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Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Alexandra L. D. R. Dionísio | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Rita Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-06-22T14:45:01Z | |
dc.date.available | 2018-06-22T14:45:01Z | |
dc.date.issued | 2017-12-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Este estudo realizou-se no ano letivo 2016/2017, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e intitula-se sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis. A escolha deste tema deveu-se ao facto de, no decorrer da observação direta em contexto de PES, se ter deparado com a rejeição por parte de algumas crianças, de alguns alimentos que eram fornecidos às refeições pelo jardim de infância. A investigação decorreu numa instituição de cariz pré-escolar localizada no concelho de Loulé, com um grupo de entre os 3 e os 5 anos de idade. O estudo partiu das seguintes questões de investigação: “Que alimentos conhece a criança? Perante a imagem de alguns alimentos, a criança consegue identificá-los? As crianças têm conhecimento do conceito de alimentação saudável? Há alguma disparidade na alimentação que a instituição promove para crianças e na alimentação que têm em casa? Após a definição destas questões, considerou-se como objetivo primordial conhecer e compreender os hábitos alimentares de cada criança promovendo-se, posteriormente, intervenções educativas que as sensibilizassem para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como para a aquisição de novos conhecimentos no que a esta temática diz respeito. Para atingir estes propósitos utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados, tais como: observação, inquérito por entrevista e por questionário e análise documental. Além disso, compreendeu-se a necessidade de intervir pedagogicamente, no sentido de melhorar a compreensão e alargar o conhecimento das crianças quanto a esta temática. Os resultados obtidos através da observação inicial e através das entrevistas efetuadas às crianças evidenciaram que algumas crianças não comiam legumes e fruta durante o almoço promovido pela instituição e os inquéritos por questionário realizados aos encarregados de educação confirmaram, em parte, estes resultados, notando-se contudo, algumas diferenças na alimentação das crianças na escola e em casa. Durante a intervenção educativa efetuada, teve-se oportunidade de observar o entusiasmo e o aumento do conhecimento quanto à noção de alimentos saudáveis e quanto à constituição da Nova Roda dos Alimentos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201931001 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10708 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Hábitos de alimentação saudável | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de intervenção educativa | pt_PT |
dc.title | Sensibilização de crianças em idade pré-escolar para a necessidade de adoção de comportamentos alimentares saudáveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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