Publication
Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro | |
dc.contributor.advisor | Orega, Maria Isabel Mendonça | |
dc.contributor.author | Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos | |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T09:44:07Z | |
dc.date.available | 2016-05-03T09:44:07Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Grande parte dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico questiona-se acerca das dificuldades que a maioria dos alunos apresenta na resolução de problemas matemáticos. O primeiro entrave é a compreensão dos mesmos. Verifica-se, no entanto, que o mesmo não ocorre com a compreensão de textos narrativos. Considerou-se a hipótese de transferir algumas das estratégias utilizadas na compreensão de textos narrativos para a compreensão de problemas matemáticos. Com esta investigação pretendeu verificar-se se essa possibilidade era exequível. Fez-se uma pesquisa prévia sobre vários aspetos relacionados com os problemas e sua resolução, bem como um levantamento e seleção de estratégias promotoras da compreensão de textos narrativos. Foi criado e aplicado um plano de trabalho a alunos dos 2.º e 3.º anos. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. A primeira ocorreu nas aulas de português e a segunda, nas de matemática. Nas primeiras, foram usadas fichas de trabalho com textos narrativos inéditos sem conclusão. Estes continham a particularidade de ter problemas matemáticos «camuflados». As estratégias aplicadas envolviam perguntas de interpretação que permitiam a recolha de informações/dados necessários à criação da conclusão da história e consequente resolução do problema. Nas de matemática, foram apresentadas fichas de trabalho com problemas aos quais foram aplicadas as estratégias trabalhadas anteriormente. O decurso das atividades desenvolvidas confirmou que, na generalidade, a aplicação das estratégias de compreensão de textos narrativos selecionadas é aplicável na compreensão de problemas matemáticos. Verificou-se também, que os textos e os problemas apresentados constituíram um fator relevante para o sucesso desta investigação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202202895 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8113 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Compreensão | pt_PT |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Atividades | pt_PT |
dc.title | Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 3 of 3
Loading...
- Name:
- Da compreensão verbal à resolução de problemas - o Português.pdf
- Size:
- 648.52 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Errata - Da compreensão verbal à resolução de problemas o Po.pdf
- Size:
- 82.86 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Anexos - Da compreensão verbal à resolução de problemas - o .pdf
- Size:
- 2.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: