Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percursos de navegação em segurança para educadores: um estudo exploratório

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As potencialidades da Internet são inúmeras e inquestionáveis. Todavia, inerente a estas potencialidades aliam-se riscos de uma navegação menos cuidada e criteriosa. A presente investigação partiu da problemática dos percursos de navegação para educadores estando subjacente a auscultação de três grupos alvo: crianças e jovens; representante dos encarregados de Educação e professores. Com o estudo desta comunidade educativa pretendeu-se determinar os conhecimentos que possuem ao nível da Internet; as competências adquiridas no final do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em TIC que viabilizassem, ou não, as competências a adquirir no 3º Ciclo do Ensino Básico; os níveis de preocupação com os riscos inerentes à utilização da Net, e consequentemente as diferenças de perfis de competência entre educadores e jovens. A investigação foi realizada em duas fases. Uma fase inicial foi revista bibliografia pertinente, foram utilizadas entrevistas exploratórias a especialistas, e elaborados os inquéritos por questionário. Posteriormente, foram aplicadas as entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, procurou-se triangular os grupos alvo, as informações e dados recolhidos por forma a apreender a complexidade da realidade em que estavam inseridos. Deste modo, deu-se um contributo para o conhecimento das competências dos jovens e adultos, com vista a emergirem resposta às reais necessidades educativas.

Description

Tese de dout., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010

Keywords

Educação de adultos Formação de adultos Segurança marítima Internet Competências Educadores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher