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Dionísio Gonçalves, Carla

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  • Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
    Publication . Coelho, Ana Cristina; Dionísio Gonçalves, C.; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António
    Em 2006, as alunas da licenciatura em Educação de Infância da ESEC – Universidade do Algarve, que frequentavam a unidade curricular (UC) anual de Atividades e Recursos em Ciências, organizaram, no âmbito da UC, a primeira feira de atividades em ciências dirigida a crianças dos jardins de infância.
  • O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
    Publication . Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Elias, Maria Elisabeth
    Este trabalho pretende recolher as opiniões dos professores, dos alunos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), dos alunos do 1º Ciclo, bem como dos seus pais e/ou encarregados de educação, pertencentes a uma escola do 1º CEB (Escola A), àcerca da implementação do Ensino Experimental de Ciências da Natureza (EECN), em sala de aula. A opinião da investigadora também consta neste estudo. Para isso, procurou-se dar resposta às seguintes intenções: quais as competências que desenvolvem os alunos do 1º CEB aquando da introdução de actividades no âmbito das Ciências da Natureza (CN); quais os contributos da introdução de actividades, no campo das CN e quais as limitações da introdução do EECN, para os professores do 1º CEB; qual a contribuição das actividades de CN para as escolas do 1º CEB; qual o papel dos pais aquando a introdução de actividades de CN nas escolas do 1º CEB. Procurou-se responder ainda a três questões orientadoras, nomeadamente, a pertinência da componente de Química, no âmbito do Estudo do Meio, para os alunos do 1º CEB; as atitudes da Escola relativamente ao EECN e como intervir para alterar a situação actual em que o ensino experimental não é frequente. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso, em que a recolha de dados se baseou em inquéritos por questionários e entrevistas e na observação participante de um conjunto de actividades de Ciências da Natureza (CN), no âmbito da Química realizadas em sala de aula. A autora do estudo foi responsável pelas actividades. Como exemplificativo das actividades realizadas na sala de aula é incluído um conjunto de notas de campo, onde se mostra a motivação, interesse e entusiasmo dos alunos do 1º CEB, durante a realização das mesmas. A análise global dos dados, revelou que os grupos intervenientes, demonstraram, de um modo geral, o seu agrado, pelas actividades desenvolvidas, emitindo reflexões sobre a importância do EECN, para os alunos do 1º CEB. As considerações manifestadas, dizem respeito a: desenvolvimento de competências; aprendizagem; importância do EECN, ao nível pessoal e social; interdisciplinaridade; implicações nas práticas pedagógicas dos professores; questões relacionadas com a segurança; acessibilidade dos materiais; formação de professores; programas curriculares, entre outros aspectos de interesse relevante. O estudo inclui recomendações nas áreas anteriormente referenciadas, de modo a demonstrar aos professores do 1º CEB e futuros professores, bem como aos pais dos alunos do 1º CEB, a importância da promoção do ensino experimental das ciências, nas escolas do 1º CEB. Esta investigação inclui ainda, sugestões para futuros estudos nesta área.
  • Percepções de duas professoras do 1º ciclo sobre actividades preconizadas no EEC
    Publication . Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
    Este estudo insere-se no quadro de uma investigação mais ampla, onde se pretende averiguar que mudanças evidenciam os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) nas concepções de ensino e de aprendizagem, após a implementação do Programa de Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC). Discute-se, com base nos resultados de uma entrevista semi-estruturada, a situação particular de duas formandas em dois momentos distintos do processo: antes do PFEEC e após a conclusão deste programa de formação. Pretende-se dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Que expectativas revelam os professores do 1º Ciclo sobre as actividades que irão ser implementadas no PFFEC? (ii) Que potencialidades atribuem os professores às actividades, no âmbito das Ciências Experimentais, após a realização desse programa de formação? (iii) Que dificuldades encontram esses professores na implementação dessas actividades?
  • Estratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativa
    Publication . Conceição, Ana C.; Coelho, Ana Cristina; Dionísio Gonçalves, Carla
    O sucesso no Ensino Superior, em qualquer área de conhecimento, passa pelo comprometimento do aluno no processo de aprendizagem e pela visão do professor como agente facilitador e conhecedor do processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho descreve-se uma estratégia pedagógica usada no Ensino Superior, na Unidade Curricular (UC) de Cálculo I, norteada pelo conceito de aprendizagem ativa centrada no aluno. Dos 48 alunos inscritos na UC, 30 alunos participaram em atividades realizadas em sala de aula, reconhecidamente associadas ao modelo metodológico de aprendizagem ativa, destacando-se o uso de software educativo e a resolução de problemas, efetuada individualmente e/ou em grupo, com partilha e reflexão acerca das estratégias de resolução. As formas de avaliação foram adequadas ao modelo e a monitorização da satisfação dos alunos foi feita através de um questionário. Realça-se a adequação do conceito F-Tool ao conceito de aprendizagem ativa, em virtude de permitir, em sala de aula, uma abordagem dinâmica e interativa de diversos conceitos relacionados com o estudo de funções e de promover novas formas de raciocinar/pensar, avaliar, ensinar e aprender. As estratégias associadas às atividades realizadas em sala de aula, motivaram a aprendizagem num contexto de comunicação colaborativa onde todos foram intervenientes. Estas ações convidaram ao pensamento reflexivo e criativo, essenciais para a construção de novos conhecimentos. A aprovação na UC dos alunos abrangidos pela estratégia pedagógica esteve próxima dos 100%. Os aspetos que os estudantes mais evidenciaram nas respostas ao questionário foram a autorregulação do estudo e a autoconfiança na aprendizagem.
  • Concepções de professores do 1º ciclo do ensino básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de evaporação no âmbito do PFEEC
    Publication . Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Barros, Jorge; Monteiro, Rute
    Este estudo tem por base, parte de uma investigação efectuada por um grupo de professores de vários níveis escolares: professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Superior. O principal propósito deste estudo foi analisar as concepções declaradas de oito professores do 1º CEB, participantes, pela primeira vez, no Programa de Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC). O estudo foi realizado antes dos professores abordarem a temática Mudanças de Estado Físico no âmbito do PFEEC, centrando-se no ensino do conceito de Evaporação. Para se efectuar a análise dos documentos redigidos pelos professores, contemplando as suas concepções declaradas (designados por Radiografias da Prática), foi utilizado um Instrumento de Análise das Concepções dos Professores de Ensino Básico, no âmbito das Ciências da Natureza, de acordo com Monteiro (2006) e Monteiro et al. (2008). Neste estudo foram encontrados perfis de 5 professores manifestando uma tendência maioritariamente Espontaneísta, um exibido um perfil maioritário Tradicional e outro apresentando um perfil mais Tecnológico.