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Avaliação interna de escolas

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Abstract(s)

O presente estudo, de carácter exploratório e de natureza qualitativo-interpretativa, baseia-se no princípio de que a Avaliação Interna de Escolas constitui um processo que visa promover a melhoria da qualidade e da eficácia das escolas, contribuindo para o seu desenvolvimento como organizações e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes que nele participam. Assente em concepções teóricas de carácter construtivista e desenvolvimentista, tem como objectivo principal caracterizar o processo de Avaliação Interna de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas, através das representações dos seus intervenientes e da análise documental aos instrumentos de recolha de dados utilizados nesse processo avaliativo. Operativamente, pretendemos conhecer os objectivos que fundamentam e norteiam a realização da Avaliação Interna nesta realidade educativa, conhecer os intervenientes no processo, identificar os procedimentos avaliativos utilizados, conhecer as dimensões mais privilegiadas e as mais “ocultadas” e de que forma os resultados da Avaliação Interna influenciam a tomada de decisões futuras e as suas repercussões na comunidade educativa. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de Avaliação Interna estudado revela possuir qualidade intrínseca e se configura como benéfico para a comunidade educativa, tendo por base uma perspectiva de constante busca pela melhoria da qualidade e da eficácia das escolas em questão.
The present study is based on schools self-evaluation, considered as a process that promotes schools quality and effectiveness, contributing for their organizational development as well as for professional and personal development of the teachers involved in it. Based on constructive and developmental conceptions, its purposes are to know the selfevaluation proceedings of two primary schools, through the intervening ones representations and the documentary analyzes of the retraction instruments of data used in this evaluated process. Operatively, we intended to know the reasons that base and guide the accomplishment of self-evaluation in this educative reality, to know the intervening ones on this process, to identify the self-evaluation procedures, to know the most privileged areas in this evaluation and the influence of its results in future educational decisions as well as their repercussions in the community. The results accomplished by this study made possible to conclude that the selfevaluation process in this two schools is based in a perspective of constant search for the improvement of quality and effectiveness of the schools.

Description

Dissertação de Mestrado, Supervisão, Especialização em 1.º Ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007

Keywords

Supervisão Avaliação Escolas Qualidade Autonomia

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