Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 19
  • Envelhecer no Algarve. Perceções, perfis e qualidade de vida no envelhecimento
    Publication . Anica, Aurízia
    Será o Algarve esse lugar de excelência para envelhecer que o estereótipo tem difundido? Como se envelhece de facto no Algarve? Objetivos: No intuito de delinear uma resposta a esta dupla questão, faz-se uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, procurando saber como percecionam os residentes no Algarve o seu próprio processo de envelhecimento e que fatores se relacionam com a qualidade de vida percebida no mesmo. Método: A pesquisa bibliográfica restringiu-se a artigos científicos, dissertações e livros relativos a resultados de investigações empíricas realizadas sobre o contexto algarvio, identificados por meio dos recursos on-line SAPIENTIA, RCAAP e b-on. Para este efeito, foram utilizadas as palavras chave gerontologia social, envelhecimento, qualidade de vida, conjugadas com as palavras Algarve e Universidade do Algarve. Resultados: O Algarve é território de profundos contrastes nos modos de envelhecer e na qualidade de vida no processo de envelhecimento. Ressalta dos estudos revistos a necessidade de melhorar a adequação das respostas sociais, especialmente as ERPI, às carências e escolhas da população sénior. Paralelamente, é aconselhável investir em projetos que promovam o envelhecimento ativo ou positivo no contexto habitual de vida (ageing in place), por forma a preservar a boa qualidade de vida e a prevenir ou minimizar os fatores de institucionalização.
  • O significado do Dia Internacional das Mulheres no Portugal do séc. XXI
    Publication . Anica, Aurízia
    Com esta conferência pretende-se contribuir para a construção de um significado para a comemoração do Dia da Mulher, conjugando as perspetivas do presente, do passado e do futuro.
  • Introdução
    Publication . Anica, Aurízia
    Apresenta-se a obra Envelhecer no Algarve, a qual pretende dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia, como as seguintes: como se entende atualmente o envelhecimento humano? O que pensam as pessoas em idade avançada, residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento, sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida? Que perfis de funcionamento psicológico e funcional se encontram na região e como se caracterizam? Quais as condições do envelhecimento positivo? Quais os fatores da qualidade de vida no envelhecimento? Quais os preditores do envelhecimento empobrecido ou com má qualidade de vida? Qual a proporção dos que envelhecem bem, muito bem ou mal na população algarvia? Quais as características destes grupos? Como se caracterizam os ambientes favoráveis e os desfavoráveis à qualidade de vida no envelhecimento? O que pensam as pessoas de idade avançada sobre as suas vivências no âmbito da participação em projetos promotores do envelhecimento ativo? Como avaliam essas experiências? Como se pode desenvolver o potencial das pessoas idosas de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sua felicidade? Como se pode apoiar os profissionais e os cuidadores de pessoas idosas, contribuindo para a eficácia da sua ação na área da prevenção da doença, na área da prevenção ou deteção do abuso e na área da prevenção do stress negativo emergente naquelas funções?
  • Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas
    Publication . Anica, Aurízia
    Pretende-se traçar as linhas de evolução da oferta formativa da UALG na área da Gerontologia, desde a criação do curso de pós-graduação até à criação do curso de mestrado, caracterizando a evolução da procura de formação na mesma área. Analisa-se seguidamente os resultados obtidos até ao momento, indicando os caminhos da investigação já percorridos e terminando com uma reflexão sobre as perspetivas futuras, no quadro da oferta formativa de 2os ciclos da UALG.
  • Atentados contra o pudor na Comarca de Loulé de Oitocentos
    Publication . Anica, Aurízia
    The Portuguese constitutional monarchy reformed the justice, criminalized a greater number of behaviors, reinforced the selection and repression of violence against people and against property. In this context, we seek to ascertain how this transformation is reflected in sexual violence, in particular in the attack on modesty. We analyze a documentary corpus of twenty-five cases of the Judicial Court of the District of Loulé, Algarve, relating to this crime, from 1833 to 1913. Criminal law sought to curb the violent exercise of male domination and to protect the individual's self-determination in sexuality. However, in the attack on modesty, jurisprudence went beyond the discomfort caused to the accused in the criminal proceedings. From the 80s, victims, usually children and young women, or their guardians, intensified the pace of complaints, suggesting that the will to build a new model of relationships between men and women was still disseminated.
  • Memórias da formação nos primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro
    Publication . Anica, Aurízia
    A formação de professores nas escolas do magistério primário procurou compatibilizar o inquestionável ideal educativo «humano» e «nacional» do Estado Novo com os princípios da «Escola Nova», criando uma margem de autonomia que os atores sociais usaram dando origem à construção de culturas organizacionais específicas. Pretende-se neste texto identificar as características específicas da cultura da Escola do Magistério Primário de Faro na primeira década do seu funcionamento e a relação desta escola com a transformação sociocultural da região no mesmo período, para isso recorrendo, entre outras fontes, a memórias escritas e orais de estudantes e de docentes desta instituição.
  • Igualdade de género em Portugal. Desafios do presente.
    Publication . Anica, Aurízia
    Pretende-se discutir a questão das desigualdades de género em Portugal, no presente, sem esquecer uma breve perspetiva diacrónica, com o objetivo de contribuir para a formulação de propostas de intervenção, tendo em vista o aprofundamento da igualdade de género na sociedade portuguesa.
  • Anthropology of Violence. The case of the Algarve, Portugal, 19th century
    Publication . Anica, Aurízia
    In this paper I intend to give an answer to the questions: How did justice, violent crimes and their representations change in the 19th century, Algarve? How did justice contribute to produce new gender relations or, on the contrary, to reproduce the ancient patriarchal dominance?
  • Envelhecimento ativo e educação
    Publication . Anica, Aurízia
    O envelhecimento humano é um período do ciclo de vida caracterizado pela diversidade, plasticidade e multiplicidade das trajetórias desenvolvimentais, importando que seja «bem-sucedido» ou «ativo», assente na participação social, na saúde e na segurança, âmbitos nos quais é decisiva a educação. A educação ao longo da vida permite neste processo maximizar os ganhos e minimizar as perdas. O envelhecimento, embora universal, ocorre de forma diferenciada, segundo o indivíduo, o género e a cultura, motivos pelos quais a aprendizagem ao longo da vida deve incluir os mais velhos e contemplar uma abordagem biográfica, participativa, contextualizada.
  • Gerontologia e sociedade: os desafios do presente
    Publication . Anica, Aurízia
    Procura-se explicar o contexto do nascimento da Gerontologia e os principais desafios que, presentemente, nos são colocados pelo processo de envelhecimento da população, com enfoque no caso português.