Repository logo
 
Publication

Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Artur Henrique Ribeiro
dc.contributor.advisorOrega, Maria Isabel Mendonça
dc.contributor.authorPires, Sílvia Vicente Correia de Matos
dc.date.accessioned2016-05-03T09:44:07Z
dc.date.available2016-05-03T09:44:07Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Grande parte dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico questiona-se acerca das dificuldades que a maioria dos alunos apresenta na resolução de problemas matemáticos. O primeiro entrave é a compreensão dos mesmos. Verifica-se, no entanto, que o mesmo não ocorre com a compreensão de textos narrativos. Considerou-se a hipótese de transferir algumas das estratégias utilizadas na compreensão de textos narrativos para a compreensão de problemas matemáticos. Com esta investigação pretendeu verificar-se se essa possibilidade era exequível. Fez-se uma pesquisa prévia sobre vários aspetos relacionados com os problemas e sua resolução, bem como um levantamento e seleção de estratégias promotoras da compreensão de textos narrativos. Foi criado e aplicado um plano de trabalho a alunos dos 2.º e 3.º anos. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. A primeira ocorreu nas aulas de português e a segunda, nas de matemática. Nas primeiras, foram usadas fichas de trabalho com textos narrativos inéditos sem conclusão. Estes continham a particularidade de ter problemas matemáticos «camuflados». As estratégias aplicadas envolviam perguntas de interpretação que permitiam a recolha de informações/dados necessários à criação da conclusão da história e consequente resolução do problema. Nas de matemática, foram apresentadas fichas de trabalho com problemas aos quais foram aplicadas as estratégias trabalhadas anteriormente. O decurso das atividades desenvolvidas confirmou que, na generalidade, a aplicação das estratégias de compreensão de textos narrativos selecionadas é aplicável na compreensão de problemas matemáticos. Verificou-se também, que os textos e os problemas apresentados constituíram um fator relevante para o sucesso desta investigação.pt_PT
dc.identifier.tid202202895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8113
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectCompreensãopt_PT
dc.subjectCompreensão leitorapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectAtividadespt_PT
dc.titleDa comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Da compreensão verbal à resolução de problemas - o Português.pdf
Size:
648.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Errata - Da compreensão verbal à resolução de problemas o Po.pdf
Size:
82.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos - Da compreensão verbal à resolução de problemas - o .pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: