Publication
Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em diferentes áreas disciplinares
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Rute | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Daniela Claro | |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T09:46:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-20T09:46:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente estudo intitula-se Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do ensino básico em diferentes áreas disciplinares e foi desenvolvido no âmbito da componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, ao longo do ano letivo de 2016/17. Foram desenvolvidas tarefas, em contexto de sala de aula, nas áreas disciplinares de matemática, ciências naturais, português e educação visual, numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Albufeira, com alunos do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de analisar as representações dos alunos a propósito do cavalo-marinho no contexto de cada uma das áreas disciplinares, tendo por contexto teórico a interdisciplinaridade no ensino básico. A investigação foi desenhada para ser aplicada no contexto habitual de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6º ano, com dezassete alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos, de forma a compreender a influência da compartimentação disciplinar dos saberes sobre o seu pensamento, a propósito de um conceito relacionado com as ciências naturais, mas passível de ser abordado em diversas áreas de conhecimento. A recolha de dados foi realizada através de observação direta e produção de conteúdos em contexto escolar. Também foram analisados documentos preexistentes, retiradas notas de campo e realizadas conversas informais com professores(as) e alunos(as). Os resultados apontam para uma centralidade da área disciplinar em que a tarefa proposta foi realizada, existindo sempre alunos que integraram conhecimentos das ciências naturais, neste particular sobre o cavalo-marinho, mas não se verificou uma plena integração das diversas áreas disciplinares, o que valida a perspetiva de que o compartimento dos saberes não gera uma visão interdisciplinar do conhecimento. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202244059 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12519 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 2.º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Cavalo-marinho | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Compartimentação de saberes | pt_PT |
dc.title | Cavalos-marinhos: representações dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em diferentes áreas disciplinares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório PES _ Ana Daniela Claro Gonçalves _ 2018 FINAL.pdf
- Size:
- 4.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: