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Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Alexandra L. D. R. Dionísio
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita Oliveira
dc.date.accessioned2018-06-22T14:45:01Z
dc.date.available2018-06-22T14:45:01Z
dc.date.issued2017-12-06
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste estudo realizou-se no ano letivo 2016/2017, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e intitula-se sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis. A escolha deste tema deveu-se ao facto de, no decorrer da observação direta em contexto de PES, se ter deparado com a rejeição por parte de algumas crianças, de alguns alimentos que eram fornecidos às refeições pelo jardim de infância. A investigação decorreu numa instituição de cariz pré-escolar localizada no concelho de Loulé, com um grupo de entre os 3 e os 5 anos de idade. O estudo partiu das seguintes questões de investigação: “Que alimentos conhece a criança? Perante a imagem de alguns alimentos, a criança consegue identificá-los? As crianças têm conhecimento do conceito de alimentação saudável? Há alguma disparidade na alimentação que a instituição promove para crianças e na alimentação que têm em casa? Após a definição destas questões, considerou-se como objetivo primordial conhecer e compreender os hábitos alimentares de cada criança promovendo-se, posteriormente, intervenções educativas que as sensibilizassem para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como para a aquisição de novos conhecimentos no que a esta temática diz respeito. Para atingir estes propósitos utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados, tais como: observação, inquérito por entrevista e por questionário e análise documental. Além disso, compreendeu-se a necessidade de intervir pedagogicamente, no sentido de melhorar a compreensão e alargar o conhecimento das crianças quanto a esta temática. Os resultados obtidos através da observação inicial e através das entrevistas efetuadas às crianças evidenciaram que algumas crianças não comiam legumes e fruta durante o almoço promovido pela instituição e os inquéritos por questionário realizados aos encarregados de educação confirmaram, em parte, estes resultados, notando-se contudo, algumas diferenças na alimentação das crianças na escola e em casa. Durante a intervenção educativa efetuada, teve-se oportunidade de observar o entusiasmo e o aumento do conhecimento quanto à noção de alimentos saudáveis e quanto à constituição da Nova Roda dos Alimentos.pt_PT
dc.identifier.tid201931001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10708
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectHábitos de alimentação saudávelpt_PT
dc.subjectEstratégias de intervenção educativapt_PT
dc.titleSensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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