Publication
Percursos de navegação em segurança para educadores: um estudo exploratório
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Ribeiro | |
dc.contributor.advisor | Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara | |
dc.contributor.author | Castro, Sónia Isabel Nunes de | |
dc.date.accessioned | 2014-04-03T16:49:30Z | |
dc.date.available | 2014-04-03T16:49:30Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Tese de dout., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | As potencialidades da Internet são inúmeras e inquestionáveis. Todavia, inerente a estas potencialidades aliam-se riscos de uma navegação menos cuidada e criteriosa. A presente investigação partiu da problemática dos percursos de navegação para educadores estando subjacente a auscultação de três grupos alvo: crianças e jovens; representante dos encarregados de Educação e professores. Com o estudo desta comunidade educativa pretendeu-se determinar os conhecimentos que possuem ao nível da Internet; as competências adquiridas no final do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em TIC que viabilizassem, ou não, as competências a adquirir no 3º Ciclo do Ensino Básico; os níveis de preocupação com os riscos inerentes à utilização da Net, e consequentemente as diferenças de perfis de competência entre educadores e jovens. A investigação foi realizada em duas fases. Uma fase inicial foi revista bibliografia pertinente, foram utilizadas entrevistas exploratórias a especialistas, e elaborados os inquéritos por questionário. Posteriormente, foram aplicadas as entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, procurou-se triangular os grupos alvo, as informações e dados recolhidos por forma a apreender a complexidade da realidade em que estavam inseridos. Deste modo, deu-se um contributo para o conhecimento das competências dos jovens e adultos, com vista a emergirem resposta às reais necessidades educativas. | por |
dc.identifier.tid | 101246544 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3729 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Formação de adultos | por |
dc.subject | Segurança marítima | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.title | Percursos de navegação em segurança para educadores: um estudo exploratório | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento no Ramo de Ciências da Educação. Especialidade em Educação e Formação de Adultos | por |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
- Name:
- Percursos de Navegação em Segurança para Educadores Vol I.pdf
- Size:
- 3.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Percursos de Navegação em Segurança para Educadores Vol II.pdf
- Size:
- 4.05 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: