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Abstract(s)
Este estudo realizou-se no ano letivo 2016/2017, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e intitula-se sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis. A escolha deste tema deveu-se ao facto de, no decorrer da observação direta em contexto de PES, se ter deparado com a rejeição por parte de algumas crianças, de alguns alimentos que eram fornecidos às refeições pelo jardim de infância. A investigação decorreu numa instituição de cariz pré-escolar localizada no concelho de Loulé, com um grupo de entre os 3 e os 5 anos de idade.
O estudo partiu das seguintes questões de investigação: “Que alimentos conhece a criança? Perante a imagem de alguns alimentos, a criança consegue identificá-los? As crianças têm conhecimento do conceito de alimentação saudável? Há alguma disparidade na alimentação que a instituição promove para crianças e na alimentação que têm em casa? Após a definição destas questões, considerou-se como objetivo primordial conhecer e compreender os hábitos alimentares de cada criança promovendo-se, posteriormente, intervenções educativas que as sensibilizassem para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como para a aquisição de novos conhecimentos no que a esta temática diz respeito. Para atingir estes propósitos utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados, tais como: observação, inquérito por entrevista e por questionário e análise documental. Além disso, compreendeu-se a necessidade de intervir pedagogicamente, no sentido de melhorar a compreensão e alargar o conhecimento das crianças quanto a esta temática.
Os resultados obtidos através da observação inicial e através das entrevistas efetuadas às crianças evidenciaram que algumas crianças não comiam legumes e fruta durante o almoço promovido pela instituição e os inquéritos por questionário realizados aos encarregados de educação confirmaram, em parte, estes resultados, notando-se contudo, algumas diferenças na alimentação das crianças na escola e em casa. Durante a intervenção educativa efetuada, teve-se oportunidade de observar o entusiasmo e o aumento do conhecimento quanto à noção de alimentos saudáveis e quanto à constituição da Nova Roda dos Alimentos.
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Keywords
Jardim de Infância Hábitos de alimentação saudável Estratégias de intervenção educativa