, las películas protagonizadas por Elvis Presley son ejemplos relevantes de uno de los principales subgéneros del cine musical de Hollywood, la comedia musical protagonizada por intérpretes de la canción popular tornados actores como Bing Crosby, Frank Sinatra, Carmen Miranda, Doris Day y Dean Martin. Pioneros en la introducción de una nueva estética musical en el cine de Hollywood, estas películas permiten una mejor comprensión de las transformaciones sociales y culturales producidas en los decenios de 1950 y 1960 y su impacto en el sistema de los estudios y en particular en el género musical.
  • Breve história da cultura em Faro
    Publication . Carrega, Jorge; Lage, Bruno; Barreto, Elissama
    Na sua aceção mais comum, entendemos a “cultura” como um conjunto de manifestações artísticas, sociais e linguísticas que caracterizam uma comunidade, nação ou civilização. Testemunho incontornável da história, o património cultural constitui a expressão privilegiada da identidade de um povo, assumindo por isso uma importância vital na construção e valorização da sua identidade coletiva. Colocando uma atenção particular no património cultural farense e nos grandes vultos intelectuais que nasceram ou viveram na cidade, esta “Breve História da Cultura em Faro”, pretende oferecer aos leitores uma introdução ao valioso património arquitetónico e artístico farense, e lançar um olhar sobre o desenvolvimento dos espetáculos públicos e os principais eventos culturais realizados na capital algarvia. A todos os que desejem aprofundar os temas aqui abordados, recomendamos a consulta da bibliografia.