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Resolução de problemas matemáticos de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Tendinha, Ana Cristina Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T09:52:18Z | |
dc.date.available | 2016-04-21T09:52:18Z | |
dc.date.issued | 2016-01-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo, na área da matemática, pretendeu identificar e analisar as estratégias mobilizadas por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico na resolução de problemas de combinatória. Sendo que a resolução deste tipo de problemas implica o recurso ao raciocínio combinatório, definido por alguns autores como sendo uma capacidade inata ao ser humano, o mesmo pode ser desenvolvido desde cedo nas crianças se forem proporcionados contextos e procedimentos que envolvam este tipo de raciocínio. Para além disso é apontado como essencial para o desenvolvimento de processos de enumeração, formulação de conjeturas, de generalização e de sistematização. Nesse sentido, pretendi promover contextos didático-pedagógicos que investissem no desenvolvimento do raciocínio combinatório logo nos primeiros anos de escolaridade. No âmbito do estudo utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso em que a recolha de dados se baseou na observação participante, em entrevistas e na análise documental. Durante o estudo concluiu-se que as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver problemas de estrutura combinatória passam por representar o raciocínio seguido através de símbolos iconográficos (desenhos, esquemas de linhas e setas, cores), de tabelas ou da escrita. Concluiu-se ainda que os desempenhos da maioria dos alunos refletiu um desenvolvimento progressivo de capacidades no que concerne ao raciocínio combinatório, traduzidas nos seguintes aspetos: i) apropriação de alguns princípios e propriedades subjacentes ao raciocínio combinatório; ii) aperfeiçoamento, diversificação e generalização das estratégias utilizadas; iii) utilização de alguma terminologia associada; iv) maior correção das resoluções; e v) maior rapidez de execução. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202177750 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8045 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_PT |
dc.subject | Raciocínio combinatório | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Resolução de problemas matemáticos de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve,. Escola Superior de Educação e Comunicação | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |