Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pacheco Gamboa, Vítor Manuel

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Work experience quality and vocational development of students from technological courses
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixao, Maria Paula
    The provision of workplace-based experiences (internship) is an important component of training programs of students attending vocational education courses. Regarding the impact of such experiences in the vocational development, results of the present research are not conclusive enough. Therefore, the main purpose of this study is to clarify the relationship between work experience quality and students vocational development. Using a longitudinal design, we conducted a study that explores the relationship between the perceived qualities of the training experience and the vocational development of Portuguese high school students (N = 196). The results suggest that the work experience quality is relevant for the vocational development of students, mainly, in what concerns the process of career exploration.
  • Exploração vocacional e vivências académicas
    Publication . Gamboa, Vitor; Vieira, Luís Sérgio
    Embora exista uma expectativa teórica suficientemente estabelecida, a investigação que considerou a exploração vocacional na qualidade de preditor do desenvolvimento de carreira é ainda bastante limitada (Blustein, 1997) e não tem produzido resultados suficientemente consistentes. Globalmente, os estudos empíricos sugerem que a exploração vocacional tem impacto na identidade vocacional (Robitschek & Cook, 1999), no progresso na tomada de decisão (Blustein, Pauling, DeMania & Faye, 1994), na cristalização do auto-conceito vocacional (Brooks et al., 1995), no recurso a programas de formação (Zikic & Saks, 2009), na formulação de expectativas de trabalho realistas (Stumpf & Hartman, 1984), no ajustamento à universidade (Soares & Taveira, 1998), entre outros. No que se refere à transição para o ensino superior, a exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da mesma, uma vez que este processo psicológico pode garantir a actualização entre o self e as diversas solicitações que os alunos experimentam no novo contexto de aprendizagem (e.g., Jordaan, 1963). Neste sentido, o presente estudo teve como principal objectivo esclarecer se a actividade exploratória que antecedeu a entrada no ensino superior constitui um preditor significativo das vivências académicas.
  • A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacional
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saúl
    A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o impacto do referido programa nas diferentes dimensões da exploração vocacional, recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pósteste, com grupos não equivalentes. Globalmente, os resultados parecem-nos relevantes, uma vez que a intervenção vocacional teve um impacto positivo e signifi cativo nas duas principais dimensões da exploração vocacional: o self e o meio.
  • Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contextos académicos
    Publication . Gamboa, Vitor; Valadas, Sandra T.; Paixão, Olímpio
    A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de uma amostra de 312 estudantes do ensino superior. Globalmente, os resultados das análises psicométricas dos itens e das diferentes subescalas (amotivação, regulação externa, regulação identificada e motivação intrínseca) atestam a qualidade psicométrica da SIMS. No que se refere à validade de constructo (CFA), os contributos dos fatores e os índices de qualidade do ajustamento demostraram a necessidade de eliminação de dois itens, o que parece estar de acordo com os resultados encontrados em outros estudos de validação (e.g., Martín-Albo, Núñez & Navarro, 2009). Em síntese, os resultados obtidos parecem suportar a utilização da versão portuguesa da escala SIMS para avaliar a motivação situacional em contexto académico.
  • Work experience quality and vocational development
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula
    The provision of workplace-based experiences (internship/placement) is an important component of the training program of students attending technological and professional courses (VET), in secondary education. Regarding the effect of such experiences in vocational development, research results are not conclusive enough, mostly, if we consider the theoretical expectation that work experiences clearly affects the vocational development of adolescents (e.g., Dawis, 2002, 2005; Lent, Brown & Hackett, 1994; Mitchell & Krumboltz, 1996; Savickas, 2005; Super, 1957; Super, Savickas & Super, 1996; Vondracek, Lerner & Schulenberg, 1986). As a corollary of this observation, the main purpose of this study is to clarify the relationship between work experience quality and students vocational development. Using a longitudinal design (pre and post - internship), we conducted a study (N = 346) that explores the relationship between perceived qualities of the training experience (IQE - autonomy, colleagues feedback, social support, task variety, learning opportunities, instructions clarity, training, supervisor feedback and support ) and career exploration (CES – Stumpf et al., 1983; Taveira, 1997), career decision-making (CDS– Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koschier, 1976; Silva, 1997), Decision-Making Self-Efficacy (CDMSE-SF (Betz, Klein & Taylor, 1996; Silva & Paixão, 2005) and career commitment (CCCS Blustein, Ellis & Devenis, 1987; Silva, 1997). The results suggest that the quality of work experience is relevant for the vocational development of students, mainly, in what concerns the process of career exploration.
  • Motivational Profiles and Career Decision Making of High School Students
    Publication . Paixão, Olímpio; Gamboa, Vitor
    Based on self-determination theory, this study sought to identify distinct motivational profiles in a sample of high school students (N = 396, mean age = 17.02 years) using a person-centered approach. Three motivational clusters of students emerged: self-determined students, non-self-determined students, and externally regulated students. Differences between and among these profiles across career exploration and career indecision levels were analyzed. Overall, self-determination theory appears to offer a conceptual framework for organizing career interventions. The fact that motivational profiles can distinguish students among career exploration and career indecision levels leads the authors to reaffirm the importance of differential career intervention practices. Future research should examine the stability of motivational profiles, their predictive power over career exploration and career decision making, and the differences between highly motivated students regarding the career decision-making process.
