Repository logo
 
Publication

Melhoria nos processos de negócio para gestão da manutenção na organização ANA, SA Aeroportos de Portugal: procedimento de gestão da manutenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorFernandes, Silvia Brito
dc.contributor.advisorMartins, Paula Ventura
dc.contributor.authorAbreu, João Gonçalo Lavrador de
dc.date.accessioned2014-07-04T14:31:31Z
dc.date.available2014-07-04T14:31:31Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractCom a implementação de um sistema de gestão de manutenção numa ótica corporativa na Organização ANA,SA Aeroportos de Portugal, aliada a diversas parametrizações relacionadas com os principais processos de negócio em vigor, surgiu de forma natural, um conjunto de oportunidades de melhoria aos processos de negócio através da investigação e desenvolvimento de métricas que permitissem obter análises, que até então eram abordadas sem a mesma profundidade e sem acesso ao mesmo repositório e modelo de dados. Foi nesta base, que a idealização do procedimento de gestão da manutenção, enquadrado no framework para a gestão da manutenção em vigor na Organização, transitou rapidamente para a realidade. O desenvolvimento do procedimento passou pela identificação dos problemas, definição de metas e objetivos a atingir, investigação bibliográfica na área de conhecimento da manutenção e boas práticas na gestão de serviços com incidência no ITIL, estudo da normas de manutenção existentes com a relação de conceitos e métodos de cálculo de ICD, apresentação dos processos de negócio em produção na Organização, desenvolvimento do procedimento de gestão da manutenção com as metodologias usadas e respetiva análise de resultados, e por fim as principais conclusões do trabalho efetuado, com apresentação das limitações encontradas, possíveis desenvolvimentos futuros e que implicações o novo modelo de negócio tem na Organização. Uma das principais contribuições do presente trabalho está no facto de terem surgido um conjunto de ações de melhoria e/ou correção aos processos de negócio existentes, que poderão trazer vantagens técnicas, organizacionais e económicas para a gestão da manutenção da Organização em causa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4675
dc.language.isoporpor
dc.subjectMelhoria de processospor
dc.subjectGestão da mudançapor
dc.subjectITILpor
dc.subjectSistema de gestão de manutençãopor
dc.titleMelhoria nos processos de negócio para gestão da manutenção na organização ANA, SA Aeroportos de Portugal: procedimento de gestão da manutençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Empresarial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese João_Abreu.pdf
Size:
2.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: