Repository logo
 
Publication

Contributo para o estudo da identidade e da marca de um território: O caso de Monchique

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Júlio da Costa
dc.contributor.advisorGuerreiro, Maria Manuela Martins
dc.contributor.authorAlves, Liliana Isabel Petreques
dc.date.accessioned2018-03-28T13:41:56Z
dc.date.available2018-03-28T13:41:56Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2012
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão e desenvolvimento de destinos turísticos, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2012
dc.description.abstractA presente dissertação discute a aplicação do processo de branding dos produtos aos lugares, bem como o processo de desenvolvimento das marcas dos lugares a partir da sua identidade. A expansão do turismo e o aumento da competitividade têm impelido os lugares a investir em fontes de diferenciação competitiva num mercado cuja oferta é cada vez mais semelhante e em que a luta pelos mesmos segmentos é cada vez mais vincada. Este estudo foi desenvolvido com o intuito de identificar os atributos mais relevantes da identidade de Monchique a partir dos quais deverá ser equacionada a criação da marca Monchique. Neste sentido, e recorrendo ao método Delphi, foram administrados inquéritos por questionário junto de uma amostra constituída por 64 líderes de opinião e decisores políticos do concelho de Monchique. O processo de recolha de dados decorreu em duas fases de forma a garantir a obtenção de consenso em torno dos atributos mais relevantes. Os resultados, analisados através dos softwares SPSS Text Analytics for Surveys e Microsoft Office Excel, permitem caracterizar a identidade de Monchique em termos de atributos, definidos em função das suas características psicológicas e funcionais, assim como identificar os respectivos aspectos distintivos e os principais concorrentes no Algarve. As conclusões apuradas permitem afirmar que os recursos naturais, a gastronomia, a calma e o bom acolhimento são os principais atributos a realçar no processo de criação da marca Monchique e que a Costa Vicentina é um dos mais fortes concorrentes para Monchique enquanto destino turístico.pt_PT
dc.identifier.tid202228363
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10493
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarca do destinopt_PT
dc.subjectIdentidade do lugarpt_PT
dc.subjectDestino turísticopt_PT
dc.titleContributo para o estudo da identidade e da marca de um território: O caso de Monchiquept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineGestão e desenvolvimento de destinos turísticos
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Desenvolvimento de Destinos Turísticospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DissertaçãoContributo para o Estudo da Identidade e da Marca de um Território12 julho2013PDF.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: