Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributo para o estudo da identidade e da marca de um território: O caso de Monchique

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente dissertação discute a aplicação do processo de branding dos produtos aos lugares, bem como o processo de desenvolvimento das marcas dos lugares a partir da sua identidade. A expansão do turismo e o aumento da competitividade têm impelido os lugares a investir em fontes de diferenciação competitiva num mercado cuja oferta é cada vez mais semelhante e em que a luta pelos mesmos segmentos é cada vez mais vincada. Este estudo foi desenvolvido com o intuito de identificar os atributos mais relevantes da identidade de Monchique a partir dos quais deverá ser equacionada a criação da marca Monchique. Neste sentido, e recorrendo ao método Delphi, foram administrados inquéritos por questionário junto de uma amostra constituída por 64 líderes de opinião e decisores políticos do concelho de Monchique. O processo de recolha de dados decorreu em duas fases de forma a garantir a obtenção de consenso em torno dos atributos mais relevantes. Os resultados, analisados através dos softwares SPSS Text Analytics for Surveys e Microsoft Office Excel, permitem caracterizar a identidade de Monchique em termos de atributos, definidos em função das suas características psicológicas e funcionais, assim como identificar os respectivos aspectos distintivos e os principais concorrentes no Algarve. As conclusões apuradas permitem afirmar que os recursos naturais, a gastronomia, a calma e o bom acolhimento são os principais atributos a realçar no processo de criação da marca Monchique e que a Costa Vicentina é um dos mais fortes concorrentes para Monchique enquanto destino turístico.

Description

Dissertação de mestrado, Gestão e desenvolvimento de destinos turísticos, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2012

Keywords

Marca do destino Identidade do lugar Destino turístico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License