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A citricultura algarvia, estratégias técnicas e institucionais para o início do séc. XXI

dc.contributor.advisorCarvalho, Agostinho
dc.contributor.advisorGuerreiro, João
dc.contributor.authorMadeira, Emília
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionTese dout., Economia, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractNeste trabalho pretendemos abordar alguns dos factores que têm vindo a afectar a competitividade da citricultura algarvia, após a entrada em vigor do Mercado Único Europeu e perante uma economia cada vez mais globalizada. De acordo com o enquadramento conceptual e teórico, numa economia global qualquer estratégia competitiva deve ter subjacente a(s) qualidade(s), entendida(s) como a capacidade de dar resposta ao mercado, considerado como o conjunto dos principais tipos de agentes nos diferentes níveis do sistema citrícola algarvio. Assim, o objectivo principal deste trabalho foi identificar eventuais disfunções (técnicas e institucionais) relativas ao sistema citrícola, que têm contribuido, directa ou indirectamente, para a não satisfação das expectativas dos principais clientes/consumidores. A investigação incidiu na análise do contexto geral da citricultura algarvia, do ponto de vista sócio-cultural, político-legal e económico, tendo em vista identificar os condicionalismos com que aquela se depara, e na análise do contexto sectorial, de modo a compreender o funcionamento dos principais clientes, fornecedores e concorrentes, parte que consideramos ser o núcleo central da tese. Os resultados dessa investigação permitiram-nos fazer uma caracterização dos atributos de qualidade considerados determinantes na aquisição dos citrinos, designadamente dos citrinos do Algarve, por parte dos consumidores nacionais, xx conforme estes se apresentem no mercado, de forma indiferenciada ou não, bem como por parte dos principais canais de distribuição. Na investigação empírica identificaram-se limitações de ordem técnica e institucional que têm inviabilizado ou condicionado, de forma marcante, a capacidade da citricultura (subsistema de produção, primeiro elo da cadeia) dar resposta ao mercado. As conclusões apuradas para o desenvolvimento da citricultura algarvia basearam-se na teoria da “inovação técnica e institucional induzida” de Hayami e Ruttan (1998). Pensamos, desta forma, dar um contributo para a definição de estratégias para o desenvolvimento da citricultura algarvia tendo em conta o mercado e os recursos disponíveis.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other634.3 MAD*Cit Cave
dc.identifier.otherAUT: EMA00531;
dc.identifier.tid101184158
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/316
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectCitriculturapor
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectCitriculturapor
dc.subjectDieta mediterrânicapt_PT
dc.titleA citricultura algarvia, estratégias técnicas e institucionais para o início do séc. XXIpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMadeira
person.givenNameEmília
person.identifier.orcid0000-0001-8189-9588
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication3985858f-35fa-4a18-ba67-c896ef8abbde
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3985858f-35fa-4a18-ba67-c896ef8abbde
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Economia. Economia da Empresa dos Mercados e Produtospor

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