  • Validation of a portuguese version of the situational motivation scale (SIMS) in academic contexts
    Publication . Gamboa, Vitor; Valadas, Sandra T.; Paixão, Olímpio
    The Situational Motivation Scale (SIMS), seeks to evaluate the motivation experienced when carrying out a specific task. The purpose of this research was to validate a Portuguese-language version of the scale, using a sample of 409 students, by attempting to reproduce its factor structure. The reliability analysis revealed acceptable internal consistency indexes in all subscales. Construct validity was assessed through Confirmatory Factor Analysis. The contributions of the factors and index of goodness-of-fit demonstrated the need to eliminate two items, which seems to agree with the results in other validation studies. Overall, results revealed that the SIMS is composed of four consistent factors and attested its psychometric quality. The scale does seem to represent a self-report measure of situational intrinsic motivation, identified regulation, external regulation, and amotivation, and can be widely used for the assessment of this construct in Portuguese academic contexts.
  • Adaptabilidade de carreira e autoeficácia na transição para o trabalho: o papel da empregabilidade percebida: estudo com estudantes do Ensino Superior
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Olímpio; Palma, Ana Isabel
    A crescente complexidade do mercado de trabalho coloca novos desafios aos processos de inserção profissional dos diplomados do ensino superior, sobretudo num período em que se assiste a uma acentuada retração nas ofertas de emprego disponíveis. No âmbito dos fatores individuais, a adaptabilidade de carreira surge como um processo capaz de facilitar a transição para o mundo do trabalho, sobretudo no que diz respeito aos níveis de confiança com que os estudantes encaram a resolução das tarefas relativas à procura de emprego e à inserção profissional. Por outro lado, as instituições de ensino superior são cada vez mais chamadas a promover a empregabilidade dos seus alunos, embora ainda não seja suficientemente conhecida a relação entre a empregabilidade percebida e o investimento nas atividades de transição para o mundo do trabalho. Por conseguinte, este estudo teve como principal objetivo analisar o impacto da adaptabilidade de carreira na autoeficácia para a transição para o trabalho, considerando o efeito da empregabilidade percebida, numa amostra de 261 estudantes universitários (80.5% mulheres) com uma média de idades de 22.37 anos (DP = 6.77 anos). Os resultados encontrados sugerem que a adaptabilidade prediz a autoeficácia na transição para o trabalho, sobretudo através das dimensões confiança e curiosidade, e que a relação entre adaptabilidade e autoeficácia é parcialmente mediada pela empregabilidade percebida. Por último, são discutidas as implicações dos resultados para a intervenção vocacional, no âmbito do apoio aos processos de transição para o mundo do trabalho, junto dos estudantes do ensino superior.
  • O impacto da experiência de estágio no desenvolvimento vocacional de alunos dos cursos tecnològicos e profissionais do ensino secundário
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saul Neves de
    A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional, os resultados da investigação não são muito conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes (e.g., Dawis, 2002, 2005; Lent, Brown & Hackett, 1994; Mitchell & Krumboltz, 1996; Savickas, 2005; Super, 1957; Super, Savickas & Super, 1996; Vondracek, Lerner & Schulenberg, 1986). No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o desenvolvimento vocacional dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), realizámos um estudo (N=346) que explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (Inventário Qualidade do Estágio - autonomia, feedback dos colegas, suporte social, variedade de tarefas, oportunidades de aprendizagem, clareza das instruções, treino, feedback do supervisor e suporte do supervisor) e os processos de exploração (CES – Stumpf et al., 1983; adapt. Taveira, 1997), tomada de decisão (CDS– Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koschier, 1976; adapt. Silva, 1997) e compromisso de carreira (CCCS Blustein, Ellis & Devenis, 1987; adapt. Silva, 1997). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração. A organização dos alunos em quatro perfis vocacionais distintos, por sua vez, tornou mais expressivo o efeito da interacção entre as diferentes qualidades do estágio e as variáveis psicológicas vocacionais. Os resultados encontrados reforçam ainda a importância dos objectivos ou planos de carreira, uma vez que os mesmos parecem ter um efeito diferenciador no modo como a qualidade do estágio interage com o desenvolvimento vocacional dos alunos. Por último, são discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações a realizar neste domínio.
  • O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissional
    Publication . Silva, Carla; Gamboa, Vitor
    A literatura vocacional sustenta que a experiência de trabalho pode ter impacto no desenvolvimento vocacional dos jovens, embora ainda sejam escassos e pouco conclusivos os estudos empíricos que sustentam as expectativas que decorrem da teoria. A presente investigação, que apresenta um desenho longitudinal (pré e pós estágio), teve como principal objetivo analisar a relação entre as qualidades percebidas do estágio curricular e a Adaptabilidade de Carreira, numa amostra de 60 estudantes do ensino secundário. Os resultados sugerem a relevância da qualidade do estágio ao nível das diferentes dimensões da adaptabilidade da carreira. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.