Publication
A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Horta, Maria Helena Martins da Cruz | |
dc.contributor.author | Tavares, Érica Cristina Simão | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T14:30:53Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T14:30:53Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de investigação intitula-se «A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos» e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2016/2017. A investigação realizou-se num jardim de infância privado, em Faro, onde perante um grupo de 15 crianças, entre os 2 e os 3 anos de idade, compreendeu-se que a maioria das crianças não estava desperta, no início do ano lectivo, para qualquer atividade relacionada com o desenho (de forma espontânea) e, consequentemente, não revelavam predisposição para atitudes de escrita. Durante a investigação, foi (re)organizado o espaço da escrita na sala de atividades com alguns materiais à disposição das crianças, em acordo com as suas ideias e interesses, com o objetivo de despertar as mesmas para a linguagem escrita, através do seu usufruto, de forma espontânea e autónoma, contribuindo assim para o envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo sempre o aspeto lúdico como referencial. Trata-se de um estudo de curta duração que integra duas vertentes de análise: a de natureza quantitativa, que procura analisar a frequência de utilização dos espaços na sala de atividades, e outra de natureza qualitativa, que procura analisar como as crianças reagiram após a (re)organização do espaço da área da escrita na sala de atividades. A análise aos dados recolhidos revela um aumento significativo da frequência e da utilização do espaço da escrita pelas crianças. Os materiais introduzidos no espaço da escrita demonstraram ser do seu interesse e entusiasmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201930366 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10694 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Área da escrita | pt_PT |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_PT |
dc.subject | Atitudes de escrita | pt_PT |
dc.title | A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação de Mestrado - Érica Tavares - 2016 - 2017.pdf
- Size:
- 2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: