Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Área da escrita Linguagem escrita Atitudes de escrita

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License