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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação discute a aplicação do processo de branding dos produtos aos lugares, bem como o processo de desenvolvimento das marcas dos lugares a partir da sua identidade. A expansão do turismo e o aumento da competitividade têm impelido os lugares a investir em fontes de diferenciação competitiva num mercado cuja oferta é cada vez mais semelhante e em que a luta pelos mesmos segmentos é cada vez mais vincada.
Este estudo foi desenvolvido com o intuito de identificar os atributos mais relevantes da identidade de Monchique a partir dos quais deverá ser equacionada a criação da marca Monchique.
Neste sentido, e recorrendo ao método Delphi, foram administrados inquéritos por questionário junto de uma amostra constituída por 64 líderes de opinião e decisores políticos do concelho de Monchique. O processo de recolha de dados decorreu em duas fases de forma a garantir a obtenção de consenso em torno dos atributos mais relevantes.
Os resultados, analisados através dos softwares SPSS Text Analytics for Surveys e Microsoft Office Excel, permitem caracterizar a identidade de Monchique em termos de atributos, definidos em função das suas características psicológicas e funcionais, assim como identificar os respectivos aspectos distintivos e os principais concorrentes no Algarve.
As conclusões apuradas permitem afirmar que os recursos naturais, a gastronomia, a calma e o bom acolhimento são os principais atributos a realçar no processo de criação da marca Monchique e que a Costa Vicentina é um dos mais fortes concorrentes para Monchique enquanto destino turístico.
Description
Dissertação de mestrado, Gestão e desenvolvimento de destinos turísticos, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2012
Keywords
Marca do destino Identidade do lugar Destino turístico