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de Vasconcelos Gonçalves Graça, Marina Estela

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  • Enunciado para análise do animatic em Imagem Animada
    Publication . Graça, Marina Estela
    Ferramenta pedagógica de apoio à análise de animatics fornecida aos alunos da unidade curricular Storytelling Visual, da licenciatura em Imagem Animada.
  • Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, competências fundamentais na formação de animadores profissionais
    Publication . Graça, Marina Estela
    O discurso fílmico faz-se no contexto das condições elementares subjacentes à produção cinematográfica: o dispositivo técnico e tecnológico (em evolução) que a suporta; os modos de codificação que se vão disponibilizando e aparecendo como próprios num tempo e lugar determinados. Formalmente, num filme, a parte visual do discurso corresponde a uma sucessão de sequências de imagens que produzem uma ilusão de movimento ao serem projectadas (ou emitidas) num ecrã. No filme animado, a ilusão de movimento que vemos tem origem no modo como o animador manipula a relação de diferença/semelhança gráfica entre duas imagens contíguas em cada sequência. A sua competência profissional define-se segundo três axiologias (a partir de Pierre Hébert): manipulação dos modos de codificação gráfica; manipulação da composição de movimento; manipulação da relação de continuidade/descontinuidade. Este artigo tem como objectivo elucidar sobre o teor das competências profissionais, a prever na formação de um animador, pela análise (ainda que sumária) dos modos de codificação implicados.
  • Modes of codification in animation
    Publication . Graça, Marina Estela
    The illusion of movement that we perceive in animated films has its origin in the way the animator manipulates the graphic relation between two contiguous frames in each sequence.  However, this apparently simple action entails multiple modes of codification.   The meaning of an animated document comes from the articulation of a number of formal elements that constitute its discourse and that also belong to different languages and disciplines: perception of apparent motion; graphic communication; composition of motion; dramatic expression; narrative structuring; film language; synchrony between sound and actions; and continuity/discontinuity in filmic duration. Most of the basic concepts, constituents and techniques of animation discourse, as well as specific devices, have been already addressed in an ad hoc,   bit-­by-­bit way.  However, though they are supposed to identify all the various elements, conventions and discourse techniques in animation, they have not been yet put together and completed in a systematic manner.
  • Unconventional animation techniques
    Publication . Graça, Marina Estela
    In the lecture (Informanimation 2013, University of Sassari, Alghero, Italy, 15 June 2013) that gave origin to this article, optional animation techniques have been introduced as a suggestion to extend the set of current methods in animation training, based on digital technologies, both to produce an image and to capture it into a sequence of frames. Some of these animation techniques have been explored by authors, such as Emile Cohl who used chalkboard and cutouts, Grant Munro and Norman McLaren whom invented pixilation, Blu well known by his graffiti and wall painting animation, William Kentridge who animated charcoal and pastel drawings on the same sheet of paper, or even the Quay Brother’s animation of lifeless things and discarded objects. These practices rely on processes less dependent on computer software and more compelling from the standpoint of aesthetic and of communication possibilities, besides being achievable with limited resources.
  • Análise do discurso em animação
    Publication . Graça, Marina Estela
    Este artigo pretende dar conta do desenvolvimento de um trabalho de investigação que tem como objetivo a construção de um quadro concetual fundamental e sistemático, a fim de permitir a análise do discurso em animação, compreendidas todas as suas formas, todas as linguagens e modos que dele fazem parte, considerados os contextos nos quais aquele se concretiza.
  • Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das ciências físicas e naturais
    Publication . Graça, Marina Estela; Coelho, Ana Cristina
    Este artigo reporta uma primeira utilização da realização de um filme animado proposta a um conjunto de alunos, professores do ensino básico, como estratégia na aquisição de competências no contexto das atividades em ensino de ciências. As autoras conduziram os alunos numa experiência de conjugação de técnicas de produção de filmes animados com metodologias de delimitação e comunicação de conteúdos científicos, tendo em vista a sua implementação futura enquanto estratégia no ensino das ciências físicas e naturais no ensino básico. O artigo apresenta os objetivos e procedimentos desenvolvidos no processo, assim como a avaliação dos resultados obtidos após análise.
  • Como realizar um ensaio (na UC História e Análise da Imagem Animada)
    Publication . Graça, Marina Estela
    Documento de apoio à redação de um ensaio académico a realizar pelos alunos enquanto trabalho de frequência na unidade curricular de História e Análise da Imagem Animada.
  • Equilíbrios e desequilíbrios no Montado Filme em animação sobre o declínio do sobreiro em Portugal
    Publication . Graça, Marina Estela; Correia, Gisela; Coelho, Ana Cristina; Schimiguel, Juliano; Frenedozo, Rita de Cássia; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
    Em 2016, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, iniciou-se um projeto para a realização de um filme de animação (https://youtu.be/XDNKewRGNJs) com o objetivo de comunicar o declínio do sobreiro em Portugal.. O declínio do sobreiro caracteriza-se por uma deterioração progressiva dos sistemas florestais e agro-florestais (Montado) de sobreiro e azinheira, predominantes no sul da Península Ibérica, na Europa. Este fenómeno provoca, anualmente, a morte de milhares de árvores e tem consequências económicas (comercialização da cortiça), geográficas (erosão dos solos e desertificação), sociais (fixação das populações; emigração) e ecológicas (níveis de biodiversidade da flora e da fauna). A caracterização do declínio do sobreiro é multifacetada, destacando-se as alterações climáticas, a gestão da floresta ou montado e os stresses biológicos e abióticos como fatores reconhecidamente envolvidos. O filme de animação aborda um tipo de stresse biótico, muito estudado, ou seja, a infeção dos sobreiros pelo agente patogénico Phytophthora cinnamomi, um oomiceta filamentoso, presente nas raízes de plantas hospedeiras infetadas e no solo circundante. Uma vez que o filme foi produzido em contexto de formação académica em Imagem Animada, da Universidade do Algarve, este documento visa enquadrar o seu processo de realização com técnicas de animação, enquanto conteúdo de divulgação de ciência e de construção de literacia científica. Assim sendo, apresenta-se a análise do filme, dividido em três partes, associando-lhe os recursos metodológicos e logísticos usados, a interpretação científica e função comunicativa do conteúdo das imagens. Aborda-se, ainda, a relevância do projeto na formação de profissionais em Imagem Animada e a utilidade do filme como material didático promotor de literacia científica.
  • Articulações de linguagem em animação
    Publication . Graça, Marina Estela
    O objetivo da conferência é o de disponibilizar resultados de investigação no sentido da construção de um modelo descritivo, sistemático, que permita a análise do discurso em animação, compreendidas todas as suas formas e complexidade, assim como as interdependências discursivas. Pretende-se estabelecer um enquadramento crítico que considere as instâncias conhecidas e que permita abordar e analisar toda a complexidade em animação, isto é, identificar e explicitar o sistema de elementos formais assim como as técnicas de enunciação, dispositivos sintáticos específicos e convenções, de modo a poder explicar a razão pela qual o discurso e as instâncias em animação têm a forma que têm.
  • Como organizar um relatório de projeto (na licenciatura em Imagem Animada)
    Publication . Graça, Marina Estela
    Modelo de apoio à redação do relatório de projeto nas unidades curriculares de projeto do curso de Imagem Animada.