Repository logo
 
Publication

Resolução de problemas matemáticos de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorTendinha, Ana Cristina Nogueira
dc.date.accessioned2016-04-21T09:52:18Z
dc.date.available2016-04-21T09:52:18Z
dc.date.issued2016-01-18
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo, na área da matemática, pretendeu identificar e analisar as estratégias mobilizadas por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico na resolução de problemas de combinatória. Sendo que a resolução deste tipo de problemas implica o recurso ao raciocínio combinatório, definido por alguns autores como sendo uma capacidade inata ao ser humano, o mesmo pode ser desenvolvido desde cedo nas crianças se forem proporcionados contextos e procedimentos que envolvam este tipo de raciocínio. Para além disso é apontado como essencial para o desenvolvimento de processos de enumeração, formulação de conjeturas, de generalização e de sistematização. Nesse sentido, pretendi promover contextos didático-pedagógicos que investissem no desenvolvimento do raciocínio combinatório logo nos primeiros anos de escolaridade. No âmbito do estudo utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso em que a recolha de dados se baseou na observação participante, em entrevistas e na análise documental. Durante o estudo concluiu-se que as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver problemas de estrutura combinatória passam por representar o raciocínio seguido através de símbolos iconográficos (desenhos, esquemas de linhas e setas, cores), de tabelas ou da escrita. Concluiu-se ainda que os desempenhos da maioria dos alunos refletiu um desenvolvimento progressivo de capacidades no que concerne ao raciocínio combinatório, traduzidas nos seguintes aspetos: i) apropriação de alguns princípios e propriedades subjacentes ao raciocínio combinatório; ii) aperfeiçoamento, diversificação e generalização das estratégias utilizadas; iii) utilização de alguma terminologia associada; iv) maior correção das resoluções; e v) maior rapidez de execução.pt_PT
dc.identifier.tid202177750
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8045
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectRaciocínio combinatóriopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleResolução de problemas matemáticos de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve,. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES Ana Tendinha 2015.pdf
Size:
1.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: