Repository logo
 
Publication

A autenticidade como determinante da fidelização: o caso do litoral alentejano

dc.contributor.advisorCorreia, Antónia
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Manuel Gomes Mira
dc.date.accessioned2014-10-30T15:17:26Z
dc.date.available2015-10-30T01:30:13Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste estudo analisa a relevância do conceito de autenticidade, do ponto de vista da gestão, num destino turístico de tipo “sol e praia”, onde a autenticidade constitui a sua principal vantagem comparativa. Para o efeito, propomos um modelo em que a autenticidade constitui o mediador chave entre as motivações culturais e a satisfação, as intenções comportamentais e a fidelização. O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 245 questionários recolhidos na área geográfica correspondente à NUT III – Alentejo Litoral. O Alentejo é a região mais tradicional de Portugal, onde o oceano contrasta com a calma e a beleza da paisagem rural que dita a forma como as pessoas vivem e recebem os visitantes. Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE) utilizando o SmartPLS 2.0 M3. Os resultados indicam que as motivações culturais constituem um importante antecedente da autenticidade baseada nos atributos e da autenticidade existencial, as quais exercem, por sua vez, uma significativa influência na satisfação. Este último constructo revela também uma grande influência directa e indirecta (via intenções comportamentais) na fidelização. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que a preservação e valorização dos traços de autenticidade da região podem contribuir para reforçar a satisfação dos turistas e a competitividade do destino.por
dc.identifier.tid202228347
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5576
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectSatisfação de clientepor
dc.subjectFidelizaçãopor
dc.subjectEquações estruturaispor
dc.titleA autenticidade como determinante da fidelização: o caso do litoral alentejanopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão de Organizações Turísticaspor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO_MESTRADO_TEXTO_FINAL_SET2012.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: