Repository logo
 
Publication

Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em diferentes áreas disciplinares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Daniela Claro
dc.date.accessioned2019-05-20T09:46:20Z
dc.date.available2019-05-20T09:46:20Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente estudo intitula-se Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do ensino básico em diferentes áreas disciplinares e foi desenvolvido no âmbito da componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, ao longo do ano letivo de 2016/17. Foram desenvolvidas tarefas, em contexto de sala de aula, nas áreas disciplinares de matemática, ciências naturais, português e educação visual, numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Albufeira, com alunos do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de analisar as representações dos alunos a propósito do cavalo-marinho no contexto de cada uma das áreas disciplinares, tendo por contexto teórico a interdisciplinaridade no ensino básico. A investigação foi desenhada para ser aplicada no contexto habitual de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6º ano, com dezassete alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos, de forma a compreender a influência da compartimentação disciplinar dos saberes sobre o seu pensamento, a propósito de um conceito relacionado com as ciências naturais, mas passível de ser abordado em diversas áreas de conhecimento. A recolha de dados foi realizada através de observação direta e produção de conteúdos em contexto escolar. Também foram analisados documentos preexistentes, retiradas notas de campo e realizadas conversas informais com professores(as) e alunos(as). Os resultados apontam para uma centralidade da área disciplinar em que a tarefa proposta foi realizada, existindo sempre alunos que integraram conhecimentos das ciências naturais, neste particular sobre o cavalo-marinho, mas não se verificou uma plena integração das diversas áreas disciplinares, o que valida a perspetiva de que o compartimento dos saberes não gera uma visão interdisciplinar do conhecimento.pt_PT
dc.identifier.tid202244059pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12519
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subject2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCavalo-marinhopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectCompartimentação de saberespt_PT
dc.titleCavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em diferentes áreas disciplinarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES _ Ana Daniela Claro Gonçalves _ 2018 FINAL.pdf
Size:
4.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: