Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em diferentes áreas disciplinares

O presente estudo intitula-se Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do ensino básico em diferentes áreas disciplinares e foi desenvolvido no âmbito da componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, ao longo do ano letivo de 2016/17. Foram desenvolvidas tarefas, em contexto de sala de aula, nas áreas disciplinares de matemática, ciências naturais, português e educação visual, numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Albufeira, com alunos do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de analisar as representações dos alunos a propósito do cavalo-marinho no contexto de cada uma das áreas disciplinares, tendo por contexto teórico a interdisciplinaridade no ensino básico. A investigação foi desenhada para ser aplicada no contexto habitual de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6º ano, com dezassete alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos, de forma a compreender a influência da compartimentação disciplinar dos saberes sobre o seu pensamento, a propósito de um conceito relacionado com as ciências naturais, mas passível de ser abordado em diversas áreas de conhecimento. A recolha de dados foi realizada através de observação direta e produção de conteúdos em contexto escolar. Também foram analisados documentos preexistentes, retiradas notas de campo e realizadas conversas informais com professores(as) e alunos(as). Os resultados apontam para uma centralidade da área disciplinar em que a tarefa proposta foi realizada, existindo sempre alunos que integraram conhecimentos das ciências naturais, neste particular sobre o cavalo-marinho, mas não se verificou uma plena integração das diversas áreas disciplinares, o que valida a perspetiva de que o compartimento dos saberes não gera uma visão interdisciplinar do conhecimento.

2.º ciclo do Ensino Básico Cavalo-marinho Interdisciplinaridade Compartimentação de saberes