Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Grande parte dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico questiona-se acerca das dificuldades que a maioria dos alunos apresenta na resolução de problemas matemáticos. O primeiro entrave é a compreensão dos mesmos. Verifica-se, no entanto, que o mesmo não ocorre com a compreensão de textos narrativos. Considerou-se a hipótese de transferir algumas das estratégias utilizadas na compreensão de textos narrativos para a compreensão de problemas matemáticos. Com esta investigação pretendeu verificar-se se essa possibilidade era exequível. Fez-se uma pesquisa prévia sobre vários aspetos relacionados com os problemas e sua resolução, bem como um levantamento e seleção de estratégias promotoras da compreensão de textos narrativos. Foi criado e aplicado um plano de trabalho a alunos dos 2.º e 3.º anos. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. A primeira ocorreu nas aulas de português e a segunda, nas de matemática. Nas primeiras, foram usadas fichas de trabalho com textos narrativos inéditos sem conclusão. Estes continham a particularidade de ter problemas matemáticos «camuflados». As estratégias aplicadas envolviam perguntas de interpretação que permitiam a recolha de informações/dados necessários à criação da conclusão da história e consequente resolução do problema. Nas de matemática, foram apresentadas fichas de trabalho com problemas aos quais foram aplicadas as estratégias trabalhadas anteriormente. O decurso das atividades desenvolvidas confirmou que, na generalidade, a aplicação das estratégias de compreensão de textos narrativos selecionadas é aplicável na compreensão de problemas matemáticos. Verificou-se também, que os textos e os problemas apresentados constituíram um fator relevante para o sucesso desta investigação.

Description

Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Ensino básico Matemática Resolução de problemas Compreensão Compreensão leitora Leitura Estratégias Atividades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher