Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

GONÇALVES LIMA CASCADA, PEDRO MIGUEL

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em turismo
    Publication . CASCADA, PEDRO; Sousa, Carlos; Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.
    No panorama do ensino superior português, a adoção do ensino à distância, através da utilização de ferramentas e estratégias de e-learning, b-learning e/ou m-learning, continuará progressivamente a ser considerado pelas universidades portuguesas, como complemento ao ensino presencial. Esta realidade permitirá a ocorrência de alterações profundas nas práticas de ensino, a otimização de custos e um melhor aproveitamento das potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação. Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, efetuar a descrição dos métodos de ensino relacionados e equacionar as vantagens da sua utilização. O estudo de caso foi desenvolvido através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular do ensino superior português. A investigação realizada permite concluir que existem condições para aumentar o uso do e-learning, uma vez que atualmente, a grande maioria dos estudantes têm computador em casa com ligação à internet. Por outro lado, os alunos estão cientes da importância destas novas ferramentas e estratégias de e-learning, como complemento à formação presencial.
  • Hotel websites characterisation framework for consumer's information needs
    Publication . Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, Joao; Sousa, Carlos; CASCADA, PEDRO
    Online presence is essential for tourism organisations, and the quality of websites can influence customers. In the case of hotels, there are many studies to evaluate website performance based on functionality, usability and other factors, much less on the amount of different information available to the consumer. In the near future by using Big Data it is expected that hotel websites will be dynamic, they will adapt themselves on-the-fly, showing personalized information to each consumer. Different consumers will have different websites (information? available) from the same hotel. This paper presents a framework for the characterisation of hotel websites, focusing on the amount of information available to the consumer in each website, which was applied in a case study during the last months of 2013 to the websites of five-star hotels that operate in the tourist region of the Algarve, Portugal. The framework allowed to identify a set of exhaustive indicators for hotel website characterisation, which were then grouped into ten fundamental information dimensions. These dimensions further fell into four dimension groups. Finally, it is presented and discussed quantitative and qualitative evaluations, that illustrates which indicators and dimensions are more often considered on hotel websites to satisfy the consumer?s information needs.
  • E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior
    Publication . CASCADA, PEDRO; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.
    O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos graus de ensino com destaque para o ensino superior, bem como apresenta elevadas potencialidades para a formação e atualização de conhecimentos dos profissionais dos variados setores de atividade económica, com particular ênfase no turismo. Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao eLearning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning. O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português, na área do turismo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes e possibilitou-nos tomar conhecimento da opinião dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se as mesmas devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro, quer para estudantes quer para futuros profissionais ligados à atividade turística, a qual é muito influenciada pelos avanços tecnológicos.